Saúde, Humanitarismo e Gênero nas Cidades
Detalhes do evento
Quando
a 23/06/2022 - 11:30
Onde
Nome do Contato
Simpósios USP Cidades Globais 2022 (2º encontro)
A saúde é um direito humano desigualmente distribuído no ambiente urbano, sobretudo quando observada sob perspectiva interseccional da sociedade, ou seja, a desigualdade pode ser mais acentuada, a depender das características sociais, econômicas, étnicas, de gênero e de geolocalização na cidade.
Discussões aprofundadas sobre tal desigualdade são necessariamente multidisciplinares, sejam simplesmente para hipotetização de soluções, sejam para formulação de políticas públicas em prol da questão. Nesse contexto, humanitarismo, gênero, cultura e economia são elementos indissociáveis.
Já no início da pandemia em 2020, países duramente atingidos pela Covid-19 detectaram empiricamente um aumento de violência doméstica (IPV, em Inglês: intimate partner violence) impulsionado pela doença e restrições quarentenárias. Embora as normas restritivas de circulação humana na Pandemia tenham sido formuladas para proteger a Saúde Pública, seus efeitos sobre a IPV não haviam sido sistematicamente estudados até o momento.
Neste encontro1, Dabney P. Evans mostrará resultados de seus múltiplos métodos de estudo. Esses resultados vão clarear nosso conhecimento acerca de como a pandemia e restrições de mobilidade afetaram a IPV e proverão lições para que nos preparemos para futuras pandemias.
Coordenação: Lincoln Suesdek (USPCG-IEA-USP e Instituto Butantan)
1Este encontro integra a série de simpósios internos promovida pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais.
Transmissão
Acompanhe o evento online em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Evento on-line | Sem inscrição prévia
Organização
Programação
10h |
Abertura Lincoln Suesdek (USP CG-IEA-USP) |
10h10 |
Palestra Dabney Evans (Emory University) |
11h | Debate |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo