Janina Onuki é nomeada assessora do CNPq
A cientista política Janina Onuki foi nomeada no dia 30 de junho membra titular da Área de Relações Internacionais do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia do CNPq. De acordo com a Portaria 2303/25 do presidente do órgão, Ricardo Magnus Osório Galvão, ela integrará o comitê até 31 de julho de 2028.
Professora titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Onuki é presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação do IEA, onde coordena o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (Nuppes).
Ela é pesquisadora responsável do Projeto Temático Fapesp Igualdade de Gênero em Diálogos Bilaterais e Multilaterais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Gender STI), editora-chefe da Brazilian Political Science Review e integrante do Comitê Executivo da Innovation and Science Diplomacy School (Innscid), parceria do IEA com o Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP.
Onuki graduou-se em ciências sociais e obteve os títulos de mestre e doutora em ciência política pela FFLCH-USP, com estágio sanduíche na Universidade Georgetown e pesquisa de pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte, ambas nos EUA.
Ela foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, participante do Programa Ano Sabático do IEA e pesquisadora visitante na Universidade da Cidade de Nova York, EUA, e na Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Atuou também como coordenadora da Câmara de Normas e Recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e da Área de Pesquisa da Associação Latino-Americana de Ciência Política.
Foto: Leonor Calasans/IEA-USP