Você está aqui: Página Inicial / REVISTA / Política editorial / Normas

Normas para publicação

por Dario Luis Borelli - publicado 01/03/2013 16:15 - última modificação 29/09/2014 15:23

Aos Nossos Colaboradores:

Estudos Avançados publica trabalhos sobre temas de cultura humanística, científica e tecnológica;

Pede-se aos colaboradores que façam acompanhar seus textos de resumos de cinco a dez linhas e palavras-chave (em português e inglês), bem como de um breve registro de sua qualificação profissional;

A Mesa Editorial se reserva o direito de solicitar a redução do número de páginas dos textos;

Os conceitos emitidos nos textos publicados pela revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Normas gerais para publicação na revista Estudos Avançados:

1. A Mesa Editorial de Estudos Avançados solicita, recebe e distribui textos a conselheiros qualificados para análise e apreciação de mérito.

2. Os Créditos dos autores deverão trazer sua titulação, função e instituição a que estão vinculados, últimas publicações (se houver), seguidas de e-mail pessoal.

3. Os textos deverão trazer Resumo (até dez linhas) e Palavras-chave, com respectiva versão inglesa (Abstract e Keywords).

4. Textos citados, com até cinco linhas, entrarão no corpo do texto principal, destacados por aspas duplas. Os textos citados com mais de cinco linhas  deverão entrar com destaque, de forma recuada, em corpo menor.

5. As Notas deverão se restringir a textos e comentários explicativos, se necessários, inseridas no final do texto, antes das Referências bibliográficas.

6. As Referências bibliográficas deverão ser citadas no texto, de forma abreviada, entre parênteses, pelo nome do autor, ano da obra e o número de página. Exemplo: (Le Goff, 1980, p.134).

7. As Referências bibliográficas completas deverão ser listadas no final do texto, obedecendo-se às regras da ABNT.

8. Além de inseridos no texto, os arquivos de imagens (tabelas e/ou figuras, gráficos, fotos etc., em cores ou p&b) deverão ser encaminhos em separado, na extensão em que foram originalmente criados e em alta resolução para impressão.

Exemplos de organização das Referências bibliográficas:

Livros:

PEDROSA, M. Arte, forma e personalidade. São Paulo: Kairós, 1979.

Capítulos de livros:

MURICY, K. Benjamin, política e paixão. In: ADAUTO, N. Os sentidos da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. p.497-508.

Único autor para todo o livro:

GNERRE, M. Linguagem, poder e discriminação. In: ___. Linguagem, escrita e poder. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.5.

Artigos em periódicos:

WANDERLEY, M. B. Sistema de informação em gestão social. Estudos Avançados, São Paulo, v.20, n.56, p.149-58, jan./abr. 2006.

Teses e dissertações:

MARTINS, A. M. As universidades como agentes da política pública. Ribeirão Preto, 1997. Tese (Doutorado em Administração e Supervisão Educacionais) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual Paulista.

Congressos:

CEDRO, P. E. El caso del Mercosur. In: CONGRESSO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 1., 1997, Salamanca.

Artigo de jornal:

GULLAR, F. Pesadelos. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21.5.2006. Ilustrada, p.E14.