Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / ENCERRADA - Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza - Chamada para pós-doutoramento 2022/2023

ENCERRADA - Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza - Chamada para pós-doutoramento 2022/2023

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 05/08/2022 12:22

Inscrições até as 15:00 (horário de Brasília) de 14/07/2022

O Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza, sediado no IEA desde 2003, apresenta chamada pública para pesquisadora (ou pesquisador) de pós-doutorado no âmbito da temática "Segurança Alimentar e o projeto USP 2122".

A finalidade desta chamada é identificar uma pesquisadora (ou um pesquisador) para trabalhar em projeto de pesquisa sobre o atual cenário nacional no que se refere à alimentação contemporânea e perspectivas para o alcance da segurança alimentar no país, tendo o ano de 2122 como visão de futuro.

Como o Grupo tem caráter interdisciplinar, espera-se que a pesquisadora (ou o pesquisador) apresente experiência de trabalho que comprove interação entre os diferentes saberes e possa contribuir para a construção de um projeto que dialogue com as diferentes áreas incidentes sobre o direito humano à alimentação adequada e saudável.

O trabalho será desenvolvido na sede do IEA em São Paulo. A depender das condições sanitárias do momento, as atividades poderão ser desenvolvidas de forma remota, com encontros em caráter presencial nas reuniões ordinárias do Grupo.

Sobre a natureza das atividades

A pesquisadora (ou o pesquisador) irá atuar junto ao Grupo para:

  • apoio às ações institucionais do Grupo, tais como realização e participação em eventos acadêmicos, seminários e debates;
  • apoio na proposição de ideias, desenvolvimento e revisão de literatura para o aperfeiçoamento dos trabalhos do Grupo;
  • acompanhamento das políticas públicas e de iniciativas da sociedade relativas à promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável; e
  • acompanhamento e apoio acadêmico às atividades de pesquisa e extensão propostas por diferentes iniciativas no âmbito do Grupo.

 

A pesquisadora (ou o pesquisador) atuará nas seguintes atividades:

  • Concepção e realização de projeto de pesquisa que ouvirá formadores de opinião sobre as perspectivas para a alimentação e a nutrição no próximo século.
  • Produção de encontros e debates, palestras e demais atividades de interesse do Grupo no que se refere ao tema do projeto.
  • Organização, edição e produção de duas publicações resultantes das atividades desenvolvidas no período, a serem submetidas a periódicos científicos.
  • Organização de evento para a divulgação dos resultados, em 2023, por ocasião dos 20 anos do Grupo.

 

Sobre o programa

O Programa de Pós-Doutorado na USP é regulamentado pela Resolução 7.406, de 03/10/2017. É realizado por portadores de título de doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade.

Fomento

Esta chamada não irá conceder bolsas à pesquisadora selecionada (ou ao pesquisador selecionado).

Cronograma

Inscrições: até as 15:00 (horário de Brasília) de 14/07/2022
Divulgação dos selecionados para entrevista: 18/07/2022
Entrevistas: 26/07/2022, às 16:00, de forma remota
Divulgação do resultado: 20/07/2022
Período de atividades: de 01/08/2022 a 31/07/2023

Processo de inscrição

Podem participar da seleção todos os pesquisadores com título de doutor, sem restrição de área de conhecimento. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/sm1bQgmpWA27G6sE8. (Caso não tenha gmail, por favor verifique estas instruções aqui: https://support.google.com/accounts/answer/27441?hl=pt&ref_topic=3382296#existingemail) respeitando o prazo para inscrição, deverão enviar um pré-projeto, uma súmula curricular (padrão Fapesp) e uma carta de apresentação, motivação e interesse no tema Segurança Alimentar.

O pré-projeto deverá conter nome, proposta de título do projeto, resumo e palavras-chave, formulação do problema (situando o projeto na literatura e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável [ODS] afim), potencial de interdisciplinaridade e referências bibliográficas.

A carta deverá destacar habilidades e capacitação que contribuam para o projeto, em especial em pesquisa de caráter quanti-quali. Também deverá conter o link para o Currículo Lattes e detalhar a disponibilidade para o desenvolvimento das atividades.

O envio dos documentos é responsabilidade da candidata (ou do candidato), não se responsabilizando o IEA por eventual mau funcionamento de rede ou equipamento utilizado.

Os interessados devem observar que:

  • apenas serão aceitas as inscrições realizadas dentro do período previsto na chamada;
  • todos os prazos devem ser rigorosamente respeitados;
  • as inscrições somente serão validadas se a documentação estiver totalmente de acordo conforme solicitado no edital; e que
  • as inscrições incompletas não serão processadas.

 

Processo de seleção

O processo de seleção é responsabilidade do Grupo, cabendo avaliar o perfil acadêmico dos candidatos por meio da súmula curricular, do plano de trabalho, da carta de motivação, da entrevista e da disponibilidade para desenvolver o projeto.

Carga horária

A carga horária das atividades de pós-doutorado é de 20 horas semanais, num total de 960 horas.

Duração do projeto

O projeto tem duração de 12 meses. A renovação somente ocorrerá se houver necessidade de continuidade do projeto.

RESULTADO FINAL

registrado em: