Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa do número 109

Promoção da saúde

O número 109 de Estudos Avançados abre a sua edição com um conjunto de artigos dedicados a um tema vasto e complexo. "Promoção da saúde" abriga diferentes questões para as quais contribuem pesquisadores de distintas disciplinas científicas e supõe mesmo diferentes interpretações, incluídos os sentidos do bem viver. O segundo conjunto de artigos focaliza a "Segurança alimentar", explorando questões como as conexões entre pesquisa, serviços e políticas públicas de combate à fome, dificuldades na produção da agricultura urbana, o alimento como mediador de redes territoriais que encadeiam o circuito produção-comercialização, influências dos flexitarianos na redução do consumo de carne no Brasil. Finalmente, "Cidades e tecnologias" igualmente trata de temas da maior relevância para o mundo urbano contemporâneo, entre eles, mudanças climáticas e prevenção a desastres na cidade de São Paulo, fixadas por meio de legislação municipal em 2009 cuja efetividade em termos de política pública é objeto de criteriosa análise quanto aos avanços e desafios ainda presentes em 2019. Veja abaixo alguns destaques

Saúde

Habitação

Habitação precária

Viver em uma habitação precária pode ser a causa ou um fator determinante de muitas patologias físicas e mentais, algo muito difundido nos meios técnico e acadêmico. No entanto, mesmo com evidências científicas e provisões legais, o estudo demonstra que o marco legal da saúde no Brasil restringe ou mesmo proíbe o uso de recursos da saúde em questões habitacionais, delimita a composição das equipes de saúde a profissões médico-hospitalares, bem como não considera o uso de recursos de outras funções orçamentárias na provisão habitacional para fins específicos de saúde.


Território

Tráfico de drogas

Tráfico

O artigo visa explicitar a relação entre produção de saúde e a governança informal em territórios que convivem com o tráfico de drogas na Atenção Básica à Saúde (ABS), a partir de uma etnografia em uma Unidade de Saúde periférica, de um município de médio porte do estado de São Paulo. Diante da ausência ou insuficiência do Estado em territórios de vulnerabilidade social, o tráfico pode funcionar tanto como agente de precarização das relações de trabalho entre equipes de saúde e comunidade quanto como provedor de mecanismos de suporte e proteção para a população, mediação e gerenciamento das relações cotidianas da população, incluindo sua relação com os equipamentos de saúde.


Urbanismo

Michel Foucault

Michel Foucault

O artigo identifica e discute algumas ideias do filósofo francês Michel Foucault e as aplica à história do urbanismo brasileiro. Sustenta-se e mostra que o quadro teórico desenvolvido em seu trabalho proporciona um olhar útil para a compreensão do discurso sobre o urbanismo no Brasil. Discutem-se conceitos criados por Foucault como disciplina e biopoder aplicando-os à história do urbanismo, sobretudo no Rio de Janeiro e em São Paulo, analisando episódios de intervenções em cidades brasileiras.


Ambiente

Revitalização

Revitalização

As Soluções baseadas na Natureza (SbN) representam abordagens sistêmicas para enfrentamento de problemas urbanos contribuindo para a promoção da sustentabilidade em cidades. As SbN têm contribuído para atenuar os efeitos das mudanças climáticas, de inundações, de ilhas de calor e responde por efeitos positivos na melhoria da saúde e qualidade de vida. Os brownfields são áreas urbanas subutilizadas e degradadas cuja revitalização permite agregar benefícios à população. O artigo apresenta uma abordagem inédita no contexto nacional ao discutir a integração de SbN em um projeto de revitalização do brownfield.