Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: A Solução Está nos Biocombustíveis?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:27A substituição dos combustíveis fósseis por alternativas menos agressivas está diretamente relacionada ao alcance das metas dos 17 ODSs da ONU. A sociedade identifica o uso do biocombustível apenas na mobilidade, mas etanol, bagaço de cana e resíduos de madeira têm oferecido grandes vantagens na geração de “energia elétrica limpa e renovável” para finalidades que vão além do transporte. Essa discussão, parte do Programa Eixos Temáticos da USP, foi realizada com dois executivos do setor bioenergético: Antonio Stuchi, da Raízen, empresa de energia que é referência global em biocombustíveis e bioeletricidade; e Plinio Nastari, economista agrícola e “opinion-maker” do setor bioenergético, que já trabalhou para vários países em programas de desenvolvimento do etanol e hoje é membro da Datagro Consultoria.
InnSciD SP 2022 - The international dimensions of Social Innovation
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 13:23Embora “inovação” seja comumente associada com o desenvolvimento de novos produtos feitos com base em alta tecnologia, seu conceito abrange muito além e envolve muitos outros aspectos. Uma das áreas mais dinâmicas nesse domínio é a "inovação social”, que pode ser entendida como a implementação de novos processos e sistemas que destinam-se a melhorar as vidas e o bem-estar de pessoas individuais e comunidades inteiras. Iniciativas com o voluntariado e mobilização online de esforços coletivos, concessão de microcrédito, aprendizado a distância, podem ser consideradas práticas de “Inovação Social”. Esse painel explorou as várias possibilidades de definição para “Inovação Social”, assim como discutiu suas iniciativas a partir de uma perspectiva internacional.
InnSciD SP 2022 - Cross-Border open Innovation Initiatives
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:36Com o surgimento e desenvolvimento de ecossistemas de inovação nacionais e subnacionais, as empresas vêm adotando uma abordagem aberta em direção à pesquisa e ao desenvolvimento. A tradicional “in-house R&D” tem sido parcialmente substituída por mecanismos pela qual startups, universidades e institutos de pesquisa aplicada contribuem consideravelmente nos processos inovadores das empresas. A tendência tem atravessado fronteiras, com gerentes de desenvolvimento procurando no exterior por parceiros que poderiam enriquecer seu portfólio de produtos e soluções. Para fomentar essas conexões, agências de inovação ao redor do mundo também tem promovido programas internacionais de inovação aberta. Esse painel teve como objetivo refletir acerca dessas últimas tendências, concebendo seus benefícios e possíveis armadilhas.
Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Quinto Encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:24É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana. Mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. Mauro William Barbosa de Almeida, um dos raríssimos antropólogos brasileiros que valorizam a teoria darwiniana, foi convidado deste encontro.
InnSciD SP 2022 - Decolonising Science in Tropical Marine Research and Conservation
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/08/2022 11:41A ciência do paraquedas é a prática em que cientistas internacionais de países de renda mais alta conduzem estudos de campo em países em desenvolvimento e completam a pesquisa em seu país de origem, sem nenhuma outra comunicação e engajamento efetivo com outras pessoas desta nação. Este evento explorou essa que é a expressão de uma ‘ciência colonial’ mais ampla, ao criar uma dependência no conhecimento externo e ajudar a perpetuar ideias e a cultura que continua a prejudicar a pesquisa e a conservação nos trópicos. Conter a ciência colonial a níveis adequados que permitam com que resultados mais equitativos sejam alcançados é complicado e requer ciclos interativos de reflexão dos papéis e contribuições dos indivíduos e instituições para o bem-estar social, reconhecimento das formas sutis da ciência colonial em vários níveis de governança, e métricas apropriadas que podem ajudar a orientar a política.
Natureza da Interação Humano-algoritmo: Conceitos, Aspectos Teóricos e Estudos de Caso
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/08/2022 16:13O foco temático da Cátedra Oscar Sala no período 2022-23, sob a titularidade de Virgílio, é o estudo transdisciplinar dos algoritmos e máquinas inteligentes – não como artefatos de engenharia ou computação, mas como uma classe de atores que exibem padrões de comportamento particulares na interação com humanos. Nesta conferência, foram explorados aspectos conceituais e teóricos relativos à interação humano-algoritmos, bem como os desafios da pesquisa que será realizada na cátedra.
Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 11:12No evento, o Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação apresentou um pré-estudo de viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT). Este deverá ter como missão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios, por meio da transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo. Segundo os organizadores, até o momento, as leis ambientais e esforços de conservação não conseguiram reverter o desmatamento e a degradação florestal.
Women, Race, and Technology: 2nd IEA Inter-chair Meeting
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 10:42Ruha Benjamin, from Princeton University (USA), and Conceição Evaristo, holder of the Olavo Setúbal Chair of Art, Culture, and Science, discuss the different forms of racial, gender, and class discrimination.
Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 10:40Diferentes formas de discriminação de gênero, raça e classe, sobretudo na área da tecnologia, foram abordadas neste evento com exposição das escritoras Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal, e Ruha Benjamin, professora da Universidade de Princeton (EUA).
A Matematização do Infinito no Século XVII: a Obra de Blaise Pascal
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 12/07/2022 12:51Como o infinito era pensado no século XVII? Este evento contextualizou historicamente a obra de Blaise Pascal (1623-1661), matemático que abordava novas teorias que lidavam com o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. Também discutiu o estatuto do "infinito" e do "indefinido" no interior de sua teoria.
Lançamento dos Resultados do Censo Vizinhança USP
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 12/07/2022 12:51Resultado de projeto coordenado pela educadora e ativista social Eliana Sousa Silva como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, o censo reúne dados inéditos relacionados a práticas culturais e condições de vida nas áreas vizinhas à Cidade Universitária, no Butantã, e a EACH, na Zona Leste. As pesquisas foram feitas entre janeiro de 2019 e abril de 2021. No dia 1° de julho, a apresentação do levantamento reuniu, além de Eliana, pesquisadores e moradores das comunidades recenseadas que atuaram no projeto, representantes da governança da USP e apoiadores.
Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Até onde Podemos Ir?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:10Neste evento, personalidades do setor de energia brasileira debateram o uso de energia do país, a demanda por energias renováveis clássicas – como hidráulica, eólica e fotovoltaica – e a oferta das energias nuclear e oriunda de combustíveis fósseis que, segundo os organizadores, têm baixa popularidade atualmente. O encontro teve como objetivo identificar as tendências que permitem estabelecer políticas públicas úteis para o país nessa área.
A Importância da Reconstrução das Políticas de Direitos Humanos no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:06Apresentação dos números 133 e 134 dos cadernos Cedec, editados em parceria com o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA, e que tratam dos eventos do "Ciclo de Memórias da Política Institucional de Direitos Humanos" realizados em 2021. Para debater o passado, o presente e o futuro das políticas de direitos humanos nacionais, as conferências reuniram presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos e ministros e ex-secretários que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos até o governo da presidenta Dilma Rousseff.
Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quinto Encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/07/2022 12:05Quinto e último webinar da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”. Foi dada sequência à discussão sobre as potencialidades e limitações das metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores. Além disso, os organizadores apresentaram um panorama das principais discussões alcançadas com a realização da série de webinars.
Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2022 10:43Seminário online apresentou os artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde” no Brasil (publicada em maio pela revista The Lancet Global Health) e marcou o lançamento dos dados referentes à cidade de São Paulo incluídos Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis. Também foram discutidas pesquisas da temática relacionada ao Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.
Agenda 2023 - Balanço e Perspectivas para os Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 10:32Sexto painel do ciclo Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil discutiu os desafios a serem superados pelo sistema brasileiro de inovação para a efetiva utilização de instrumentos de política de inovação pelo lado da oferta e da demanda, que "devem coexistir", segundo os coordenadores do encontro, os quais ressaltam o papel fundamental no Estado na concepção, implementação e avaliação desses mecanismos. Recentes alterações normativas e a entrada em vigor de novas leis no Brasil introduziram e aperfeiçoaram instrumentos voltados a estimular a articulação público-privada em prol da área de CT&I. Em grande medida, afirmam, os novos instrumentos buscam harmonizar normas e possibilitar mecanismos para estimular o processo inovativo e o desenvolvimento econômico dentro da engrenagem e em prol da operacionalização do nosso Sistema Nacional de Inovação. De acordo com os coordenadores, há taxonomias que classificam os instrumentos de estímulo à CT&I pelos lados da oferta e da demanda. Pelo primeiro lado, são voltados a prover as condições e subsídios para o desenvolvimento científico e tecnológico (por exemplo, mediante concessão de bolsas de pesquisa, financiamento às atividades de pesquisa e desenvolvimento, dentre outros). Pelo lado da demanda, buscam induzir e difundir os processos inovativos (como, por exemplo, o uso do poder de compra estatal de soluções inovadoras).
La Política en una Era de Complejidad
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:49Na conferência, o filósofo Daniel Innerarity, professor e pesquisador de filosofia política e social da Universidade do País Basco, Espanha, analisou as transformações contemporâneas da política e da democracia, cujas causa, afirma, se encontram em um fenômeno que ele chama de tripla complexidade, composta pelas complexidades geradas: 1) pelo crescente aumento do número de pessoas que participam desse contexto de forma interdependente, 2) por quatro lógicas (eficácia, legitimidade, solidariedade e prevenção) e quatro tempos (financeiro, constitucional, comunicativo e ambiental) que devem ser levados em conta e 3) pela legitimidade que deriva do conhecimento que deve ser mobilizado para a tomada de decisões adequadas.
Simpósios USP Cidades Globais 2022 - Saúde, Humanitarismo e Gênero nas Cidades
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:38Embora as normas restritivas de circulação na pandemia tenham sido formuladas para proteger a saúde pública, seus efeitos sobre a violência doméstica não haviam sido estudados sistematicamente até o momento. O expositor apresentou resultados de seus estudos a respeito dessa influência e discutiu lições para que a sociedade se prepare em relação a isso em futuras pandemias.
Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quarto Encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:43Quarto seminário online da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, no qual redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais tratam do potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Desta vez os convidados discutiram o desenvolvimento e aplicação de metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores.
Democratizar o Sistema de Justiça
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:20Seminário online debateu questões relativas à atuação de magistrados e seus impactos na qualidade de democracia. Segundo os organizadores do encontro, a Constituição Federal de 1988 conferiu ao Poder Judiciário atribuições de poder de Estado, cabendo à instituição o controle da constitucionalidade de políticas públicas. Além dessa atuação contramajoritária, cabe ao Judiciário aplicar as leis com o objetivo de resolver conflitos de interesse entre as partes envolvidas em processos, garantindo direitos e impondo sanções aos infratores. No entanto, consideram que o desempenho dessas funções tem sido objeto de críticas tanto por parte de integrantes dos demais poderes, como por operadores do Direito, pela mídia e por estudiosos.
Expandir e Tornar a Infraestrutura mais Verde e Integrar a Logística
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:37De acordo com os organizadores do seminário online, os investimentos em infraestrutura verde deverão ser priorizados em escala global e parte importante no pós-covid estará nas cidades. Melhores serviços de abastecimento de água e saneamento, assim como mudanças no suprimento de energia, reciclagem (resíduos e água) e maior eficiência energética dos edifícios são exemplos a serem perseguidos, afirmam. Outra parte do ‘verdejamento’ vem da energia: "A despeito dos avanços, a economia brasileira está novamente sujeita ao risco energético. O Brasil é talvez o país mais bem posicionado na possibilidade da expansão na geração calcada em fontes alternativas como a biomassa, a fotovoltaica, a eólica e a hidroelétrica. A potencial crise hídrica e elétrica tem sido, no entanto, um componente comum no País, o que sugere a existência de um problema recorrente na gestão (pública e privada) dos recursos naturais, que não incorpora as mudanças climáticas". Restam ainda possibilidades de investimento na infraestrutura das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e na logística. Para os organizadores, não falta competência ao Brasil e o maior desafio está em estender as pontes entre o investimento verde e as fontes privadas. Para que isso aconteça, afirma ser necessário o desenvolvimento de projetos estruturados, com riscos e retornos em conformidade com as preferências dos investidores, e reduzir os riscos legais, regulatórios e políticos. "A infraestrutura é um vetor importante para a recuperação da vida social no mundo pós-covid. No caso do Brasil, isso implica em bons projetos, ambientalmente sustentáveis e socialmente justos com ênfase na energia, TIC e logística", acrescentam.
Estamos Entrando na Era das Autocracias?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:38Seminário avaliou as ondas de transformação política e as crises da democracia que, segundo os organizadores, podem resultar na emergência de regimes autocráticos. Baseados no "protagonismo de líderes que se apresentam como fonte do seu próprio poder", tais regimes e sua proliferação no Brasil e afora foram tema de debate.
Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (3º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:45Terceiro webinar da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, onde redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais discutem o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Neste 3º encontro, os convidados trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias.
Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 12:06Seminário online organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza em homenagem à socióloga Anna Peliano, morta em 2021. O encontro também fez o lançamento em São Paulo do livro "Anna Peliano, uma Batalha Incansável contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade Social", editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e organizado por Fernando Rezende (viúvo de Anna, ex-presidente do Ipea). Os organizadores destacam que Peliano deixou um vasto legado de conquistas e contribuições para a agenda nacional das políticas de combate à fome. "Protagonista por mais de 50 anos dos debates em torno do tema, ela marcou a trajetória profissional de grandes pesquisadores e lideranças contemporâneas."
Papéis & Imagens Curiosas: Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:46O evento traçou um amplo panorama dos acervos de arquivos e bibliotecas em Portugal, ponto de partida para o estudo das biografias de jesuítas que circularam pela Assistência Portuguesa e para a investigação de sua encomenda artística. Também apresentou o projeto de uma grande base de dados sobre as biografias de todos os jesuítas da assistência.
Energia Nuclear pode Melhorar Plantas?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:45O Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (CENA) tem utilizado a energia nuclear em diferentes áreas da agropecuária. Neste evento, o pesquisador Augusto Tulmann Neto abordou como a energia originada de radiações pode ser aplicada para aumentar a variabilidade genética de plantas e melhorar características importantes tanto para o consumidor quanto para o agricultor.
Biodiversidade e Mudanças Climáticas - parte 2/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/07/2022 13:37Em comemoração à semana do meio ambiente e em homenagem ao centenário de Paulo Nogueira-Neto (1922-2019), este evento abordou aspectos relacionados às políticas brasileira e mundial de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Pioneiro e visionário, Nogueira-Neto criou a base do que se tornou o pensamento sobre o meio ambiente do século 20 até o momento, segundo os organizadores. Na USP, foi professor emérito do Instituto de Biociências e honorário do IEA.
Biodiversidade e Mudanças Climáticas - parte 1/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/07/2022 13:35Em comemoração à semana do meio ambiente e em homenagem ao centenário de Paulo Nogueira-Neto (1922-2019), este evento abordou aspectos relacionados às políticas brasileira e mundial de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Pioneiro e visionário, Nogueira-Neto criou a base do que se tornou o pensamento sobre o meio ambiente do século 20 até o momento, segundo os organizadores. Na USP, foi professor emérito do Instituto de Biociências e honorário do IEA.
Agenda 2023 - O que Precisa Ser Feito para que o Sistema Brasileiro de Ensino Forme Pessoas Preparadas para Promover a CT&I no País?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2022 10:44Seminário online tratou do que é preciso fazer para ampliar e diversificar a trajetória da educação e da formação de pesquisadores e profissionais qualificados para a CT&I no Brasil e quais políticas públicas devem ser estruturadas para garantir uma resposta urgente à necessidade de formação de pessoas com as habilidades necessárias para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. De acordo com os organizadores, os grandes cortes no orçamento público destinado ao ensino (técnico, tecnológico e universitário) e ao financiamento da pesquisa científica e tecnológica e a desmobilização de políticas públicas de ensino vêm causando incalculável prejuízo ao país quanto à sua capacidade de educar e formar pessoas para a geração de conhecimento. Da mesma forma, acrescentam, muitos setores críticos ao desenvolvimento tecnológico e à inovação vêm sofrendo um verdadeiro “apagão de mão de obra” em razão do déficit de profissionais com as capacidades e qualidades requeridas pelo mercado.
Urbansus - II Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - parte 3
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:41O objetivo do encontro foi discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de Ciências Ambientais, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões Social, Ambiental, Econômica e Institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproveitando as parcerias existentes e potenciais entre os programas, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os anais do encontro constituirão o livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - Volume 2”, nova obra-síntese em linguagem de divulgação científica, voltada a um público de interesse mais amplo.
I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua (Parte II)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/06/2022 14:47Segunda parte do colóquio destinado a analisar de forma multidisciplinar a realidade vivida pela população em situação de rua. A partir de pesquisa realizadas ou em andamento produzidas por parceria entre o Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA e Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, foi discutida uma ampla gama de aspectos e interfaces relacionadas com a questão, entre as quais: direitos, condições de cidadania, vulnerabilidade extrema, estratagemas de sobrevivência que envolvem a apropriação de espaços urbanos, constituição de abrigos mediante agenciamentos e materialidade sempre em estado de urgência e precariedade, estratégias de higiene e alimentação, condições de saúde, bem-estar, expedientes de trabalho ou ocupação, renda, sociabilidade, laços afetivos, segurança, autorreconhecimento e organização, interfaces com instituições não governamentais de acolhimento e suporte, marcos legais, planos, programas e ações do Estado.
Urbansus - II Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - parte 2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/08/2022 08:17O objetivo do encontro foi discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de Ciências Ambientais, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões Social, Ambiental, Econômica e Institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproveitando as parcerias existentes e potenciais entre os programas, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os anais do encontro constituirão o livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - Volume 2”, nova obra-síntese em linguagem de divulgação científica, voltada a um público de interesse mais amplo.
Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (2º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:16Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Neste segundo webinar de lançamento do livro "The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, que reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores em 15 diferentes estudos sobre a abordagem do conceito no contexto brasileiro, os convidados discutem a abordagem do nexo e questões de governança em diferentes escalas (como bacia hidrográfica, cidade), com destaque para os processos de tomada de decisão, instrumentos e ações, situando como a abordagem integrativa do nexo pode trazer benefícios sociais para diferentes partes interessadas em diferentes escalas.
Urbansus - II Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - parte 1
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 08/07/2022 15:38O objetivo do encontro foi discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de Ciências Ambientais, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões Social, Ambiental, Econômica e Institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproveitando as parcerias existentes e potenciais entre os programas, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os anais do encontro constituirão o livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 - Volume 2”, nova obra-síntese em linguagem de divulgação científica, voltada a um público de interesse mais amplo.
Conversas sobre a Teoria Darwiniana (4º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:17Nesta quarta conversa do ciclo, o físico Roberto Dobal Baldijão apresenta as conclusões de sua tese de doutorado "Quantum Darwinism and Contextuality", recentemente defendida no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Conversam com ele os professores José Eli da Veiga (coordenador do ciclo e professor sênior do IEA) e Jaroslava Varella Valentova (IEA e Instituto de Psicologia da USP). Duas das questões essenciais da tese estiveram no centro da conversa: a) quais princípios físicos estão por trás da existência do "darwinismo quântico"? b) quais princípios são necessários para que ocorra tal processo?
I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua (Parte I)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:46No primeiro dia de evento, este colóquio debateu as condições de saúde, alimentação e higiene, a renda, a sociabilidade, a segurança, a vulnerabilidade e os direitos da população em situação de rua – bem como sua relação com instituições não governamentais de acolhimento e programas de estado. O encontro abordou a temática a partir de palestras e apresentações de trabalhos, em um intercâmbio científico de atividades acadêmicas relacionadas ao espaço urbano e à saúde.
Urbansus - 50 anos de Estocolmo’72 e 30 anos da Rio’92: Desafios do Brasil do Presente para um Futuro Sustentável (Parte lI)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 05/07/2022 12:03Décadas após a realização das conferências ambientais em Estocolmo e no Rio de Janeiro, a amplitude das mudanças políticas e de gestão ambiental globais ainda é insuficiente para impedir agressões constantes aos recursos naturais. Muitas das promessas descritas em projetos das Nações Unidas e feitas por líderes governamentais ficaram no papel. Este seminário refletiu sobre o que se avançou no Brasil a partir dos marcos ambientais e quais são os desafios enfrentados pelo país considerando os compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU. Também debateu como podemos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações em termos de educação, tecnologia e cenário político.
Urbansus - 50 anos de Estocolmo’72 e 30 anos da Rio’92: Desafios do Brasil do Presente para um Futuro Sustentável (Parte l)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 05/07/2022 12:02Décadas após a realização das conferências ambientais em Estocolmo e no Rio de Janeiro, a amplitude das mudanças políticas e de gestão ambiental globais ainda é insuficiente para impedir agressões constantes aos recursos naturais. Muitas das promessas descritas em projetos das Nações Unidas e feitas por líderes governamentais ficaram no papel. Este seminário refletiu sobre o que se avançou no Brasil a partir dos marcos ambientais e quais são os desafios enfrentados pelo país considerando os compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU. Também debateu como podemos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações em termos de educação, tecnologia e cenário político.
Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (1º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:17Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Neste primeiro webinar de lançamento do livro "The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, que reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores em 15 diferentes estudos sobre a abordagem do conceito no contexto brasileiro, os organizadores do trabalho introduzem e discutem o tema.
Lançamento do Livro Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 11/07/2022 15:44Lançamento do livro que discute o caráter multiespécie das periferias e seu papel na relação desses territórios com a cidade. Os textos têm como referência dois projetos desenvolvidos nas cercanias da USP – um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde – e foram escritos por 29 estudantes de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos e professores da universidade, ligados a 18 cursos diferentes. A obra é uma coedição do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp) – vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência –, da Saúde Única em Periferias (SUP) e da editora Amavisse.
Fortalecer a Democracia Representativa
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:25De acordo com os organizadores do seminário, em todo o mundo vem-se disseminando a percepção de que há algo de errado com a democracia representativa, isto é, o sistema político em que as leis são criadas por representantes escolhidos diretamente pelos cidadãos. "Cada vez os eleitores, geralmente com razão, confiam menos em seus representantes, acusados de não cuidar dos interesses e valores de seus representados, de não implementar as leis que eles mesmos votam, de fraudar a legalidade em benefício próprio e não retribuir aos cidadãos comuns o que lhes é devido. Acrescentam que não é à toa que a crise da democracia representativa, no mundo e no Brasil, seja capturada por lideranças populistas, que rapidamente se empenham em jogar fora a democracia junto com as instituições representativas. "Não são os líderes populistas que inventam o populismo, mas sim a combinação entre o regime de governo e as regras de representação. Ou seja, no caso do Brasil, o regime presidencialista e o sistema proporcional de voto."
Arqueologia das Entrelinhas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:29Grandes personagens da história deixaram seu legado pessoal e intelectual registrado em epístolas que podem representar significativos documentos para a reconstrução histórica. O seminário destinou-se e evidenciar a função da correspondência epistolar de cientistas que teceram por esse meio a construção do conhecimento científico e uma rede de relações que contribuíram a formar comunidades cientificas em diversas partes do mundo, de acordo com os organizadores. "Além disto, as cartas assumem valor autobiográfico por conter informações subjetivas quanto aos pensamentos, sentimentos, preferências e emoções de seus autores, os quais registraram, talvez sem perceber, uma autobiografia de próprio punho." Eles ressaltam que isso aponta não só para a necessidade de preservação de material epistolar, mas também para os cuidados com as implicações questões éticas e jurídicas e confiabilidade da instituição responsável por sua salvaguarda e custódia.
Las Misiones Guaraní-Jesuíticas desde la Perspectiva de Ernesto Maeder (1965-2010)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 11:12O seminário tratou da biografia intelectual do historiador argentino Ernesto Maeder (1931-2015), especialista no Nordeste argentino e nas missões guarani-jesuíticas. O encontro enfatizou a proposta metodológica de Maeder para o estudo das missões, seu trabalho de edição e divulgação de fontes jesuíticas e seus estudos demográficos, que têm apontado o caminho para novas gerações, segundo os organizadores.
Ressuscitar a Credibilidade Internacional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:57Ao debater os meios para recuperação da credibilidade internacional do Brasil, os debatedores ressaltam que a política externa de um país abrange todas as esferas do Estado e da sociedade em que os indivíduos, as organizações, as empresas, e as diferentes agências dos entes federados se relacionem com o Exterior. Destacam que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) é apenas uma das agências de Estado envolvidas na execução das diferentes políticas governamentais que constituem a política externa. "No caso do Brasil, outras agências executam políticas com as instituições financeiras internacionais, com parte relevante das políticas de comércio, além de ações internacionais da Polícia Federal e do Ministério Público e de interações com agências e organizações internacionais de transporte, migração, para dar os exemplos mais evidentes."
Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/05/2022 13:27Conferência do antropólogo digital Juliano Spyer, da UFRJ e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Foi o sexto evento de seu Ciclo Anual 2021/22 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade. Spyer apresentou as constatações que fez sobre a atuação das igrejas evangélicas e a vida de seus fiéis no período de 18 meses em que viveu num bairro periférico ao norte de Salvador, Bahia. Esse vivência o levou a escrever o livro “Povo de Deus: Quem São os Evangélicos e Por Que Eles Importam”, lançado em 2021. Ele discutiu a falta de informação por parte da classe média e elites sobre os evangélicos e o preconceito a que estes estão sujeitos, além de detalhar as transformações na vida de pobres que ingressam em igrejas pentecostais.
Urbansus - Emergência Climática e Transição Energética: Desafios de Sustentabilidade para a Região Carbonífera de Santa Catarina
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/05/2022 11:11No cenário climático global, há uma demanda pela descarbonização das economias e por ações que permitam zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. No Brasil, a região carbonífera localizada em Santa Catarina produziu em 2020 o correspondente a cerca de 50% da produção nacional de carvão, e mais de um século de exploração na região sul do estado gerou um significativo passivo ambiental. Este evento discutiu estratégias para acelerar a transição energética do setor carbonífero catarinense de maneira sustentável e orientada às metas climáticas mundiais.
Reconectar Educação e Trabalho
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:52A tecnologia estabeleceu uma nova realidade no mundo do trabalho e gerou um impacto direto sobre a educação do país. Para se manter no mercado, os cidadãos veem a necessidade de estar em aprendizado contínuo e de se movimentar entre diferentes ocupações, enfatizam os organizadores do seminário. O encontro abordou como empresas, sindicatos e formuladores de políticas públicas devem atuar na criação de um sistema educacional preocupado em formar cidadãos preparados para este novo cenário.
Lançamento do Projeto Biota Síntese
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/05/2022 11:11No dia 18, este evento marcou o lançamento oficial do Biota Síntese. Visando à sustentabilidade em áreas rurais e urbanas, o Biota Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções baseadas na Natureza aplica o conceito de ciência de síntese para subsidiar políticas públicas. O projeto busca ressignificar o conhecimento científico para superar desafios relacionados à agricultura sustentável, economia de base florestal, zoonoses e saúde nas cidades. A coordenação é da USP e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA-SP), com sede no IEA.
Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 3 de 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:49O evento promoveu uma reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação entre museus, contextos e comunidades locais no Brasil contemporâneo. Foram examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no Brasil com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Com essa perspectiva, foram consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos.
Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 2 de 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:49O evento promoveu uma reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação entre museus, contextos e comunidades locais no Brasil contemporâneo. Foram examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no Brasil com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Com essa perspectiva, foram consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos.