Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Protagonismo Jovem Contra a Omissão do Clima

O Protagonismo Jovem Contra a Omissão do Clima

por Sandra Sedini - publicado 20/05/2021 11:15 - última modificação 03/06/2021 10:36

Detalhes do evento

de 01/06/2021 - 16:00
a 01/06/2021 - 18:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

No impactante contexto pandêmico, a crise climática permanece como uma severa ameaça global, que, no entanto, não tem recebido atenção e ações suficientes por parte de formuladores de políticas.

Considerando um quadro de retrocessos e omissões nas políticas ambientais brasileiras, vozes e ações dos jovens emergem como alternativa para fortalecer a busca por prudência e justiça climática. No entanto, embora o ativismo juvenil tenha se ampliado globalmente, nem todos os jovens fazem parte do diálogo sobre o clima e importantes vozes juvenis ainda estão sendo silenciadas, especialmente nas periferias urbanas.

O objetivo deste webinar é debater, a partir do olhar de jovens lideranças, a importância e as potencialidades do protagonismo jovem em questões climáticas no nível nacional e internacional. Além disso, também será abordada a mobilização de lideranças juvenis em uma ação popular na Justiça de São Paulo contra retrocessos nos compromissos brasileiros da redução de emissões de gases de efeito estufa, estabelecidos de acordo com o Acordo de Paris.

Organização:

Leandro Giatti (IEA e FSP USP), Susanne Boerner (Universidade de Birmingham e FSP USP), Pedro Roberto Jacobi (IEA e IEE USP)

Expositores:

Flávia Bellaguarda (Gerente de Ambição e Política Climática no Climate Reality)

Marcelo Rocha (Ativista em educação, negritude, mudanças climáticas e no Fridays For Future Brasil e FFF MAPA - Most Affected Peoples and Areas).

Debatedores:

Susanne Boerner (Universidade de Birmingham e FSP USP)

Pedro Roberto Jacobi (IEA e IEE USP)

Moderação:

Leandro Giatti (IEA e FSP USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação