Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cientista política alemã debate as diversas formas de democracia

Cientista política alemã debate as diversas formas de democracia

por Vinícius Sayão - publicado 16/03/2018 10:05 - última modificação 29/03/2018 09:29

Conferência "Democracy beyond Institucional Orders?" tratará dos prós e contras dos debates sobre a democracia e aspectos atuais das abordagens para diferentes tipos de democracia

Anja Mihr - Perfil
A conferencista Anja Mihr

Os prós e contras dos debates sobre a democracia e aspectos atuais das abordagens para diferentes tipos de democracia serão discutidos na conferência Democracy beyond Institucional Orders?, que acontece no dia 20 de abril, às 9h, no IEA. As consequências que essas abordagens podem ter para a qualidade da democracia também serão comentadas. O evento será em inglês (sem tradução), com transmissão ao vivo pela internet e inscrição prévia via formulário para os interessados em assisti-lo presencialmente.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia e pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, o encontro terá conferência Anja Mihr, fundadora e diretora do Programa do "Centro Humboldt-Viadrina de Governança através dos Direitos Humanos" em Berlim, na Alemanha, com moderação de José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa.

Entre as formas de democracia que serão abordadas estão a democracia multinível e a multi-stakeholder. A primeira se baseia na ideia de que existem diferentes estruturas de autoridades envolvidas nas políticas econômicas. Já a segunda, é um modelo que permite a participação de todos os atores da sociedade (representantes de governos, setores da iniciativa privada e da sociedade civil) em um sistema.

Além delas, também serão comentadas a democracia líquida, sistema misto entre democracia direta e democracia representativa, no qual os representantes do povo são designados para votar em cada tema, em vez de serem eleitos para um mandato de longa duração; e a chamada democracia "além do institucionalismo", que diz respeito às práticas democráticas fora das instituições democráticas formais.

Entre outras reflexões que serão abordadas, está a questão do que aconteceria se as instituições – parlamentos, governos, partidos políticos e até tribunais e burocracias efetivas – já não fossem fundamentais para as partes interessadas (stakeholders).

Anja Mihr

Doutora em Ciência Política pela Freie Universität Berlin, Alemanha, Anja foi professora de políticas públicas, justiça de transição, relações internacionais e direitos humanos na Escola de Políticas Públicas Willy Brandt na Universidade de Erfurt e no Instituto Holandês de Direitos Humanos (SIM) da Universidade de Utrecht, Países Baixos.

Atuou ainda como professora visitante na Universidade de Columbia, Nova York; Universidade de Pequim, na China; Universidade Hebraica em Israel; e Universidade Estadual de Erevan, na Armênia.

Os seus interesses de pesquisa interdisciplinar concentram-se na interligação entre direito internacional e governança, democracia, justiça e direitos humanos.

Democracy beyond Institucional Orders?
20 de abril, às 9h
Sala Alfredo Bosi, Rua do Anfiteatro, 513, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrições via formulário