Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Reconectar Educação e Trabalho

Reconectar Educação e Trabalho

por Cláudia Regina - publicado 09/03/2022 10:50 - última modificação 21/06/2022 11:11

Detalhes do evento

de 18/05/2022 - 17:00
a 18/05/2022 - 18:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Educação e trabalho são dois mundos estanques que precisam se integrar. Histórica e institucionalmente separados, enfrentam hoje um desafio comum: a tecnologia. Até agora, predominaram relações de trabalho estáveis, contínuas e previsíveis superadas por uma dinâmica muito diversa, com relações efêmeras, instáveis e mutantes. Empresas, sindicatos e formuladores de políticas públicas para o trabalho precisam rever seus enfoques para atuar com eficiência na nova realidade do mundo do trabalho. O que se aprendia na escola ou nos cursos profissionalizantes podia ser útil e aproveitável durante toda a trajetória profissional. Agora, para sobreviver no mercado de trabalho, o cidadão precisa se dispor ao aprendizado contínuo, à movimentação permanente entre diferentes ocupações. Este mundo desafiador para o trabalho e para a escola precisa ser encarado, no próximo governo, como uma oportunidade desafiadora por empresas, trabalhadores e pelo sistema educacional. Trabalho e capital podem encontrar um objetivo convergente se se dispuserem a cooperar para criar um sistema educacional preocupado em formar cidadãos – a função principal da escola – e prepará-los para o novo mundo do trabalho.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Abertura:

Hélio Zylberstajn (FEA-USP)

Expositoras:

Maria Helena de Guimarães de Castro (Conselho Nacional de Educação/CNE e ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e Elizabeth Balbachevsky (Nupps e IEA/USP)

Mediador:

Jorge Duarte (Embrapa)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo