Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / COP30: O que Está em Jogo Ainda no Decênio Decisivo

COP30: O que Está em Jogo Ainda no Decênio Decisivo

por Sandra Sedini - publicado 18/07/2025 12:35 - última modificação 16/12/2025 11:54

Detalhes do evento

Quando

de 11/08/2025 - 09:30
a 11/08/2025 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Quarto encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30

Entre expectativas sobre implementação de ações e garantia de financiamento às limitações que colocam em xeque a possibilidade de ampla participação social: a COP 30 tem dividido opiniões e levantado dúvidas sobre os seus potenciais alcances e impactos rumo a um futuro mais adaptado, justo e sustentável.

Realizada pela primeira vez na Amazônia, as discussões mais acaloradas em torno da COP, especialmente nestes últimos meses que a antecedem, têm sido tensionadas pelo atual contexto geopolítico global marcado por guerras e por processos de autocratização, e pela própria polarização política, que se reproduz com força nas questões ambientais e climáticas. As discussões em torno da COP 30 seguem marcadas, ainda, por problemas de infraestrutura local para garantir hospedagem para milhares de participantes (entre 40 e 60 mil pessoas são esperadas em Belém durante os dias da conferência, segundo as estimativas).

Em meio a isso, dados recentes sobre os compromissos e as metas climáticas propostos pelos países seguem preocupantes. Relatório da ONU sobre a Agenda 2030, divulgado em 2024, continua a acenar para um cenário perigoso no que concerne às mudanças climáticas, indicando aumento expressivo global para subsídios aos combustíveis fósseis. Persiste, ainda, o desafio de avançar nas negociações em torno de um financiamento climático, que considere as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, mais afetados pelos impactos negativos dos extremos climáticos. De 2015, quando o Acordo de Paris foi proposto, a 2022, cerca de 133 milhões de pessoas foram afetadas anualmente por desastres climáticos, segundo o documento.

Ainda que a principal conferência sobre mudanças climáticas esteja sob os holofotes midiáticos no mundo e também no Brasil, um levantamento recente mostrou que a COP 30 ainda não é conhecida por 71% da população brasileira, que não sabe do que se trata o evento - segundo a pesquisa "Protagonismo do Brasil na COP30 - Brazil Forum UK", divulgada em junho/2025.

É a partir deste cenário que o Grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade em parceria com os eventos XII Enanppas e XVI Eco-Eco realiza o evento “COP 30: O que está em jogo ainda no Decênio Decisivo”, com o objetivo de trazer diferentes olhares e perspectivas críticas sobre este evento crucial, que reunirá líderes mundiais, cientistas, ONGs e a sociedade civil para discutirem e proporem ações nas seis áreas consideradas estratégicas pela organização da conferência: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 2. Adaptação às mudanças climáticas. 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 5. Preservação de florestas e biodiversidade. 6. Justiça climática e impactos sociais das mudanças climáticas.

Os convidados, a partir de suas experiências de pesquisa e vivências, vão situar com o público presente o que está em jogo nesta COP e nestes próximos anos, considerando o decênio decisivo frente à emergência climática e o papel estratégico que o Brasil pode vir a ter.

Este evento integra as iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade, contribuindo para a mobilização rumo à COP30

Exposição:

Gabriela Di Giulio (FSP/IEA-USP)

Suely Araújo (IDP e Observatório do Clima)

Danielle Rached (IRI-USP)

Luiz Marques (IFCH-Unicamp)

Mediação:

Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA-USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA

Inscrições

Evento público e gratuito | Com com inscrição prévia

Não haverá certificação