Vídeos midiateca
Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade (1ª edição) - Cidades Amazônicas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:12A aula "Cidades Amazônicas" fez parte do curso promovido pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) sobre a Amazônia. O objetivo é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.
Identidades Latino-Americanas - A América Latina dos Sociólogos (Ciclo Temático) - 2° encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:12A América Latina dos Sociólogos foi o segundo dos temas do Ciclo Identidades Latino-Americanas. Produto de um longo processo histórico, uma região geográfica (e nem tanto, pois inclui a América Central e um país e norte-americano), a América Latina foi adquirindo múltiplas conotações, associadas a projetos políticos, culturais e econômicos. A noção de uma unidade latino-americana é em parte desejo e em parte realidade, em parte vontade política e em parte produto do peso de fatores objetivos, dinâmica.
Produtos orgânicos: comercialização direta na cidade de São Paulo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:11Ivan Messiano relata sua experiência com pequenos produtores de alimentos limpos e discutirá a questão da certificação (qualidade) dos produtos e da propriedade/selo orgânico. Tratou também de pontos como a escolha das feiras, sua localização, locais de venda, logística da colheita e do transporte dos produtos orgânicos, apresentando as perspectivas do setor, com foco na comercialização direta (feiras livres na cidade de São Paulo).
Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota? (Dia 3)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:12O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Foi também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota? (Dia 2 - Parte 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:11O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Foi também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota? (Dia 2 - Parte 1)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:10O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Foi também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota? (Dia 1 - Parte 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:10O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Foi também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota? (Dia 1 - Parte 1)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:10O objetivo do encontro foi reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Foi também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Ciencias Sociales y Desarrollo Nacional en México
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:09Este trabalho oferece uma reflexão retrospectiva sobre a relação entre as ciências sociais e o desenvolvimento nacional no México. Uma relação centrada no contexto latino-americano, dado que o México é, talvez, o único país do continente no qual as ciências sociais se encontram tão estreitamente ligadas ao desenvolvimento nacional promovido pelo Estado.
Agenda Internacional da Conservação da Biodiversidade e o Papel do Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:09Discutir formas de conciliar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é cada vez mais urgente em função das diversas pressões antrópicas, às quais se soma agora a das mudanças climáticas. O Brasil tem uma posição de destaque nesse cenário, seja pelas extensas áreas naturais e pela (mega) diversidade biológica que possui e pelas quais tem a responsabilidade de zelar, seja ainda por ter desempenhado papéis relevantes em diversas ocasiões no cenário internacional sobre o meio ambiente. O Painel “A agenda internacional da conservação da biodiversidade e o papel do Brasil”, ofereceu uma oportunidade ímpar para essa discussão com convidados de renome que nos ofereceram, como ponto de partida, uma atualização das agendas dos principais organismos internacionais, como a Convenção da Diversidade Biológica (CDB-ONU) e a Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES-ONU).
Tiempos Neoliberales en México
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:09A análise dos tempos neoliberais no México pode enquadrar-se no marco geral das transformações que tem experimentado a sociedade, o sistema político e o Estado mexicano no período de 1982-2013. Essas transformações se localizam no contexto das duas transições que têm ocorrido no país desde 1982: a transição do modelo de industrialização por substituição de importações (ISI) ao modelo da transnacionalização do mercado interno (TMI) e a transição do modelo de dominação política centrado no corporativismo ao modelo de dominação política democrático. Em consequência, nossa discussão estará marcada pelas: (a) análise das modificações derivadas da transição entre modelos desenvolvidos, e (b) as transformações dos mercados de trabalho.
Diálogos Sobre a Amazônia na Contemporaneidade Atelie de Ideias e Propostas - 5° Encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:08A aula "Educação para a Sustentabilidade" faz parte do curso promovido pelo IEA em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) sobre a Amazônia. O objetivo é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.
Diálogos Sobre a Amazônia na Contemporaneidade - Atelie de Ideias e Propostas - 4° Encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:08A aula "A Amazônia e as Mudanças Climáticas" faz parte do curso promovido pelo IEA em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) sobre a Amazônia. O objetivo é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.
Diálogos Sobre a Amazônia na Contemporaneidade Atelie de Ideias e Propostas - 3° Encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:08A aula "Fronteiras da Amazônia" faz parte do curso promovido pelo IEA em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) sobre a Amazônia. O objetivo é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.
Reunião Água - Terceiro Encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2023 11:57Terceiro encontro do Grupo de Trabalho Água do IEA, formado por coordenadores de grupos de pesquisa do IEA e especialistas para discutir a escassez da água na região metropolitana de São Paulo e escrever um white paper sobre o assunto.
Lançamento do Videocurso de Gestão da Inovação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:06Resultado do projeto NAGI-USP (vinculado ao Observatório de Inovação e Competitividade-OIC do IEA) e financiado pela Finep por meio do edital Pro-Inova, o videocurso visa a apoiar empresas na introdução ou no aprimoramento do sistema de gestão da inovação. O produto é mais um esforço para aumentar a competitividade das empresas brasileiras por meio da inovação. Mario Sergio Salerno (coordenador geral do OIC e do projeto NAGI) conduziu o lançamento do videocurso. Em seguida, ele e Rodrigo Rodrigues da Fonseca, diretor da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DRCT) da Finep, discutiram questões relacionadas à gestão da inovação.
Seminário Camponesas, feminismos e lutas atuais: Resistência e potência na construção de epistemologias do Sul
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:07A exposição foi dedicada a apresentar parte dos resultados da pesquisa de doutorado defendida no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp em 2014 por Marcia Tait, membro do Grupo de Trabalho Agroecologia, do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.
Seminário Pró-Primatas Paulistas - Parte 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:06O seminário discutiu a situação de todos os macacos nativos do estado de São Paulo, buscando ampliar o interesse da sociedade na proteção desses animais. O evento contou com a presença de renomados especialistas para avançar na discussão e na proposição de soluções para as principais questões que ameaçam os primatas.
Seminário Pró-Primatas Paulistas - Parte 1
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:06O seminário discutiu a situação de todos os macacos nativos do estado de São Paulo, buscando ampliar o interesse da sociedade na proteção desses animais. O evento contou com a presença de renomados especialistas para avançar na discussão e na proposição de soluções para as principais questões que ameaçam os primatas.
Diálogos Sobre a Amazônia na Contemporaneidade Atelie de Ideias e Propostas - 2° Encontro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:08A aula "Economia Tradicional x Economia Verde na Amazônia" faz parte do curso promovido pelo IEA em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) sobre a Amazônia. O objetivo é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.
IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:06O objetivo do Seminário foi promover diálogos e iniciativas conjuntas entre as Universidades, o Estado e a Sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza, suas consequências sobre a (Des)nutrição e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.
IV Seminário Integração Serviço-Pesquisa / I Seminário Integração Políticas Públicas-Pesquisa - Parte 1
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:05O objetivo do Seminário foi promover diálogos e iniciativas conjuntas entre as Universidades, o Estado e a Sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza, suas consequências sobre a (Des)nutrição e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.
Intercontinental Academia - Welcome from Nagoya
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:05Welcome from Nagoya
Intercontinental Academia - Closing report
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:56Closing report of the Intercontinental Academia
Intercontinental Academia - Talk with Massimo Canevacci
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:55The ethnographic experiences of digital cultures and the syncretic mix of spacetimes. The talk presented an anthropological perspective on time through the key-concept of ubiquity: ubiquitimes. Digital cultures and communication are going to transform the classical distinction of space-and-time, favouring a decentred and non-linear experiences of spacetimes. A strong metaphorical use of this term has been used recently on web-culture. A shared affirmation is that the web is ubiquitous and so ubiquities characterizes internet´s space-time (human and not-human) relations. Ubiquitimes also expands a restless montage of syncretic concepts and polyphonic methods in digital culture. Canevacci discussed the differences between the traditional avant-garde concepts of simultaneity and of the theological one of ubiquity. Than he presented the digital emergence and the contemporary different meanings of ubiquity as immanent inter-connections and inter-sections on times-and-spaces. Ubiquitimes play a logical-sensorial immanence of material/immaterial character; express tensions beyond hegemonic dualism or regressive dichotomous ratio. Ubiquitimes is the exact imagination potentiality connected to digital every-day life.
Intercontinental Academia - Talk with Regina P. Markus
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:55STOP, STOP... A necessary pause in the flow of time. The crosstalk on synchronization of the internal and environmental time is an universal concept and is associated to adaption of life on earth. Gene clocks, special neuronal pathways and hormonal outputs regulate and sinchronize all the biological funcions, and the relationship between living organisms. But, there is a moment, when stoping internal timing is essential. There is a moment when synchronization of body function are secondary. How and why internal timing needs to be transiently stopped was discussed.
Intercontinental Academia - Institutional Support and Audiovisual Reports
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:05Institutional Support and Audiovisual Reports's presentation
Intercontinental Academia - Rosa Levandovski
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:05Rosa Levandovski's presentation
Intercontinental Academia - Julia Buenaventura
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:04Julia Buenaventura's presentation
Intercontinental Academia - Gonzalo Iparraguirre
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:03Gonzalo Iparraguirre's presentation
Intercontinental Academia - Kazuhisa Takeda
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:02Kazuhisa Takeda's presentation
Intercontinental Academia - Talk with Vera Lucia Imperatiz-Fonseca
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:55Biodiversity and Global Policies
Intercontinental Academia - Marius Müller
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:03Marius Müller's presentation
Intercontinental Academia - Liu Yangyang
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:02Liu Yangyang's presentation
Intercontinental Academia - Eva von Contzen
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:02Eva von Contzen's presentation
Intercontinental Academia - Eduardo Almeida
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:01Eduardo Almeida's presentation
Intercontinental Academia - Talk with Leopold Nosek
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:54Birth and myth: A reflection on temporality. This reflection was originally presented over 25 years ago. It is, therefore, dated, and shows the marks both of permanence and of obsolescence. Like everything else, it has been subject to the effects of time. The text relates the evolvement of “self-consciousness” to the oedipal development and to the perception of time. It examines the assumptions underlying the appropriation, by a subject, of the historicity of his or her life. It considers that this uniquely psychoanalytical theme is a feature of modernity and, in order to better understand it, it also surveys the issue from a philosophical and aesthetic angle. Examples of literary treatments of the awareness of temporality (Lampedusa and T. Mann) are given. The text examines how in Hegel (via A. Kojève) self-consciousness is established from the transformation of nature, that is, from labor. It also sees the emergence of self-consciousness as linked to the possibility of seizing and containing contradictions, and that the perception of time is concomitant with the capture of the phenomena of variation and repetition. This is possible for consciousness as defined by Freud: “a sensory organ for the perception of psychic qualities.” The perception of pleasure and pain allows the apprehension of life. It also makes it possible to face the alternative that emerges from the inevitable experience of frustration, namely, evading the perception or altering its nature. Thus, it is a matter, here, of transforming the inner nature of the subject. The work, at this moment, is to think.
Intercontinental Academia - O Futuro das Universidades
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:54Com Marco A. Zago, Carlos Vogt, Naomar de Almeida Filho, Luiz Bevilacqua, John Heath and Klaus Capelle. Debatedores: Helena B. Nader and Marcelo Knobel. Moderadora: Sabine Righetti.
