Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade

por Sandra Sedini - publicado 27/02/2019 11:45 - última modificação 16/05/2019 08:33

Detalhes do evento

Quando

de 22/04/2019 - 08:30
a 23/04/2019 - 17:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

Para o enfrentamento dos impactos à saúde e à sociedade em decorrência das intervenções no meio ambiente, bacias hidrográficas e meio urbano, há que haver maior cuidado e investimentos para obter capacidade de resposta aos problemas da, cada vez mais complexa, sociedade humana. A ocupação humana no contexto das bacias hidrográficas e das cidades exerce pressão sobre o ambiente e a saúde da população, desafiando gestores para soluções viáveis e criativas.

A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações.

Para isso, em continuidade aos seminários do Ciclo UrbanSus, o encontro sobre Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade promove diálogos e reúne experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias interrelações entre ambiente e sociedade.

O evento pretende ampliar o espaço de discussões e reflexões com diferentes grupos acadêmicos e profissionais, no sentido de maximizar oportunidades de diálogo e busca por soluções com relação aos recursos hídricos, bacias hidrográficas e áreas urbanas, sob perspectiva inter e transdisciplinar, considerando a necessária interação e articulação entre os diferentes setores envolvidos.

O evento propõe-se ainda a contribuir para o aprofundamento dos Programas de PósGraduação em: Saúde Global e Sustentabilidade; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; bem como do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tanto no que se refere à temática abordada como no que tange à possibilidade de engendrar e reforçar parcerias nacionais e internacionais. É esperada uma interação e maior articulação entre professores, pesquisadores e profissionais com interesses na área de conhecimento, de modo a estimular a produção coletiva de conhecimentos e encaminhamentos voltados à sustentabilidade de bacias hidrográficas.

O evento é de responsabilidade do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados e dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, e conta com o apoio decisivo da CAPES, da Comissão de Cultura e Extensão da FSP, e da UFPE.

No dia 22 de abril ocorrem os Painéis I. Gestão Integrada de Águas Urbanas, II. Marcos da Gestão integrada de Bacia Hidrográfica, III. Planejamento e ordenamento territorial integrado e IV. Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais. No segundo dia de evento, em 23 de abril, ocorrem os Painéis V. Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais e VI. Gestão Integrada e Governança, assim como a Oficina “Caminhos a serem trilhados para a incorporação dos ODS na gestão de bacias hidrográficas”.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, o Ciclo de Seminários UrbanSus: Sustentabilidade Urbana tem por objetivo central refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

O Ciclo de Seminários UrbanSus é promovido pelo Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados, em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo, com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade.

Comissão organizadora

Arlindo Philipp Jr (IEA/FSP USP); Amanda Silveira Carbone (FSP USP); Débora Sotto (FSP USP); Djonathan Gomes Ribeiro (IEA USP); Eduardo Neder (FSP USP); ; Marcos Buckeridge; Maria do Carmo Sobral (UFPE); Mary Lobas de Castro (UMC/USP);  Sandra Sedini (IEA USP) e Thaisa Carvalho de Oliveira (IEA USP).

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 43 lugares

Onde estamos

Programação

 

Dia 22

08h30

Abertura

Marcos S. Buckeridge (IEA e IB USP)

Guilherme Ary Plonski (IEA e FEA USP)

Arlindo Philippi Jr (IEA e FSP USP)

Maria do Carmo Sobral (UFPE)

09h00

Painel I.  Gestão Integrada de águas urbanas

Carlos Eduardo Morelli Tucci (FEEVALE – RS) - via skype

Oscar de Moraes Cordeiro Netto (ANA)

Suetônio Mota (UFC)

Moderador

Marcos Buckeridge (IEA e IB USP)

Relator

Taciana Neto Leme (ANA)

10h30

Painel II: Marcos da Gestão integrada de Bacia Hidrográfica

Adilson Pinheiro (FURB)

Frank Jaspers (UNESCO)

William Bonino Rauen (UFPR/UP)

Moderador

Tercio Ambrizzi (IEA, IAG e Incline USP)

Relator

Eduardo Neder (ProASaS/FSP USP)

12h00

Intervalo para almoço

14h00

Painel III: Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado

Luís Eduardo G. Grisotto (ABES/Cobrape)

Mauricio Dziedzic (UP)

Monica Porto (EP USP)

Moderador

Wagner Costa Ribeiro (IEA e FFLCH USP)

Relator

Sonia Maria Viggiani Coutinho (IEA e FSP USP)

15h30

Painel IV: Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais

Eduardo Mario Mendiondo (USP São Carlos)

Inga Jacobsmata (CSIR)

Sérgio Ayrimorais (ANA)

Moderador

Maria do Carmo Sobral (UFPE)

Relator

Debora Sotto (FSP USP)

17h00

Lançamento do livro “Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade” (ed. Arlindo Philippi Jr e Maria do Carmo Sobral)

17h30

Encerramento

 

Dia 23


09h00

Painel V: Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais

Harry Bollman (PUC-PR)

Márcia Maria G. Alcoforado de Moraes (UFPE)

William Stringfellow (University of the Pacific)

Moderador

Carlos Alberto Cioce Sampaio (UFPR/FURB)

Relator

Amanda Silveira Carbone (PPGSP e FSP USP)

10h30

Painel VI: Gestão Integrada e Governança

Cleverson V. Andreoli (ISAE/ Andreoli Engenheiros Associados)

Virgínia Grace Barros (UDESC)

Pedro Roberto Jacobi (IEE e IEA USP)

Moderadores

Arlindo Philippi Jr. (IEA e FSP USP)

Relator

Mary Lobas de Castro (UMC/USP)

12h00

Intervalo para almoço

14h00

Oficina “Caminhos a serem trilhados para a incorporação dos ODS na gestão de bacias hidrográficas”

Adilson Pinheiro (FURB); Carlos Alberto Cioce Sampaio (UFPR/FURB); Eduardo Mario Mendiondo (USP São Carlos); Eduardo Neder (ProASaS/FSP/USP); Luís Eduardo G. Grisotto (ABES/Cobrape); Frank Jaspers (UNESCO); Gilda Collet Bruna (UPM); Inga Jacobsmata (CSIR); Márcia Maria G. Alcoforado de Moraes (UFPE); Mary Lobas de Castro (UMC/USP); Mauricio Dziedzic (UP); Miguel Mansur (ABES/UFPR); Pedro Roberto Jacobi (IEA/USP); Sérgio Ayrimorais (ANA); Sonia Maria Viggiani Coutinho (FSP/USP); Soraia Fernandes (Editora Manole); Suetônio Mota (UFC); Suzana Gico Montenegro (UFPE); Taciana Neto Leme (ANA); Valdir Fernandes (UTFPR); Virgínia Grace Barros (UDESC); Wagner Costa Ribeiro (IEA e FFLCH/USP); William Bonino Rauen (UFPR/UP) e William Stringfellow (University of the Pacific).

Moderadores

Arlindo Philippi Jr. (IEA/FSP/USP) e Maria do Carmo Sobral (UFPE)

Relatoria

Amanda Silveira Carbone (IEAUSP), Débora Sotto (IEAUSP) e Soraia Fernandes (Manole)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo