Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Exposições / Cegueira Botânica

Cegueira Botânica

por Thais Cardoso - publicado 10/12/2025 14:50 - última modificação 10/12/2025 14:50

Detalhes do evento

Quando

de 17/12/2025 - 08:30
a 26/01/2026 - 16:30

Onde

Espaço Cultural do IEA-RP (Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina - Campus da USP Ribeirão Preto)

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe a partir do dia 17 de dezembro a exposição “Cegueira Botânica”, da artista visual Diva Hando. A abertura será no dia 16 de dezembro, a partir das 18h.

Idealizada desde 2007, quando Diva começa a fotografar o Cerrado, a mostra reúne 60 imagens e um álbum de fotografias que retratam diversas espécies botânicas nativas desse bioma brasileiro. “Esta é minha homenagem à natureza, e, em especial, às plantas. Não quero que morram a natureza e a cultura dos povos originários que precisam dela para sua sobrevivência. Não quero que a natureza venha a ser conhecida apenas nas obras de João Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Augusto Jatobá, Tom Jobim. Quero vê-la, e que seja vista e respeitada pelos jovens de hoje e pelas futuras gerações”, diz a artista.

Diva conheceu a expressão “cegueira botânica” durante um curso de Biologia, em 2018, e a utiliza no título da exposição como forma de trazer uma reflexão sobre a falta de visão, a médio e longo prazos, da humanidade sobre o meio ambiente.

“Quero que o exposto possa constituir um questionamento sobre o que está acontecendo com nosso planeta ou como o homem se relaciona com a natureza. Nós, humanos, nos aproximamos ou nos afastamos dela? Nos sentimos parte ou desconectados dela? Frente a variados e conhecidos fatores que levam a desconsideração, descaso, desrespeito, e, consequente destruição da flora, deixo para refletirmos: a ‘cegueira botânica’ seria um dos fatores a contribuir para os perigos que o planeta Terra se encontra? Essa expressão nos reporta a que outras cegueiras?”, questiona a artista.

Diva Hando nasceu, vive e trabalha em Ribeirão Preto (SP). É graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Fez orientação de projetos artísticos com a artista visual e arte-educadora Eny Aliperti e, atualmente, sua orientadora é a curadora Yolanda Cipriano, do Ocra Contemporânea. Participou de cursos sobre história da arte para psicanalistas, produção de exposições, fotografia na modalidade digital, laboratório e revelação, e filme de película. Realizou duas exposições individuais e integrou outras sete mostras coletivas em Ribeirão Preto e Brodowski.

A exposição “Cegueira Botânica” pode ser visitada gratuitamente até o dia 26 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina.

Mais informações: iearp@usp.br.

Inscrições

Entrada gratuita | Sem inscrições

Organização

Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto