-
Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/03/2024
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/03/2024
—
registrado em:
Cátedra Oscar Sala
Esta conferência de Robert Sparrow baseou-se na filosofia “neo-republicana” de Philip Pettit, para argumentar que desenvolver uma "IA amigável" não mudaria o fato de que o advento de uma superinteligência seria desastroso para a humanidade, nos tornando escravos de máquinas. “Se realmente pensamos que existe o risco de que a pesquisa em IA conduza ao surgimento de uma superinteligência, então precisamos repensar se é de fato sábio desenvolver a IA”, argumenta Sparrow.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Arqueometalurgia Aplicada às Sacadas de Ferro do Centro de São Paulo no Século 19
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
24/02/2025
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina
A palestra apresentou o seguinte estudo de caso: Dentre as dezenas de sacadas de ferro fundido do centro de São Paulo, existem três idênticas, datadas da mesma década, 1880, cujo modelo foi criado por uma fundição francesa em 1867. O que diz a arqueometalurgia sobre a possibilidade dessas três grades terem sido fundidas pela Fábrica de Ferro do Ipanema, a única siderúrgica em operação no Brasil entre 1818 e 1890. Para isso, a microestrutura dessas grades foi comparada com a de objetos certamente fabricados em Ipanema (vasos, um canhão, uma escada espiral, um pedaço de lingote que escapou do incêndio do Museu Nacional), com objetos atribuídos a Ipanema (uma cruz de cemitério e uma bigorna), objetos com assinatura de fundição paulistana e objetos reconhecidamente importados, como a grade da Estação da Luz.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2025
-
ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 1 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
19/05/2023 17:11
—
registrado em:
IEA
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - Parte 2 de 2
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
18/05/2023 13:57
—
registrado em:
IEA
O ChatGPT representa, para muitos, uma nova fronteira da Inteligência Artificial (IA). É capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem. Neste encontro, a comunidade acadêmica e especialistas da área analisaram os impactos dessa nova ferramenta e outras similares em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas. Também discutiram se tais tecnologias são capazes de potencializar o processo educacional.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Colaboração Internacional e Engajamento com a Diáspora de CT&I: Motivações, Influências e Aspirações
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
28/03/2023
—
última modificação
18/05/2023 13:54
—
registrado em:
NUPPs
A pesquisadora Ana Maria Nunes Gimenez apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no IEA-USP, na qual investigou a inserção internacional do Brasil no campo da Covid-19. Ela buscou identificar se houve produção de conhecimento em colaboração com membros da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A produção científica brasileira, nesse campo, colocou o Brasil entre os maiores produtores mundiais de conhecimento nas principais bases científicas, como Scopus e Web of Science.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 1 de 6)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/09/2021
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2021
-
O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 4 de 6)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/09/2021
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2021
-
O Ambiente Escolar em Transformação (Parte 2 de 6)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/09/2021
—
registrado em:
Programa Ano Sabático
A necessidade de transformar a escola num ambiente mais favorável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes tornou-se ainda mais relevante com o fechamento das instalações escolares diante da pandemia de Covid-19. A questão foi abordada neste seminário por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes de educação básica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2021
-
Estratégias Tecnológicas da Desinformação
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/09/2021
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade - NAP
Este seminário tratou do vasto conjunto de procedimentos incorporados às máquinas, aos algoritmos e a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que, acoplados aos apelos pulsionais tão próprios das redes sociais, privilegiam o fluxo e a disseminação de conteúdos manipulados. O evento integra um ciclo de mesas-redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2021