Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa revista Estudos Avançados 94

Ensino de Ciências

A presente edição de Estudos Avançados obedece ao projeto, iniciado no número anterior, de aprofundar o conhecimento do Ensino Médio e do Superior, quer das Humanidades, quer das Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas e Biológicas. Particular atenção é reservada à figura ímpar de Aníbal Quijano no seu diálogo com Mariátegui, e na colaboração que prestou ao Instituto de Estudos Avançados.  Este número é dedicado a Ernest Hamburger, infatigável difusor da história e das ciências dentro e fora da Universidade de São Paulo.

Biodiversidade

Ensino de Botânica

Martius EA

Os autores realizam reflexões sobre os objetivos, os desafios e as possibilidades para o enfoque da Botânica tão central na Educação Básica. Discutem a importância da contextualização para promover o ensino de Botânica de boa qualidade, principalmente quando aliada à utilização de uma variedade de estratégias didáticas dinâmicas e que propiciem o interesse e protagonismo do estudante. Finalmente, enfatizam a relevância da aproximação entre Universidade e Escola, apresentando experiências realizadas nessa perspectiva.


Formação

Ensino de Química

Ensino de químicaO texto apresenta um panorama do ensino de Química em vários países, e particularmente foca na formação de professores de Química nesses distintos contextos. Nesse sentido, é apresentada a estrutura básica do sistema educacional dos países, particularidades da escola como horários de funcionamento e número de alunos por classe etc. Em relação à formação de professores de Química descreve-se como é feita em cada país em termos de currículo além de aspectos práticos da profissão como valorização social e em que tipo de instituição é feita a formação.


Conexões

Educação Matemática

Ensino de matemática

O objetivo do artigo é mostrar as conexões que futuros professores do Ensino Fundamental utilizam no planejamento de sequências didáticas para o ensino de Matemática. Uma observação etnográfica participante é feita para caracterizar o tipo de conexões extradisciplinares consideradas. A análise feita permite afirmar que os futuros professores valorizam o uso de contextos reais, como motivadores e geradores deconhecimento matemático, embora os desenvolvimentos nem sempre sejam justificados epistemicamente.


Sociologia

Aníbal Quijano

quijano.jpg

A origem deste trabalho é um e-mail que encaminhei a Carlos Guilherme Mota informando, com tristeza, que o sociólogo peruano Aníbal Quijano havia falecido em Lima em 31 de maio de 2018. Graças a Mota, Aníbal passou um período como professor convidado do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O objetivo deste trabalho é lembrar como chegou Aníbal ao IEA, fornecer alguma informação sobre o contexto peruano de sua formação, bem como assinalar alguns dos vínculos que então ele estabeleceu nos meios acadêmicos.