Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / Universidade de Erfurt, Alemanha

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 16:00

Prazo de inscrição: 22/04/2019

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, localizado na Universidade de Erfurt, é um centro de pesquisa internacional altamente classificado. Seu programa de pesquisa "weberiana" combina perspectivas históricas, comparativas e interdisciplinares com foco em questões normativas nas ciências sociais. Tem maior interesse nos desafios sociais contemporâneos, especialmente aqueles que surgem em conexão com pluralidade (religiosa), diversidade cultural e processos sociais de aceleração e crescimento.

A Kollegforschungsgruppe (KFG, “DFG - Centro de Estudos Avançados em Humanidades”) intitulada “Religião e Urbanidade. Transformações recíprocas” convida os pedidos de bolsas para o período entre 01/09/2019 e 28/02/2021. As bolsas são concedidas por um período de três a seis meses. Os bolsistas devem residir em Erfurt durante o período de bolsa.

A KFG investiga a co-constituição e co-evolução da religião e do urbano. Isso compreende os processos recíprocos decorrentes, mas também impactantes em objetos, arquitetura e textos, narrativas, imaginários e imaginações aspirativas.

As bolsas são concedidas a pesquisadores que trabalham nas humanidades, especialmente nos campos de história ou história da religião (ou, ainda, sociologia e estudos urbanos com foco em desenvolvimentos históricos e religiosos). A KFG é financiada pela Fundação Alemã de Pesquisa e dirigida pela Prof. Dr. Susanne Rau e pelo Prof. Dr. Jörg Rüpke. Mais informações sobre o Max-Weber-Kolleg e o KFG estão disponíveis em: www.uni-erfurt.de/maxwe e www.uni-erfurt.de/go/urbrel.

Leia mais sobre a oportunidade