Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Prevenir, Dialogar e Cooperar: Novos Caminhos Pós-Covid-19

Prevenir, Dialogar e Cooperar: Novos Caminhos Pós-Covid-19

por Cláudia Regina - publicado 24/04/2020 09:25 - última modificação 28/04/2020 13:45

Detalhes do evento

Quando

de 28/04/2020 - 17:00
a 28/04/2020 - 19:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

1ª Webconferência:

Objetivo colocar em diálogo as perspectivas socioambientais atuais e futuras frente aos desafios na construção de um novo futuro em comum.

Exposições

Desafios socioambientais Pós-Covid-19
Pedro Jacobi (Procam, IEE e IEA - USP)

O maior desafio que se coloca hoje é de reduzir os riscos, e isto demanda antecipar e atuar de forma a reduzir ao máximo as consequências. Para tanto torna-se preciso ampliar as práticas cooperativas e promover cada vez mais interação entre as pessoas, comunidades e a gestão pública. O maior desafio atualmente é cultivar uma cultura preventiva que se fortaleça no Pós Covid-19 e potencializar caminhos. Para tanto práticas pautadas pela aprendizagem social e o fortalecimento de ciência cidadã ampliam diálogos, comunicação coletiva e principalmente corresponsabilização.

Educação Pós-Pandemia
Edson Grandisoli (Unesco e IEA-USP)

Os impactos da pandemia sobre a Educação já são sentidos por milhões de jovens, educadores, pais e comunidades. Quais lições podemos aprender e quais caminhos podemos trilhar para ressignificar a Educação no cenário pós-pandemia?

Inteligência Coletiva e Inteligência Artificial no Combate à Pandemia: Perspectivas para o Mundo por Vir
Luis Eduardo Tavares (FespSP)

A mobilização de esforços para conter e superar a pandemia do novo coronavírus produzem respostas que variam conforme sua procedência e denotam diferentes projetos sociais. Se, por um lado, observamos a multiplicação de redes de inteligências coletivas de cooperação baseadas na solidariedade e questionando a racionalidade político-econômica deflagradora da crise, por outro, vemos uma propensão ao aprofundamento desta racionalidade rumo a um tecnocapitalismo de inteligências artificiais baseadas na impessoalidade e individualismo.

Filantropia do Cotidiano 
Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César (Faap e IEA-USP)

Ações de solidariedade que emergem da sociedade civil durante a Covid-19 caminham na construção de uma via mais convivial para nosso futuro em comum?

Impactos da Pandemia na Produção Cultural
Victor Kinjo (IEA-USP)

A produção cultural é mais um dos setores fortemente impactados pelo Covid-19. Quais serão as consequências no setor num cenário pós-pandêmico? Que alternativas podem ser pensadas e propostas?

Transmissão

Acompanhe em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo