Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute contribuições e desafios de rede acadêmica de inovação social

Seminário discute contribuições e desafios de rede acadêmica de inovação social

por Flávia Dourado - publicado 01/12/2014 09:30 - última modificação 28/01/2015 16:25

Coordenado por Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, encontro tratará da Open Hub, iniciativa que visa a criação de uma rede de laboratórios de inovação social em universidades brasileiras e italianas.

A Open Hub é uma rede acadêmica que promove o intercâmbio científico e cultural entre pesquisadores, governos, empresas e profissionais do Brasil e da Itália engajados no desenvolvimento de conceitos e práticas em inovação social (saiba mais). Para discutir os potenciais dessa iniciativa no ambiente universitário, o IEA realiza no dia 3 de dezembro, às 15 horas, o seminário Inovação Cultural e Desafio na Universidade: Open Hub.

Relacionado

O encontro acontece no Auditório A do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e terá como expositores o sociólogo do trabalho Marco Serra, idealizador e fundador da Open Hub; a socióloga Patrizia Cinti, co-fundadora da rede; Francesco Di Tillo, artista e mestre em arte contemporânea; e Guilherme Weffort Rodolfo, especialista em comunicação visual. A moderação ficará a cargo do antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA e coordenador do encontro. A exposição de Cinti, que participará via teleconferência, será em italiano, com tradução consecutiva para o português a ser feita por Canevacci.

Cinti e Serra abordarão os princípios e objetivos da rede, entre os quais se destaca a criação de laboratórios de inovação social (LIS) em universidades, que facilitem o debate de questões ligadas à qualidade de vida – como sustentabilidade, trabalho, empreendedorismo, educação e saúde – por meio de uma abordagem colaborativa entre agentes da esfera pública, privada e do terceiro setor.

Neste ano, foram implantados na Itália os primeiros laboratórios: o "LIS Adriano Olivetti", inaugurado em fevereiro, vinculado ao Departamento de Comunicação e Pesquisa Social (CoRiS) da Sapienza Università di Roma, e o "LIS Karl Poper", criado na Università Per Stranieri di Perugia em novembro.

EXPOSITORES

Marco Serra é sociólogo graduado pela Sapienza Università di Roma e secretário geral do Instituto de Pesquisadores em Socioeconomia (Irisi, na sigla em italiano). Idealizador e sócio fundador da Open Hub, é um dos coordenadores do "LIS Adriano Olivetti" e "LIS Karl Popper". Especialista em comunicação e relações públicas, trabalhou com planejamento organizacional e comunicacional no setor da saúde pública e privada. Como pesquisador em ciências socioeconômicas, publicou diversos artigos científicos sobre o impacto social das tecnologias digitais, a influência do desenvolvimento econômico no mercado de trabalho e as SmartCities. Atuou em grandes institutos de pesquisa italianos (S3 Studium, Eurispes e Link Campus University) e, no Brasil, foi consultor sênior na empresa de telefonia TIM nas áreas de Business Intelligence e Sustentabilidade.

Patrizia Cinti é doutora em Teoria e Pesquisa Social pela Sapienza Università di Roma, onde é professora de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Competências, Formação em Gestão e Comunicação Organizacional no mestrado do CoRiS. Ao lado de Serra, coordena os laboratórios "LIS Adriano Olivetti" e  "LIS Karl Popper". Suas pesquisas concentram-se nos temas: análise e desenvolvimento organizacional, sociologia pós-industrial, trabalho criativo, gestão de recursos, desenvolvimento de habilidades, e gestão de educação presencial e por e-learning.


Inovação Cultural e Desafio na Universidade: Open Hub
3 de dezembro, das 15 às 17 horas
Auditório A do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, Rua Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição 
Transmissão ao vivo pela web
Haverá exposição em italiano com tradução consecutiva para o português
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/open-hub