Pré-Sal

por Marilda Gifalli - publicado 19/03/2014 15:45 - última modificação 28/08/2014 15:22

presal.jpg

Abertura em 1º de dezembro de 2009

 

 

 

 

 

Ciclo analisou questões ligadas à exploração do pré-sal

O ciclo de seminários "Pré-Sal na USP" começou no dia 1º de dezembro de 2009 na Escola Politécnica (EP) da USP. O primeiro seminário teve como tema "O Contexto Energético, as Perspectivas do Pré-Sal e o Modelo de Organização da Indústria de Petróleo no Brasil". Na ocasião foi inaugurado o Tanque de Provas Numérico instalado no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EP-USP.

Tratou-se de uma realização do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) da USP, com patrocínio da Petrobras e apoio do IEA, Escola Politécnica, Instituto de Eletrotécnica e Energia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Instituto Oceanográfico, Instituto de Geociências e Fundação USP. A coordenação do ciclo: Ildo Luís Sauer, do IEE e coordenador do PPGE-USP.

INAUGURAÇÃO
O Tanque de Provas Numérico (TPN) que será inaugurado na abertura do seminário é parte da Rede Galileu — Rede Temática em Computação Científica e Visualização —, da qual fazem parte a USP, a Universidade Federal de Alagoas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O TPN-USP é um laboratório de pesquisa em mecânica computacional, computação científica e visualização integrado a um calibrador físico hidrodinâmico. A Rede Galileu foi criada pela Petrobras para possibilitar a solução dos desafios da produção e exploração de óleo e gás offshore e mobilizar, cooperativamente, instituições nacionais de excelência. O novo laboratório é coordenado por Kauzo Nishimoto, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EP-USP.

PROGRAMAÇÃO

13h30

Abertura e Cerimônia de Inauguração do Tanque de Provas Numérico

14h

A Energia no Mundo Atual e o Pré-Sal
José Goldemberg (Programa de Pós-Graduação em Energia e IEE-USP)

14h30

O Cenário Energético Mundial e as Novas Descobertas de Petróleo
Nebojsa Nakicenovic (diretor do Global Energy Assessment)

15h

O Mercado Mundial de Petróleo
James L. Williams (WTRG Economics, EUA)

15h30

Os Modelos de Organização da Indústria do Petróleo e as Propostas para o Pré-Sal
Adilson de Oliveira (Instituto de Economia da UFRJ)

16h

Os Modelos de Organização da Indústria do Petróleo e as Propostas para o Pré-Sal
Ildo Luís Sauer (Programa de Pós-Graduação em Energia e IEE-USP)

16h30

A Petrobras e o Pré-Sal
José Sérgio Gabrielli de Azevedo (presidente da Petrobras)

17h Debates

Os próximos 12 encontros foram seminários temáticos especializados e oficinas de trabalho com especialistas para explorar com profundidade as linhas temáticas do ciclo. O seminário de encerramento foi realizado no dia 4 de junho de 2010, quando foram apresentadas as conclusões dos seminários temáticos, além de exposições de especialistas da USP, da Petrobras e de outros convidados.

O ciclo abordou grandes linhas temáticas, tais como:

  • geopolítica e estratégia: o cenário energético mundial e o impacto do pré-sal e a transição energética;
  • modelos de organização da indústria do setor;
  • geologia e exploração;
  • tecnologia de produção e logística;
  • segurança, tutela marinha, meio ambiente e repercussões sociais.

 

VÍDEOS

Segundo seminário do ciclo "O Pré-Sal na USP", "Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural", discutiu as experiências internacionais, a evolução dos quadros institucional, legal e contratual dos hidrocarbonetos no Brasil.

Esse terceiro seminário do ciclo "O Pré-Sal na USP", "Geopolítica da Energia e o Novo Papel do Brasil Após a Descoberta do Pré-Sal" colocou em discussão as transformações na geopolítica energética do Atlântico Sul, as novas inserções da região no contexto global, após as descobertas das reservas do pré-sal. Se confirmadas as expectativas mais otimistas, essas reservas poderão alterar o peso relativo das nações latino-americanas no plano energético global. A ideia ateve-se a analisar, com novos olhares, a problemática da integração energética das Américas e a importância do pré-sal nesse contexto.

Ciclo 2010

  • Abertura
    Expositores: Ben H. Welmaker (Jr., Baker & Mackenzie LLp), Humberto Quintas (Devon Energy do Brasil), Claudia Zacour (Petrobras), Maria D´Assunção Costa (Assunção Consultoria). Coordenador: Ildo Luis Sauer (IEE/USP) - 23 de abril

 

  • Modelos de organização industrial e contratos de petróleo e gás natural dentro do Pré-Sal na USP - 6 de maio

 

  • Sedmentaçâo e tectônica do sal - 13 de maio
    Palestrante: Peter Szatmari (Petrobras, CENPES/Pdexp/Geotec).Coordenadora: Yara Regina Marangoni (IAG/USP)

 

