Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Escola e a Cidade, o Estudante e o Cidadão na Formação Docente para a Educação Básica (1º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 04/02/2021 10:05 - última modificação 11/02/2021 11:05

de 18/03/2021 - 16:00
a 18/03/2021 - 19:00

ON-LINE

Atividade em Parceria com o NAP Escola das Metrópoles-IEA/USP.

Curadoria: Ana Estela Haddad (FO/USP e IEA/USP), João Whitaker (FAU/USP), Elie Ghanem (FE e IEA/USP) e Valter Costa

Parte I

1. O conhecimento dos territórios e comunidades da região da escola e da cidade - Valter de Almeida Costa (pós-doutorando da Faculdade de Educação/USP)
  2. Educação Integral: a cidade que educa e a educação para a vida - Helena Singer (Ashoka; Cátedra de Educação Básica IEA-USP)
  3. O aprendizado da cidadania: cidade, educação e desigualdades - Tristan McCowan (Institute of Education, University College London, autor de Citizenship education)
  4. Formação, planejamento e produção do espaço urbano, da grande cidade - João Sette Whitaker Ferreira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP)

Parte II

1. A intersetorialidade na formação do profissional e cidadão: os subsídios da arquitetura, do urbanismo, da saúde, da gestão pública e da educação - Ana Estela Haddad (NAP Escola das Metrópoles-IEA/USP)
  2. A experiência de elaboração do Projeto Político Pedagógico e implantação do Instituto das Cidades - Pedro Arantes (Departamento de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp/Guarulhos).
  3. A experiência de implementação da Escola das Metrópoles: Instituto Polis e movimentos de moradia na formação técnica e popular de cidadãos - Jorge Kayano (sanitarista, Equipe Democracia e Participação/Instituto Pólis)
  4. A articulação entre setores da educação e da saúde: a pandemia da Covid 19 nas comunidades da periferia – Luiz Eduardo Batista (sanitarista, Instituto de Saúde/SP)

A transmissão será aberta, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra no YouTube