Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro debate instrumentos para financiamento das cidades

Encontro debate instrumentos para financiamento das cidades

por Mauro Bellesa - publicado 17/07/2018 11:55 - última modificação 19/07/2018 14:30

Seminário "Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social" será realizado no dia 12 de setembro, às 14h, na Sala Alfredo Bosi.
Eixos de Transformação da Estruturação Urbana - Plano Diretor de São Paulo
Eixos estruturantes previstos pelo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo

Os instrumentos de financiamento do desenvolvimento das cidades brasileiras e o urbanismo social serão discutidos em encontro no dia 12 de setembro, das 9h às 17h, na Sala Alfredo Bosi do IEA. As exposições serão feitas por professores e pesquisadores que se dedicam a questões relacionadas com os sistemas urbanos.

O seminário Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social é uma iniciativa do Programa USP Cidades Globais. Para participar presencialmente é preciso efetuar inscrição via formulário online. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela internet, sem necessidade de inscrição.

Os principais termos a serem discutidos são:

  • o urbanismo gerando valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social;
  • as políticas públicas urbanas de promoção e viabilização da qualificação da cidade em suas dimensões social, urbana, econômica e ambiental, compreendidas de forma sistêmica.
  • os instrumentos de financiamento da cidade abordados na rede de pontos que devem ser conectados para viabilizar as cidades globais brasileiras com um desenvolvimento socioterritorial mais equilibrado.

Relacionado

Leias mais notícias
sobre o Programa
USP Cidades Globais

Os expositores serão: o jurista Victor Carvalho Pinto, especializado em direito urbanístico e regulação de infraestruturas e consultor Legislativo do Senado Federal; o economista Paulo Sandroni, do Lincoln Institute of Land Police, EUA, e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; o engenheiro Miguel Bucalem, da Escola Politécnica da USP e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo; a arquiteta Luciana Royer, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; o urbanista Henrique Evers, da WRI Ross Center for Sustainable Cities; a arquiteta Paula Santoro, da FAU-USP; Kazuo Nakano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e o urbanista Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado do Programa USP Cidades Globais do IEA.


Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social
12 de setembro, 9h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição via formulário online
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento