A Crise na Adolescência: Momento de Viragem e de Novas Formações
Detalhes do evento
Quando
a 24/06/2025 - 21:00
Onde
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Minicurso
O objetivo deste minicurso é criar um campo de reflexão sobre os conceitos de crise e de adolescência a partir da psicologia do desenvolvimento, com ênfase no enfoque histórico-cultural, considerando as necessidades e os desafios enfrentados pelo processo de escolarização, no nosso contexto. Serão abordados, a partir da base teórica-metodológica materialista e histórica, as concepções de formação e desenvolvimento humano, de crise na psicologia histórico-cultural e os desdobramentos nas relações de ensino e aprendizagem no contexto escolar.
Expositora:
Maria Eliza Mattosinho Bernardes (EACH, FE e CEB-IEA/USP)
Bibliografia
VYGOTSKY, L. S. O significado histórico da crise da psicologia: uma investigação metodológica. In: ________. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 281–383 Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1927/crise/10.htm.
SOUZA, C. de; SILVA, D. N. H. Adolescência em debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 23, p. 23–34, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.35751. Acesso em: 11 maio 2025.
ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Aportes teóricos da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de adolescentes. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME, v. 9, n. 1, p. 106-126, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p106-126. ISSN 1809-0354.
LORDELO, Lia Beatriz de Lucca; ROCHA, Maria da Graça Sampaio. A crise na psicologia: análise da contribuição histórica e epistemológica de L. S. Vigotski. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 1, p. 1–9, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/wNkn8ckyKv4sNHdTfP8Fmjc/?format=pdf. Acesso em: 11 maio 2025.
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição prévia | Com certificação para participantes ao vivo
Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra