Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa da revista "Estudos Avançados" 107

Infraestruturas urbanas

O dossiê “Infraestruturas urbanas” reúne estudos que focalizam a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Esse conjunto explora as novas dimensões das desigualdades sociais, assim como põe em relevo, uma vez mais, o estrangulamento das políticas urbanas implementadas por diferentes gestões governamentais. As seções “Presenças” e "Atualidades" reafirmam as principais qualidades de Estudos Avançados em seu número 107 – atualidade, diversidade, pluralidade de perspectivas –, com artigos que revisitam personagens da vida pública e obras consagradas, e que trazem análises de casos atuais como oportuno artigo do Professor José Goldemberg a respeito dos 30 anos da Convenção do Clima.

Gilberto Freire

Economia

Milena Fernandes de Oliveira

A economista Milena Fernandes de Oliveira (foto) analisa a maneira pela qual se apresentou a relação entre economia e história na obra de Gilberto Freyre, particularmente em Casa-grande & SenzalaSobrados e Mucambos. Durante sua formação em Columbia nos anos 1920, o autor entrou em contato com o movimento da New History americana que, de maneira similar ao movimento dos Annales na França, propunha uma nova forma de pensar a História.


Paisagem

Ciclovia Tim Maia

Julia Galli O’Donnell

A antropóloga Julia O’Donnell (foto) faz uma análise da vida social da Ciclovia Tim Maia, situada na zona Sul do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2016, o equipamento foi saudado por oferecer, além de novas alternativas de mobilidade urbana, novos enquadramentos para a paisagem da orla oceânica. Tal combinação fazia da ciclovia um elemento central de um projeto mais amplo de cidade, que tinha da relação harmoniosa entre homem e natureza um de seus eixos principais.


Dom Quixote

Cervantes

Maria Augusta da Costa Vieira

A Professora Maria Augusta da Costa Vieira (foto) examina o relacionamento entre as três personagens, isto é, o cavaleiro, o escudeiro e a dama, focando Dom Quixote. Para isso, serão considerados alguns episódios com a perspectiva de tratar de entender algumas das razões que levam o leitor de hoje (e provavelmente de sempre) a admirar e respeitar intensamente um personagem que, na sua essência, é um louco arrematado.


Convenção do Clima

Aquecimento global

José Goldemberg Ok

O Professor José Goldemberg (foto) faz um histórico dos compromissos adotados pelos países signatários da CONVENÇÃO DO CLIMA, desde 1992, que culminaram com o ACORDO DE PARIS em 2015, em que não existem metas mandatórias para a redução das emissões de gases de efeito estufa como no PROTOCOLO DE KYOTO 1997. É feito também um balanço da evolução das emissões de CO2 que mostram que ocorreram reduções substantivas na União Europeia e nos Estados Unidos devido à adoção de eficiência energética, o que não ocorreu nos demais países.