Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story

The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story

por Rafael Borsanelli - publicado 22/01/2019 16:10 - última modificação 21/02/2019 12:30

Detalhes do evento

Quando

de 13/02/2019 - 11:00
a 13/02/2019 - 13:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

O Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), classificado entre as melhores universidades de pesquisa de ciência e tecnologia do mundo, é a primeira universidade de Israel. Até o momento, o Technion concedeu cerca de 100 mil diplomas. Desde a sua fundação, em 1912, vem formando gerações de engenheiros, arquitetos e cientistas que desempenham um papel fundamental na implantação da infraestrutura do Estado de Israel e no estabelecimento de suas indústrias de alta tecnologia. Além disso, é um dos poucos institutos de tecnologia do mundo com uma faculdade de medicina afiliada.

O sucesso do Technion no apoio à economia de Israel é marcante. Mais de 70% dos fundadores e gestores de indústrias de alta tecnologia do país formaram-se pelo Technion, além de terem fundado e/ou liderado dois terços das empresas israelenses na NASDAQ.

Entre os campos pioneiros nos quais o Technion alcançou reconhecimento internacional estão a medicina regenerativa e a pesquisa com células-tronco, além de engenharia de tecidos, engenharia aeroespacial, microeletrônica, comunicações, informática, supercondutividade, fibra ótica, optoeletrônica, engenharia quântica, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, catálise e nanotecnologia, biotecnologia e ciências da vida.

Ao longo dos anos, o Technion tornou-se renomado por seus avanços científicos e tecnológicos. O algoritmo de compressão de arquivos usado para arquivos “zipados” foi desenvolvido pelos professores Abraham Lempel e Jacob Ziv, tendo se tornado um padrão internacional. O fármaco Azilect®, para a profilaxia da doença de Parkinson, foi desenvolvido pelos professores Moussa Youdim e John Finberg, juntamente com a Teva Pharmaceutical Industries. Os laureados com o Prêmio Nobel de Química, professor Dan Shechtman (2011) por sua descoberta de quasicristais e professores Avram Hershko e Aaron Ciechanover (2004) por sua descoberta da ubiquitina, demonstram a força coletiva e do ambiente estimulante da inovação do Technion.

Em 2011, uma parceria entre a Cornell University e o Technion ganhou uma competição internacional para estabelecer um novo instituto de ciências aplicadas na cidade de Nova York, levando à fundação do Instituto de Inovação Jacobs Technion-Cornell (JTCII).  Em 2013, foi anunciada a criação do Instituto Technion de Tecnologia de Guangdong (TGIT), adjacente à Universidade de Shantou, no sul da China, que oferece cursos de graduação e pós-graduação certificados pelo Technion.

Abertura

Marcos Vinicius de Souza (Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação)

Conferencista

Peretz Lavie (Presidente do Technion)

Mediador

Guilherme Ary Plonski (EP, FEA e IEA e InovaUSP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Em inglês sem tradução | Inscrições Encerradas

Organização

Instituto de Tecnologia de Israel (Technion)

Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT-USP)

Instituto de Estudos Avançados

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo