Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA

IEA: Ciência, Cultura e Sociedade

por Marilda Gifalli - publicado 09/04/2013 16:20 - última modificação 30/01/2017 15:37

A estrutura acadêmica do IEA é composta por grupos de pesquisa, grupos de estudo, cátedras, professores visitantes, professores seniores, professores em ano sabático e demais categorias que estão sendo implantadas na atual gestão: laboratórios, grupos de altos estudos dirigidos, fóruns, entre outras. A participação nas atividades é aberta a pesquisadores e profissionais com projetos relacionados com as metacuradorias do IEA, mediante aprovação do Conselho Deliberativo. Podem participar brasileiros e estrangeiros, integrantes ou não da USP, portadores ou não de título universitário, desde que comprovado notório saber. Outros pesquisadores são integrados temporariamente em função das atividades específicas de projetos e demais atividades públicas.

Grupos de Pesquisa | Grupos de Estudo | Cátedras
Professores VisitantesAno Sabático | Laboratórios

Grupos de Pesquisa

Workshop - Site
Reunião de coordenadores dos Grupos de Pesquisa

Os Grupos de Pesquisa reúnem integrantes formalmente organizados para o desenvolvimento de projeto interdisciplinar por prazo determinado. Podem ser propostos por docentes da USP, de outras instituições acadêmicas ou integrantes de instituições de natureza diversa e reconhecido mérito. Saiba mais

 

 

 

 

Grupos de Estudo

Caio Dantas  - site
Caio Dantas, coordenador do Grupo de Pesquisa A Evolução das Universidades: Desafios Contemporâneos

Os Grupos de Estudo, mais flexíveis que os de pesquisa, acolherão projetos embrionários ou exploratórios de novas temáticas. De caráter interdisciplinar, esses grupos poderão ser compostos por professores (vinculados à USP ou não), alunos de graduação e pós-graduação e representantes de instituições não acadêmicas. Saiba mais

 

 

 

 

Cátedras

Cátedra - site
Exposição (Re)Conhecer...Para Nunca Esquecer!, da Cátedra Unesco

Professor Visitante

Ano Sabático

Instituído a partir da Resolução nº 7.069, o programa Ano Sabático no IEA permite que, todos os anos, seis professores da USP passem um período sabático de seis ou doze meses no IEA, com o objetivo de desenvolvimento de projeto de pesquisa individual. Com o programa, os docentes ficam dispensados, sem prejuízo, do exercício de suas atividades, inclusive as didáticas, junto à unidade de origem. Leia mais.

 

Laboratórios

SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

O Laboratório Sociedades Contemporâneas destina-se à articulação de pesquisadores do IEA e convidados para o exame crítico de fenômenos sociais da atualidade e do papel dos atores envolvidos. A pauta do laboratório inclui temas políticos, institucionais, econômicos, sociais e culturais.

Conheça os eventos já realizados:

Manifestação no Largo da Batata, São Paulo

O Que Está Acontecendo?

21 de junho de 2013: Este foi o primeiro evento da série UTI Brasil e analisou a série de manifestações populares realizadas no Brasil naquele período.


 

Manifestantes na cobertura do Congresso Nacional - 4

Como Avançar?

3 de julho de 2013: O segundo evento da série UTI Brasil debateu as medidas e decisões adotadas e propostas após as manifestações de junho.

 

 

Mais médicos

Mais Médicos

4 de setembro de 2013: Especialistas discutiram o programa lançado em julho pelo governo federal.

 

 

Prováveis vítimas de arma químico em Douma, Síria

A Ética e o Ataque

11 de setembro de 2013: Em formato de mesa-redonda, tratou das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica.

 

 

Torcedora depois da derrota para a Alemanha

Futebol como Metáfora

25 de julho de 2014: Evento discutiu influência da derrota do Brasil na Copa do Mundo na autoestima e imagem do país.

 

 

Indignados - Espanha

Megatendências Globais e Desafios à Democracia

24 de junho de 2015: O Desafio do Nacionalismo Identitário
22 de outubro de 2015: O Desafio da Hospitalidade: Emigrantes e Refugiados