Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Livro comemora 11 anos do Encontro Paulista de Museus

Livro comemora 11 anos do Encontro Paulista de Museus

por Mauro Bellesa - publicado 05/07/2021 16:20 - última modificação 08/07/2021 20:03

Capa do livro "Panorama Reflexivo"No dia 7 de julho, às 15h, será lançado o ebook "Panorama Reflexivo – 11 anos de Encontro Paulista de Museus”, em evento online organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP),  organismo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pelo Fórum Permanente (FP).  O livro trata de conceitos, políticas, redes, ações, público e memória a partir das contribuições das 11 edições do Encontro Paulista de Museus (EPM). O lançamento será transmitido no canal do Sisem-SP no Youtube.

Participam do bate-papo virtual: o responsável pelo projeto gráfico do ebook, Arthur Lauriano do Carmo; o coordenador do FP, Martin GrossmannDiogo de Moraes Silva, integrante do FP; a diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), Angelica Fabbri; e o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/Sisem-SP), Davidson Kaseker. Grossmann, Silva e Diego de Kerchove, também integrante do FP, são os organizadores do volume.

O livro é uma edição do Sisem-SP, da Acam Portinari e do FP. A proposta de sua produção foi apresentada pelo FP ao Sisem-SP e à Acam Portinari no início de 2018. De acordo com os editores, "a obra traz textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública voltada aos museus paulistas". Também conta com uma seleção de relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos de cada edição dos EPMs, entre outros materiais inéditos".

O EPM teve sua primeira edição em 2009 e continuou a ser realizado anualmente, com o intuito de colocar em prática as metas do Sisem-SP de divulgação e compartilhamento de informações entre os quase 500 museus que compõem a rede museal do Estado. "Todas as atividades propostas nos EPMs permitiram "a troca de conhecimento e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e suas equipes".