Você está aqui: Página Inicial / Coleções da Home

Resultado da busca

1565 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
VideoIEA Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4
por Sergio R V Bernardo publicado 05/03/2024 — registrado em:
Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024
VideoIEA Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes
por Sergio R V Bernardo publicado 05/03/2024 — registrado em:
Esta conferência de Robert Sparrow baseou-se na filosofia “neo-republicana” de Philip Pettit, para argumentar que desenvolver uma "IA amigável" não mudaria o fato de que o advento de uma superinteligência seria desastroso para a humanidade, nos tornando escravos de máquinas. “Se realmente pensamos que existe o risco de que a pesquisa em IA conduza ao surgimento de uma superinteligência, então precisamos repensar se é de fato sábio desenvolver a IA”, argumenta Sparrow.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024
VideoIEA Arqueometalurgia Aplicada às Sacadas de Ferro do Centro de São Paulo no Século 19
por Sergio R V Bernardo publicado 24/02/2025 — registrado em:
A palestra apresentou o seguinte estudo de caso: Dentre as dezenas de sacadas de ferro fundido do centro de São Paulo, existem três idênticas, datadas da mesma década, 1880, cujo modelo foi criado por uma fundição francesa em 1867. O que diz a arqueometalurgia sobre a possibilidade dessas três grades terem sido fundidas pela Fábrica de Ferro do Ipanema, a única siderúrgica em operação no Brasil entre 1818 e 1890. Para isso, a microestrutura dessas grades foi comparada com a de objetos certamente fabricados em Ipanema (vasos, um canhão, uma escada espiral, um pedaço de lingote que escapou do incêndio do Museu Nacional), com objetos atribuídos a Ipanema (uma cruz de cemitério e uma bigorna), objetos com assinatura de fundição paulistana e objetos reconhecidamente importados, como a grade da Estação da Luz.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 1 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 28/03/2023 última modificação 19/05/2023 17:11 — registrado em:
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
VideoIEA ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 2 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 28/03/2023 última modificação 18/05/2023 13:57 — registrado em:
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
VideoIEA Colaboração Internacional e Engajamento com a Diáspora de CT&I: Motivações, Influências e Aspirações
por Sergio R V Bernardo publicado 28/03/2023 última modificação 18/05/2023 13:54 — registrado em:
A pesquisadora Ana Maria Nunes Gimenez apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no IEA-USP, na qual investigou a inserção internacional do Brasil no campo da Covid-19. Ela buscou identificar se houve produção de conhecimento em colaboração com membros da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A produção científica brasileira, nesse campo, colocou o Brasil entre os maiores produtores mundiais de conhecimento nas principais bases científicas, como Scopus e Web of Science.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
VideoIEA O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 1 de 6)
por Sergio R V Bernardo publicado 17/09/2021 — registrado em:
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2021
VideoIEA O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 4 de 6)
por Sergio R V Bernardo publicado 17/09/2021 — registrado em:
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2021
VideoIEA O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 2 de 6)
por Sergio R V Bernardo publicado 17/09/2021 — registrado em:
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2021
VideoIEA Estratégias Tecnológicas da Desinformação
por Sergio R V Bernardo publicado 17/09/2021 — registrado em:
Este seminário tratou do vasto conjunto de procedimentos incorporados às máquinas, aos algoritmos e a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que, acoplados aos apelos pulsionais tão próprios das redes sociais, privilegiam o fluxo e a disseminação de conteúdos manipulados. O evento integra um ciclo de mesas-redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2021