Intercontinental Academia - The Future of the Universities
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:54With Marco A. Zago, Carlos Vogt, Naomar de Almeida Filho, Luiz Bevilacqua, John Heath and Klaus Capelle. Debaters: Helena B. Nader and Marcelo Knobel. Moderation: Sabine Righetti.
Intercontinental Academia - Workshop com Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:57A Universidade do Futuro
Intercontinental Academia - Workshop with Brazilian Minister of Education, Renato Janine Ribeiro
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:57Brazilian minister of Education discussed the university of the future.
Intercontinental Academia - Talk with Takao Kondo
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:53Circadian clock: Chronometry of living organism to live on the Earth. As we depend on mechanical/electrical clock, living organisms have accurate chronometer in the cells to fit their life to the 24 hour cycle in environment of the Earth. Kondo reported recent progress of the biochronometry and discuss it with chronometer that our industry developed to understand a principle of time of the day.
Intercontinental Academia - Norihito Nakamichi
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:03Norihito Nakamichi's presentation
Intercontinental Academia - Helder Nakaya
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:02Helder Nakaya's presentation
Intercontinental Academia - David Gange
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:00David Gange's presentation
Intercontinental Academia - Talk with Karl-Heinz Kohl
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:53Concepts of time across the cultures: an anthropological view. What people understand by “time” – if an equivalent to the english term exists at all – is always culturally embedded. How time is conceptualized depends strongly from each society’s mode of production and forms also a central part of its religious worldview. In this talk, Kohl compared the linear time concept of modern industrial societies to the time concepts of early agrarian, pastoral and hunter-gatherer societies to show the differences as well as some surprising similarities.
Intercontinental Academia - Talk mediated by Vera Imperatriz Fonseca with Tiago Quental and Luiz Gylvan Meira Filho
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:52Earth's time and the Anthropocene. Tiago Quental - "The dynamics and drivers of biodiversity in geological time" The history of biodiversity is characterized by a recurrent extinction of species and by a continual replacement of different branches in the tree of life. This replacement dynamics is ultimately determined by changes in speciation and extinction rates. The fossil record offers an unprecedented opportunity to understand the deep time history of biodiversity because it directly preserves this unfolding dynamics. Quental presented how we can use the fossil record of mammals to discuss the history of biodiversity and the potential factors that might drive changes in speciation and extinction rates at a geological time scale. Luiz Gylvan Meira Filho - "Time scales of and climate change" Climate is defined as the statistics of the variables that describe the instantaneous state of the climate system (atmosphere, oceans and biosphere). The use of proxy variables allows us to retrace the history of the main climate variables as far back as 70 million years before present. A summary of our present knowledge were presented, showing variability of climate in all time scales.
Intercontinental Academia - Talk with Till Roenneberg
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:52Talk about circadian behaviour and sleep in the real world.
Intercontinental Academia - Talk with Hideyo Kunieda
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:52Time in Astronomy: how time is related to astronomy, specially discussing time delay surrounding the black holes (the effect of the general theory of relativity).
Intercontinental Academia - Talk with Ruud Buijs
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:54The timing of brain and body physiology. In this conversation Buijs aimed to cover the mechanisms that our brain is using to synchronize our physiology to the requirements of the day. The importance of such synchronization for our health has been demonstrated in many different studies. The first task of our brain is that it needs to take care of itself, for that it has an elaborate system that provides it continuously with information about the state of our body. Naturally the state of energy in our body is of the utmost importance because our brain uses up to 20% of the available energy most in the form of glucose. Only if that is available in sufficient amounts then the brain can think of reproducing itself. Because the available energy depends for all organisms on the energy of the sun many systems have developed that take into account the day night cycle and thus the availability of food. This appears to be the main organizational principle in most organisms. Therefore we will see a very close association between time energy and physiology. Therefore time is important for the functioning temperature regulation, reproduction, metabolism, circulation and immune system. Therefore the mechanisms of this interweaving of time with these different physiological systems will be the topic of our conversation.