Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento discute o futuro do ensino de engenharia no Brasil

Evento discute o futuro do ensino de engenharia no Brasil

por Flávia Dourado - publicado 23/05/2013 11:05 - última modificação 27/08/2013 15:32

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade do IEA. Participam Claudio Haddad, José Roberto Cardoso, Roberto Lobo e Mario Salerno.

Perspectivas do Ensino de Engenharia no Brasil é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade do IEA promove no dia 7 de junho, às 11 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

O seminário vai discutir as tendências do perfil dos engenheiros recrutados por empresas e institutos de pesquisa brasileiros e as inovações em andamento no ensino de engenharia para atender à demanda por esse tipo de profissional.

A exposição ficará a cargo de Claudio Haddad, presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP. O debatedor será Roberto Lobo, ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. A coordenação será de Mário Salerno, coordenador geral do OIC.

Participantes
Claudio Haddad é presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e do Conselho do Grupo Ibmec. Integra o Conselho de Administração da BM&FBovespa, da Ideal Invest S.A., do Instituto Unibanco e do Hospital Israelita Albert Einstein. É membro do Visiting Committee da Harvard Business School e presidente do Conselho do Brazil Harvard Office, do David Rockfeller Center for Latin American Studies.

José Roberto Cardoso é professor titular e diretor da Poli e coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) e do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). É um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG), da qual foi presidente por duas gestões.

Roberto Lobo é sócio-diretor da Lobo & Associados Consultoria e Participação e presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Foi reitor da USP (1990-1993) e diretor do Instituto de Química e Física de São Carlos da USP, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e do CNPq.

Mario Salerno é professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP. Especializou-se em inovação tecnológica e desenvolvimento  na University of Sussex, Reino Unido, e realizou pesquisas no Politecnico de Milan, Itália, e na  École Nationale des Ponts et Chaussées (Latts-Enpc), França. Foi diretor de Desenvolvimento Industrial da ABDI e diretor de Estudos Setoriais do Ipea.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL
Tipo: seminário gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição
Realização: Grupo de Pesquisa/NAP Observatório da Inovação e Competitividade
Data: 7 de junho, às 11 horas