Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro debate instrumentos para financiamento das cidades

Encontro debate instrumentos para financiamento das cidades

por Mauro Bellesa - publicado 16/05/2018 11:55 - última modificação 27/05/2018 14:05

Seminário "Instrumentos de Financiamento da Cidade" será realizado no dia 28 de maio, às 14h, no Auditório IEA. O evento é organizado pelo Programa USP Cidades Globais.
Eixos de Transformação da Estruturação Urbana - Plano Diretor de São Paulo
Eixos estruturantes previstos pelo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo

Devido à greve dos caminhoneiros, este evento foi adiado. Nova data será divulgada em breve.

Os instrumentos de financiamento do desenvolvimento das cidades globais brasileiras serão discutidos em encontro no dia 28 de maio, às 14h, na Sala Alfredo Bosi do IEA. As exposições serão feitas por quatro professores que se dedicam a questões relacionadas com os sistemas urbanos.

O seminário Instrumentos de Financiamento da Cidade é uma iniciativa do Programa USP Cidades Globais. Para participar presencialmente é preciso efetuar inscrição via formulário online. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela internet, sem necessidade de inscrição.

Os principais termos a serem discutidos são:

• o urbanismo gerando valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social;
  • as políticas públicas urbanas de promoção e viabilização da qualificação da cidade em suas dimensões social, urbana, econômica e ambiental, compreendidas de forma sistêmica.
  • os instrumentos de financiamento da cidade abordados na rede de pontos que devem ser conectados para viabilizar as cidades globais brasileiras com um desenvolvimento socioterritorial mais equilibrado.

Relacionado

Leias mais notícias
sobre o Programa
USP Cidades Globais

Os expositores serão: o economista Paulo Sandroni, do Lincoln Institute of Land Police, EUA, e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; o engenheiro Miguel Bucalem, da Escola Politécnica da USP e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo; o urbanista Nabil Bonduki, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ex-vereador e relator do Plano Diretor de São Paulo; e o urbanista Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado do Programa USP Cidades Globais do IEA.

Instrumentos de Financiamento da Cidade
28 de maio, 14h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição via formulário online