-
O desafio de repensar a ação profissional docente
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:57
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
O educação baseada no ensino discursivo está em xeque. Agora, o professor precisa ter compromisso com o aprendizado, o que requer postura ativa dos alunos
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
O professor e a ideia de profissionalismo
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:24
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A docência vai além do conhecimento técnico: o profissionalismo exige, antes de tudo, compromisso com um projeto coletivo
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
Reconhecimento e plano de carreira, os segredos da atratividade docente
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:57
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Mais que altos salários, oportunidades de formação e boas condições de trabalho aparecem como fatores primordiais para atrair — e reter — bons professores
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
Competência para desenvolver competências
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:57
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A ideia proposta na BNCC exige um novo tipo de professor, aberto a aprender constantemente e a levar seus alunos a novas descobertas
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Profissionalismo e Competência - 16 de março
-
Ensino Fundamental 2: uma etapa quase esquecida
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:44
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Os anos finais desse segmento se tornaram uma fase sobre a qual se fala pouco, que recebe poucas políticas e com estudantes fragilmente acompanhados pelos professores
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
Para superar a separação em disciplinas
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:35
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Uma abordagem por áreas para a formação de professores pode impulsionar também trabalhos menos fragmentados dentro das salas de aula da Educação Básica
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
O saber e o ensinar articulados na escola
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
11/06/2020 06:31
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
A maneira como compreendemos o conhecimento influencia o planejamento da prática em sala de aula
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
Planejar e avaliar para o desenvolvimento de competências
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:58
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Novos documentos curriculares destacam aspectos como autonomia, liberdade e tolerância. Mas como professores podem desenvolvê-los em suas aulas e avaliações?
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
A divulgação científica como apoio a formação de professores
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Em São Carlos, iniciativas do campus da USP na cidade aproximam graduandos da Educação Básica e dão apoio para o trabalho de professores dos ensinos Fundamental e Médio
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
Os desafios da formação inicial e seus impactos
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de formação continuada em "supletivos" do que deveria ter sido a graduação
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio