You are here: Home / CENTERS / Ribeirão Preto / Realizações / 2012

2012

by Marilda Gifalli - published Mar 07, 2013 03:48 PM - - last modified Apr 04, 2013 04:50 PM

Março

Dia 16

O IMPACTO DAS PRATICAS DE PREPARO E COLHEITA NA EMISSAO DE CO2 DO SOLO EM

AREAS DE PRODUCAO DE CANA

Newton La Scala Jr. (Unesp)

Auditório do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP), Campus de Ribeirão Preto21, 14h

 

FISICA DAS ALTAS ENERGIAS

Ronald Cintra Shellard (CBPF)

Auditório do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP)

 

Dia 26

INTERACAO UNIVERSIDADE EMPRESA: MITOS, REALIDADE, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Luiz Eugênio Mello (Diretor de Tecnologia da Vale S.A.)

Auditório do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP)

Coordenador: Roberto Mendonça Faria

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto realizou a palestra “Interação Universidade-Empresa: mitos, realidade, desafi os e oportunidades”. No evento o Prof. Mello abordou as principais questões na relação entre as universidades e as empresas, tomando como base sua própria experiência como diretor do Instituto Tecnológico Vale (ITV).

O Instituto conta com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem trabalhos em rede com universidades do Brasil e de outros países. A proposta do ITV é ser um polo de produção, armazenamento e disseminação global de conhecimentos inovadores para a cadeia da mineração sustentável.

As ações ocorrem através de três eixos: • Pesquisa, com a produção de conhecimento científico e novas tecnologias; • Ensino, através da capacitação de pessoas e cursos de Pós-graduação; • Empreendedorismo, visando desenvolver novos negócios para a indústria de recursos naturais.

Sobre Luiz Eugênio Mello: Pesquisador 1A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Diretor de Tecnologia da Vale S.A.

 

Abril

Dia 10

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Oswaldo Baff a (coordenador do Polo Ribeirão Preto)

Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto

 

Dia 27

DIETA E CASTAS: O EXEMPLO DAS ABELHAS SOCIAIS VISTO POR UMA ANALISE CAUSAL

DO DESENVOLVIMENTO

Zilá Luz Paulino Simões (FFCLRP)

Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto

 

Maio

Dia 8

MARKETING ESPORTIVO

Marcos Cortez Campomar (FEA)

Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto

 

Dia 25

TECNOLOGIA BANCARIA E DESENVOLVIMENTO

Expositor: Eduardo Diniz (FGV-SP)

Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto, Rua Prof. Pedreira de Freitas, casa 16, Bloco B, campus de Ribeirão Preto

 

Junho

Dia 1º

PLAGIO EM PUBLICACOES CIENTIFICAS

Marta Ligia Pomim Valentim (Unesp Marília)

Salão de Eventos do Centro de Informática de

Ribeirão Preto

 

Agosto

Dia 15

ELETRONICA ORGANICA: UMA NOVA FRONTEIRA DA CIENCIA

Roberto Mendonça Faria (IFSC e IEA)

Sala de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp)

A rede de pesquisa Ineo (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica) tem por objetivo montar uma rede de grupos de pesquisa voltada à área de dispositivos eletrônicos e opto- eletrônicos orgânicos. Para isso, é usada a tecnologia de filmes ultrafi nos, feitos de moléculas orgânicas semicondutoras.

O projeto da rede é concentrado em diferentes classes de materiais orgânicos, foto- e/ou eletroativos, e os projetos de pesquisa que compõem essa proposta incluem as áreas de síntese orgânica, estudo de propriedades estruturais, ópticas e elétricas, teoria de transporte em dispositivos e em estrutura eletrônica em nível molecular, processamento e possíveis aplicações de dispositivos.

Baseado nessa experiência, foram apresentados alguns trabalhos interdisciplinares que envolvem desde a síntese química das moléculas até a fabricação e caracterização de dispositivos (diodos luminescentes, fotovoltaicos, e transistores), passando pelos estudos fotofísicos e teóricos desses materiais.

Sobre Roberto Mendonça Faria: Possui gradução, mestrado e doutorado em física e livre-docência pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Université Montpellier e Centre National de La Recherche Scientifi que. É arbitro de diversas revistas científicas. Atual Coordenador do Polo São Carlos do Instituto de Estudos Avançados.

 

Dia 20

CANDIDO PORTINARI: DO CAFEZAL AS NACOES UNIDAS

Conferencista: João Cândido Portinari (Projeto Portinari)

Local: Sala de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp) da USP, Av. Bandeirantes, 3.900, Rua Prof. Pedreira de Freitas, Campus da USP, Ribeirão Preto

A palestra foi apresentada por João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari, e exibiu a trajetória artística do pintor desde sua origem no interior do Estado de São Paulo até a plenitude de seu legado de mais de 5 mil obras.

A apresentação expôs os principais temas desenvolvidos por Portinari, o povo, a vida e alma brasileira, apresentando uma visão do conjunto da obra, que atinge seu ápice nos painéis “Guerra” e “Paz”, que foram apresentados pelo Brasil à Organização das Nações Unidas.

O acervo reunido faz parte do trabalho de 33 anos do Projeto Portinari, idealizado por João Cândido, que fez o levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor.

Nestes mais de 30 anos esta Palestra Multimídia percorreu todo o território brasileiro, de pequenos vilarejos de interior até as grandes capitais, assim como no exterior: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Áustria, Noruega, México, Argentina, Rússia, entre outros.

Sobre João Cândido Portinari: Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology. Cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da PUC-Rio, assumindo sua chefi a em 1968. É Presidente da Associação Cultural Candido Portinari e conquistou diversos prêmios pelo Catálogo Raisonné de Cândido Portinari, entre eles o Prêmio CLIO de História, Prêmio Sérgio Milliet, Prêmio Jabuti, Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. Foi também agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, como Comendador, com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, a Medalha Antônio Olinto e em 2012 foi eleito a “Personalidade do ano” pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

 

Dia 22

CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RIBEIRAO PRETO

Expositores: Oswaldo Baff a Filho (coordenador do IEA-Polo Ribeirão Preto), Antonio Carlos Thobias Junior (secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos), Renato Pires da Silva Filho (diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria de Planejamento e Gestão de Ribeirão Preto) e José Eduardo Dutra de Oliveira (presidente da Academia de Ciências de Ribeirão Preto)

Sala de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (Cirp) da USP

Os objetivos do encontro foram demonstrar a importância da CT&I no desenvolvimento econômico e social dos munícipios e propor a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Ribeirão Preto. Após o evento, planejou-se redigir um documento com as idéias debatidas e propostas apresentadas a ser encaminhado aos candidatos a prefeito da cidade, para que as incluam em suas propostas de plano de governo.

 

Setembro

Dia 10

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANCAS CLIMATICAS: CERTEZAS E INCERTEZAS

Palestrante: Prof. Dr. Tércio Ambrizzi (IAG-USP)

 

Dia 19

NANOTECNOLOGIA APLICADA A SAUDE: UMA NOVA ABORDAGEM CONTRA VARIAS

DOENCAS

Palestrante: Prof. Dr. Antonio Cláudio Tedesco

(FFCLRP-USP)

 

Outubro

Dia 3

MESA REDONDA SOBRE SISTEMAS COMPLEXOS EM CIENCIAS BIOMOLECULARES

Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco, rof. Dr. Hamilton Varela (IQSC-USP), Prof. Dr. Ricardo Vêncio (FFCLRPUSP) e Prof. Dr. Antonio Roque (FFCLRP-USP)

A Disciplina de Pós-Graduação “Tópicos Avançados em Fisiologia” e o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, organizaram esta Mesa Redonda. Neste evento, um Químico, um Biólogo e um Físico apresentaram suas próprias experiências com moléculas, genes e neurônios, tendo como alvo de discussão os universais e as particularidades de Complexidade e Emergência nas Ciências Biomoleculares. Segundo o Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco (FMRP- -USP), coordenador da Mesa, os Sistemas Complexos estão presentes no nosso dia a dia, num leque enorme que vai de eventos moleculares aos componentes do Universo, sendo que suas regras podem ser aplicadas a moléculas, células, neurônios, rios, animais, objetos interatuando e que pelo efeito de “multidão” e por competição de recursos produzem fenômenos ou funções emergentes.

Abrindo o programa de atividades, o Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco, que atuou como Coordenador e Debatedor, fez uma introdução sobre os conceitos de Complexidade e Fenômenos Emergentes. A seguir, o Prof. Dr. Hamilton Varela (IQSC-USP) discutiu a utilização de sistemas químicos como modelos mínimos de algumas propriedades encontradas em sistemas biológicos.

O Prof. Dr. Ricardo Vêncio (FFCLRP-USP) apresentou os esforços do seu grupo para identifi car as “partes” moleculares (ncRNAs) do microorganismo archea modelo H. salinarum que ainda não são conhecidas em seu genoma, bem como a busca por entender suas interações com as “partes” conhecidas (proteínas). Continuando o evento, o Prof. Dr. Antonio Roque (FFCLRP-USP) divulgou os recentes resultados de simulações computacionais que mostram que as características morfológicas e dinâmicas dos neurônios podem ter impacto nas propriedades funcionais de redes complexas cerebrais.

 

Dia18

SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922: PERSPECTIVAS DO SECULO XXI

Participantes:

Profª Maria Cecília França Lourenço (FAUUSP): Herança dos modernistas e a criação da USP

Prof. Dante Velloni (FAAP): As artes visuais na semana de 22 em contraponto com o

contemporâneo

Profª Nadia Battella Gotlib (FFLCH-USP): Clarice Lispector e as modernidades

José Maurício Cagno (Mestre pela FFCLRPUSP): O teatro na semana de 22 em contraponto

com o contemporâneo

Prof. Rubens Russomanno Ricciardi (FFCLRP-USP): Sistema sem integridade e galhofa

sem melancolia? Revisitando questões da música no século XX.

Final: concerto gratuito com o Ensemble Mentemanuque (NAP-CIPEM).

Apoio: Departamento de Música, Faculdade de Filosofi a, Ciências e

Letras de Ribeirão Preto (USP) e o Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo.

 

Dia 31

TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA E CRIACAO DE EMPRESAS SPINOFF

Ana Paula Cossenza (FioCruz), Luciana Teixeira (Instituto Butantan), Geciane Porto (FEA-RP), Marcelo Ferro Garzon (Agência de Inovação da UFSCar), Flávia Prado (Agência USP de Inovação) e José Norberto Callegari (Lychnofl ora).

A mesa redonda reuniu pesquisadores, professores e empresários para discutir as soluções e difi culdades encontradas para promover a Transferência de Tecnologia das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) para empresas públicas e privadas.

Abrindo o primeiro bloco, a pesquisadora da Fio Cruz, Ana Paula Cossenza, apresentou o modelo de transferência que foi adotado pela Fundação, através do Instituto de tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Representando o Instituto Butantan, Luciana Teixeira expôs o modelo de transferência do Instituto para empresas do setor farmacêutico. A professora da USP, Geciane Porto (FEA-RP), fechou a primeira etapa do evento debatendo a criação de empresas Spin-off .

O segundo bloco teve como objetivo apresentar casos práticos de sucesso envolvendo Transferência de Tecnologia. Os convidados foram Marcelo Ferro Garzon da Agência de Inovação da UFSCar e Flávia Prado que representou a Agência USP de Inovação.

Concluindo os debates, José Norberto Callegari, presidente da Lychnofl ora, relatou a experiência de sua empresa, voltada à P&D de ativos naturais.

 

Novembro

Dia 12

II WORKSHOP SOBRE PRESSAO INTRACRANIANA PICMI

Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - Cirp/USP

O 2º Workshop PICMI como parte integrante das atividades do Projeto da Organização Panamericana de Saúde – Opas e Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

A inovação tecnológica em saúde, mais especifi camente no que se refere à mensuração em tempo real da pressão intracraniana, é uma demanda mundial ainda vigente para o diagnóstico de várias patologias e tratamento de doenças relacionadas. Atualmente todos os métodos comerciais existentes para medição da PIC são invasivos existindo uma ampla demanda por sistemas minimamente invasivos e não invasivos.

Neste contexto, o professor Sérgio Mascarenhas, criador do método minimamente invasivo e idealizador do workshop PICMI, explica que os novos métodos de monitoração da pressão intracraniana são inovações de importância social e científica para a sociedade a nível global. Desse modo, o 2º PICMI reuniu lideranças científicas e acadêmicas, inclusive internacionais como o Prof. Marek Czosnyka da Universidade de Cambridge, para debater e explorar o tema.

O evento contou com o apoio do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Consulado Britânico - SP, Fapesp, CNPQ, Sapra Assessoria, Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e o CIRP - USP.Sérgio Mascarenhas

 

Dia 12

SANTOS DUMONT: CIENTISTA E INVENTOR

Com o Prof. Dr. Henrique Lins de Barros (CBPF)

Local: Anfiteatro Dr. Ivo Torres, Bloco A, FEA-RP/USP

O professor Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentou no Instituto de Estudos Avançados, Polo Ribeirão Preto, seus estudos e as pesquisas desenvolvidas sobre o aviador, inventor e cientista Santos Dumont. Barros demonstrou como Santos Dumont (1873- 1932) resolveu os dois problemas centrais do voo humano: a dirigibilidade de balões (1901) e o voo completo de um avião (1906), feitos que só foram possíveis devido às inovações que ele propôs em vários aspectos da arte de voar: novos materiais, desenvolvimento de motores, estudos da estabilidade e da aerodinâmica.

A palestra contou também com uma síntese dos cerca de 20 inventos realizados por ele no curto período de dez anos, retratando seu ponto de vista sobre a ciência do voo e de como a sua contribuição, realizada com recursos da venda da fazenda Dumont (Ribeirão Preto) e dos prêmios recebidos, mudou o curso da história do século XX.

Sobre Henrique Lins de Barros: Biofísico, pesquisador titular do CBPF, possui graduação e mestrado em Física Atômica pela PUC/RJ e doutorado na mesma área pelo CBPF. Foi secretário geral da SBF, Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Tem se dedicado ao estudo da resposta magnética de microorganismos. Dirigiu e roteirizou vídeos de divulgação científica e roteirizou o documentário longa metragem Santos Dumont, o homem pode voar (de Nelson Hoineff ). É membro honorário da Red-Pop e do Conselho Superior do Incaer. Publicou livros sobre a história da técnica no Brasil com ênfase na história da invenção do voo humano.

 

Dia 26

CIENCIA E RELIGIAO: QUATRO PERSPECTIVAS

Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (localização)

O evento, que foi apresentado por Osame Kinouchi, discutiu quatro diferentes visões sobre a interação entre Ciência e Religião: o confl ito, a separação, o diálogo e a integração. Examinando as fontes de confl ito recentes (Culture Wars), o professor sugere que elas têm origem no Romantismo Anticientífico, religioso ou laico.

Segundo Osame, a ideia de separação entre os campos Religioso e Científi co já não parece ser viável devido aos avanços da Ciência em tópicos antes considerados metafísicos, tais como as origens do Universo (Cosmologia), da Vida (Astrobiologia), da Mente (Neurociências) e mesmo das Religiões (Neuroteologia, Psicologia Evolucionária e Ciências da Religião).

A palestra mostrou também que tentativas de integração forçada ou prematura entre Religião e Ciência correm o risco de derivar para a Pseudociência. Sendo assim, na visão do professor, uma posição mais acadêmica de diálogo de alto nível pode ser um antídoto para uma polarização cultural ingênua entre Ateísmo e Religiosidade.

Sobre Osame Kinouchi Filho: bacharel em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos - atual IFSC- USP, mestre em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos - USP e doutor em Física pelo Instituto de Física da USP. Fez seu pós-doutorado no IF-USP (1997) e IFSC-USP (1998), foi Jovem Pesquisador FAPESP na FFCLRP-USP (1999-2002) e fez livre-docência pela USP (2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo no Departamento de Física da Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras de Ribeirão.