Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Luiz Bevilacqua expõe ideias sobre o futuro das universidades em encontro de professores

por Victor Matioli - publicado 23/08/2018 14:15 - última modificação 23/08/2018 14:59

Rede IEA - Luiz Bevilacqua
Bevilacqua foi reitor da Universidade Federal do ABC entre 2006 e 2008

Leia também:

Artigo "A USP como ela é", publicado no Jornal da USP

Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA-USP desde fevereiro de 2017, apresentou suas ideias sobre o futuro das universidades na segunda edição do Encontro de Professores da USP, realizado no dia 22 de agosto. Ele expôs alguns dos resultados das investigações feitas pelo grupo de estudos A USP Diante dos Desafios do Século 21, o qual coordena no IEA desde o final de 2017.

Para sobreviver às mudanças que chama de “salto para o futuro” e se adequar às demandas deste século, Bevilacqua defende, por exemplo, que os cursos de graduação da USP devem passar por uma transição acadêmica e organizacional. A ideia proposta é que eles sejam ministrados em centros interdisciplinares e fujam da estrutura — muitas vezes limitante — dos departamentos.

Além de Bevilacqua, fizeram exposições no evento Fabio Frezatti, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) da USP, Luiz Eugênio Garcez Leme, diretor do Hospital Universitário da USP e Marcílio Alves, presidente da Câmara de Atividades Docentes (CAD). O reitor da universidade, Vahan Agopyan, também se pronunciou no encontro.

A primeira edição do Encontro de Professores da USP foi realizada em 2016 — com o tema Avaliação Docente — e teve a presença de cerca de 500 professores.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP