Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa da revista 'Estudos Avançados' 88

Problemas ambientais e patrimônio nacional

O novo número de Estudos Avançados abre-se com a primeira parte de um dossiê interdisciplinar sobre “Dilemas ambientais e fronteiras do conhecimento”. A complexidade desse conjunto revela-se não só na variedade dos seus temas (clima, água, energia, consumo, terra, Amazônia), como na reflexão em torno de modos de pensar o contexto brasileiro que abraça cada um dos aspectos escolhidos.

Para o Brasil volta com a necessária urgência o olhar de estudiosos preocupados com a defesa do nosso patrimônio econômico e social. “Crise e projetos” abriga textos sobre o banco dos Brics, a Petrobras e o pré-sal, bem como a candente defesa da Lei da Ficha Limpa.

Sustentabilidade

Problemas socioambientais

Dilemas ambientaisO primeiro conjunto de textos sobre Dilemas ambientais e fronteiras do conhecimento buscou dialogar com questões de interdisciplinaridade; nexos de sustentabilidade; fenômenos emergentes, complexidade e incertezas; o contemporâneo aprofundamento das iniquidades; consumo, alimentação e sustentabilidade; e as relações entre as ciências, os saberes e as políticas.





Iniciativa popular

Urna eletrônicaO texto apresenta a história da Lei da Ficha Limpa, que estabeleceu a inelegibilidade de candidatos com vida pregressa duvidosa, promulgada em 4 de junho de 2010. Relata igualmente sua tramitação efetiva, durante oito meses, na Câmara dos Deputados e no Senado, assim como as várias etapas em que a Lei, depois de aprovada e promulgada, foi analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal, que finalmente confirmou sua constitucionalidade em 23 de março de 2011, depois de mais oito meses de discussão.


Investimentos

Banco dos Brics

Banco dos Brics

O economista brasileiro Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), estabelecido pelos Brics (sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na cidade chinesa de Xangai, respondeu por escrito no dia 10 de agosto as perguntas elaboradas pelo professor Rubens Rogério Sawaya (PUC-SP) a pedido da revista Estudos Avançados. A entrevista aborda a criação do NBD, seu papel geopolítico e seu conceito de desenvolvimento, e as perspectivas de investimento no Brasil.

.


Estratégia nacional

Pré-sal

O trabalho foca nos desafios e nas oportunidades associados à descoberta dos recursos do pré-sal e no papel da Petrobras, e conclui pela necessidade de um exame crítico da atual estratégia no que diz respeito à identificação, caracterização e quantificação das reservas petrolíferas e à definição do ritmo de produção e exportação, em coordenação com a OPEP e demais países exportadores, o que implica na revisão do regime regulatório vigente, com o objetivo de garantir a geração de recursos para serem investidos de acordo com um plano nacional de desenvolvimento econômico e social.

.