  • Segurança, tutela marinha, meio ambiente e repercussões sociais - 14 de maio
  • Coordenadores: Ilson Carlos A. Silveira (IO/USP) e Wagner Costa Ribeiro (IEA/USP e FFLCH/USP). Expositores: Belmiro Mendes de Castro Filho (IO/USP), Ilson Carlos A. Silveira (IO/USP), Paulo Sumida (IO/USP), Michael Vogel (Shell Internacional), Wellington Ceccopieri Belo (Petrobras e CENPES), Marcia Bicego (IO/USP), Anna Maria Scofano (Petrobras, E&P Corporativo), Edmo Campos (IO/USP), Lucia Costa Ferreira (UNICAMP), Magda Adelaide Lombardo (UNESP). Palestrante: José Cupertino (Petrobras, E&P). Coordenadora: Yara Regina Marangoni (IG/USP). Expositor: Ricardo Latgé Milward de Azevedo (Petrobras). Coordenadores: Ildo Sauer (IEE) e Yara Regina Marangoni (IAG)

  • Origem e evolução estrutural do sistema de rifts cenozóicos do sudeste do Brasil-relação com a tectonica e sedimentaçâo na Bacia de Santos e Campos - 20 de maio
    Palestrante: José Cupertino (Petrobras, E&P). Coordenadora: Yara Regina Marangoni (IG/USP). Expositor: Ricardo Latgé Milward de Azevedo (Petrobras). Coordenadores: Ildo Sauer (IEE) e Yara Regina Marangoni (IAG).

 

  • Tectônica de sal e implicações conceituais para caracterização de novas fronteiras exploratórias. - 27 de maio. Expositor: Webster Ueipass Mohriak (Petrobras).
  • Coordenadores: Ildo Sauer (IEE) e Yara Regina Marangoni (IAG) Palestrante: Pero Victor Zalan (Petrobras, E&PEXP/ GPE/NNE). Coordenadora: Yara Regina Marangoni (IAG/USP)

 

  • Formação de recursos humanos para o Pré-Sal - 30 de maio

    Expositores: José Roberto Cardoso (EP), Ricardo Figueiredo Terra (Senai-SP), Luiz Scavarda (PUCRJ), Pedro Penido Guimarães (Petrobras) e Jose Renato Ferreira de Almeida (Petrobras). Coordenador: José Roberto Cardoso (EP)

  • Parte I

  • Formação de recursos humanos para o Pré-Sal - 2 de junho

 

  • Parte II
    Expositores: Hernani Luiz Brinati (EP), Cíntia Cristina da Silva Ferreira (Ultragaz), Célia Dutra (Comgás), Raimar van den Bylaardt (IBPe e CTDUT), Nadine Bret-Rouzaut (Instituto Francês do Petróleo) e Carol Dahl (Escola de Minas do Colorado, EUA). Coordenador: Edmilson Moutinho dos Santos (IEE)

  • Relação entre governo e empresas na indústria do petróleo e gás natural: olhares para o futuro dentro do Pré-Sal na USP - 11 de junho

Expositores: Hermann T. Franssen (International Energy Associates), Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ, IBP e Doria, Jacobina, Rosado e Gondinho Advogados). Coordenador: Edmilson Moutinho dos Santos (IEE/USP)

  • Técnicas analíticas aplicadas à exploração de petróleo e gás, novas tendências e potencial brasileiro - 18 de junho
  • Expositores: Colombo Celso Gaeta Tassinari (IG/USP), Crisogono Vasconcelos (Geomicrobiology Laboratory), Geological Institute (ETH, Zurich, Suíça) e Leonardo Ribeiro Tedeschi (Petrobras). Coordenador: Colombo Celso Gaeta Tassinari (IG/USP)

  • Geofísica de reservatório - 18 de junho
  • Expositores: Carlos Eduardo Abreu (Petrobras), Ricardo Biloti (IMECC/UNICAMP), Igor Lopes Santana Braga (Invision Geofísica Ltda.) Austin Boyd (Schlumberger, Brazil Regional Technology Center). Coordenadora: Liliana Alcazar Diogo (IAG/USP).

Relacionado

VÍDEOS

Evento analisou se as tecnologias usadas na captura e armazenamento do CO2 presente no pré-sal são eficientes para mitigar as emissões contribuindo, assim, para o combate às mudanças climáticas. Coordenação: Célio Bermann - 26 de novembro de 2009.

O seminário "Governança Marinha e Recursos Naturais: o Caso do Petróleo" teve como objetivo analisar e discutir questões relativas às reservas descobertas do pré-sal, tais como, o modelo empresarial de exploração a ser adotado, a partilha dos royalties e de que maneira os recursos provenientes do petróleo podem atenuar as carências sociais do país. Coordenação: Wagner Costa Ribeiro - 17 de setembro de 2009

João De Negri, diretor e pesquisador do Ipea, analisou as oportunidades que surgem para o Brasil neste novo ciclo de desenvolvimento com foco no pré-sal. Ele destacou a seletividade das ações de investimento e inovação tecnológica; a sustentabilidade e a continuidade do ciclo de distribuição de renda e os ganhos de produtividade da economia brasileira para a diversificação da produção de empresas brasileiras, em direção a setores onde as oportunidades de inovação são maiores. Coordenação: Laura Parente - 16 de agosto de 2010