Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Gestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras

por Larissa Barreto Cruz - publicado 21/09/2021 17:25 - última modificação 19/10/2021 09:10

Detalhes do evento

de 19/10/2021 - 09:00
a 19/10/2021 - 11:30

On-Line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

As mudanças climáticas não são uma ameaça distante com crescente elevação da temperatura e seus impactos sem precedentes como aponta o recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2021. Frente a esse cenário de aumento na recorrência e intensidade de eventos extremos, o enfrentamento dos riscos e desastres é uma urgência nas cidades brasileiras.

Novos paradigmas relacionados à Gestão de Riscos e Desastres estão em processo de construção, consolidação e institucionalização, alinhados em direção à prevenção, à sustentabilidade e à participação social. No Brasil, a Lei n° 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC, avança nesse sentido e demanda conhecimentos, estratégias e ferramentas que apoiem ações para reduzir os riscos e a ocorrência de desastres no contexto brasileiro.

Durante o ano de 2020 e 2021, foi realizado entre 06/2020 e 09/2021 o projeto de pesquisa "Aprimoramento e atualização dos conteúdos técnico-operacional e de proposta pedagógica (presencial e a distância) para Gestão de Risco e Desastre no contexto brasileiro” que contou com pesquisadores do Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis) da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PosCom) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), sob execução do Instituto SIADES.

O Projeto foi selecionado na convocação nº 01/2020 - Atualização Materiais Pedagógicos em Proteção e Defesa Civil dentro do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 - Projeto Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil).

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

Acesse o Caderno Técnico GIRD+10 Gestão Integrada de Riscos e Desastres

Versão digital: https://spark.adobe.com/page/CxLhfmFSidwnQ/