Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em que Pé Estamos?

Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral: Em que Pé Estamos?

por Heloisa Marcondes - publicado 06/11/2017 11:15 - última modificação 08/11/2017 17:15

Detalhes do evento

Quando

de 22/11/2017 - 09:00
a 22/11/2017 - 18:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

3091 - 1686

Adicionar evento ao calendário

Terceiro seminário do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais", que visa a promover reflexões e fundamentar ações para o enfrentamento de problemas estruturais da educação básica pública brasileira.

Um tema em destaque no seminário será a Educação a Distância (EAD), um processo de educação mediado por tecnologias digitais no qual professores e alunos são separados de forma espacial e/ou temporal. Serão também abordadas as Tecnologias Educacionais Interativas, os Problemas e Desafios da EAD, a Formação de professores via EAD, a Educação Metacognitiva, o Design Instrucional, a Educação Híbrida, o papel das mídias digitais na educação, entre outros temas.

No Censo da Educação Superior divulgado pelo INEP em agosto último, evidenciou-se o crescimento da EAD: 7,2% ante uma diminuição de 1,2% das matrículas presenciais. São cerca de 1,5 milhão de alunos na EAD, apenas 18,6% do total de matrículas. O seminário discutirá e sugerirá como as tecnologias digitais podem ser aplicadas na educação básica pública. Há consensos no diagnóstico da má qualidade da educação básica pública brasileira, diversos indicadores sustentam essa opinião e identificar os desafios reais é o principal objetivo do Grupo de Estudos.

Outros temas serão abordados nos seminários seguintes:

  • Experiências Inovadoras
  • Documentos Reguladores (Planos, Currículos, Base Nacional Comum)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Programação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo