Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Valores, Heurística e Política: Uma Exploração da Relação entre Valores Sociais e Metodológicos em Ciências

por Fernanda Rezende - publicado 08/07/2015 17:20 - última modificação 03/02/2016 16:39

Detalhes do evento

de 23/10/2015 - 09:30
a 23/10/2015 - 12:30

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5°andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Helen Longino - Stanford University
Debatedores:
Hugh Lacey - Swarthmore College
Marcos Barbosa de Oliveira - FE e IEA
Moderador:
Pablo Mariconda - FFLCH e IEA

Adicionar evento ao calendário

Esta palestra argumenta que os chamados valores cognitivos ou virtudes tradicionalmente invocados como verdade ou objetividade podem, em certos contextos de utilização, ser os veículos para intencionalmente ou não introduzir os valores sociais e políticos em investigação científica. O argumento contrasta dois conjuntos de valores: o tradicional ou ortodoxo (simplicidade, generalidade, etc.) com um conjunto alternativo (heterogeneidade, complexidade), elaborado a partir de práticas feministas e de oposição, e mostra como cada um pode ser utilizado em apoio das hipóteses com implicações sociais muito diferentes. A palestra propõe que ambos os conjuntos de valores sejam considerados como heurística, mas que os elementos dos conjuntos não sejam indicadores independentes do contexto da verdade ou objetividade.

Exposição:

Helen Longino - Stanford University

Debatedores:

Hugh LaceySwarthmore College

Marcos Barbosa de Oliveira - FE e IEA

Moderador:

Pablo Mariconda - FFLCH e IEA

*Haverá tradução simultânea.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo