Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cozman trata do sucesso e das perspectivas do aprendizado de máquina

Cozman trata do sucesso e das perspectivas do aprendizado de máquina

por Mauro Bellesa - publicado 31/08/2017 11:25 - última modificação 21/09/2017 13:26

Seminário "A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina" será realizado no dia 22 de setembro, às 10h, na Sala de Eventos do IEA.
Cérebro digital

Dois fenômenos foram essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos 15 anos: o aumento de capacidade computacional e da tecnologia de sensores e a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. O seminário A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina, no dia 22 de setembro, às 10h, na Sala de Eventos do IEA, vai analisar o estado da arte da área e sugerir alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

Relacionado

Eventos

Fábio Gagliardi Cozman, professor titular do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP, será o expositor. A coordenação estará a cargo de Mario Salerno, professor da Poli-USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP do IEA. O evento é aberto ao público e gratuito, mas requer inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá assisti-lo ao vivo via internet, sem necessidade de inscrição.

Sucesso

De acordo com Salerno, por qualquer métrica utilizada será constatado que "o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial (não necessariamente similares a recursos da inteligência humana) é um enorme sucesso do ponto de vista tecnológico, econômico e social". Ele cita a Google e a brasileira Buscapé como exemplos de empresas onde as técnicas de tradução, interpretação, recomendação e classificação são muito importantes.

Ele destaca também a chegada de artefatos com capacidade de aprendizado e decisão já reconhecida como "inteligentes": "Nenhum país pode considerar seu futuro sem uma discussão sobre os artefatos artificiais inteligentes. Devemos nos interessar em compreender essa nova forma de inteligência que nos rodeia e, além disso, analisar como chegamos ao atual estágio do desenvolvimento da área."

22 de setembro - 10h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever