Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Território em Intempérie - Pós-Covid-19: Desacelerando a Mudança Climática

Território em Intempérie - Pós-Covid-19: Desacelerando a Mudança Climática

por Cláudia Regina - publicado 27/05/2020 10:35 - última modificação 23/11/2020 16:58

Detalhes do evento

de 04/06/2020 - 20:00
a 04/06/2020 - 22:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Segundo encontro do ciclo Território em Intempérie: Pós-Covid-19, a atividade tem como objetivo colaborar e aglutinar soluções que permitam trazer ao debate a Desaceleração da Mudança Climática como tema central. Este aspecto em função de ser o elemento a ser visto como uma intempérie entre diversas outras físicas ou geográficas, que deve ser alterada em função dos modos atuais de como os espaços, a cidade e os usos estão sendo ocupados e como devem ser repensados.

De tais aspectos podem vir a surgir cenários que venham a diminuir os impactos no meio ambiente que decorrem da indústria, produções, comércios ou mobilidades, oriundas das queimas de combustíveis, do impacto as paisagens rurais ou a falta de permeabilidade dos centros urbanos; o paradigma que decorre e da diminuição humana junto ao meio ambiente, a relação uso e demanda se modificando em função das condicionantes impostas pela pandemia.

A busca por uma mudança decorre da mudança da consciência humana vista a fragilidade atual de vários componentes que terão que ser reinventados, tais como a economia e seus desdobramentos, é a oportunidade de um novo pacto social frente as demandas do meio ambiente.

O ciclo de webinários tem como intuito colaborar e abrir a interlocução com expositores internacionais da Flacso do Equador, da Universidade Fedaral do Rio Grande do Sul, da Universidade Veiga de Almeida e de pesquisadores do IEA-USP, para o debate que se abre neste momento e que colabora com a pesquisa desenvolvida no Programa USP Cidades Globais denominada "Metrópoles Latino-americanas: Instrumentos Sustentáveis para o Desenvolvimento Territorial Frente à Intempéries: Casos de São Paulo/Br, Santiago/Cl, Quito/Ecu e Montevideo/Uru".

Este intercâmbio é de grande importância para as instituições envolvidas devido a visão e inovação proposta frente às diversas mazelas que impactam as atuais dinâmicas territoriais.

A formulação destas soluções têm como intuito trazer ao debate novos instrumentos urbanos para a formulação de estratégias que venham a servir de suporte em situações de risco, impactos ou que sejam promotoras de resiliência por meio de uma visão futura a partir do desenvolvimento e fomentação a Desaceleração da Mudança Climática.

Exposição

Carlos Murdoch (FAU-UVA)

Gogliardo V. Maragno (FAU-UFRS)

Gustavo Duran (Flacso/Equador)