Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário propõe divisão alternativa para as grandes áreas do conhecimento

Seminário propõe divisão alternativa para as grandes áreas do conhecimento

por Victor Matioli - publicado 25/09/2018 13:50 - última modificação 01/10/2018 15:48

O evento (Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento é organizado por parceria entre o IEA e o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP.
Biblioteca

Em abril e junho, o IEA-USP recebeu dois eventos que discutiram a atual divisão do conhecimento nas três grandes áreas clássicas: ciências humanas, exatas e biológicas. O terceiro e último encontro do ciclo, que apresentará uma nova organização possível para os saberes, será realizado no dia 4 de outubro, a partir
das 14h
, na sede do Instituto.

O seminário (Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento é organizado em parceria entre o IEA e o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP. Os interessados em acompanhar a atividade presencialmente devem realizar inscrição prévia. Para assistir à transmissão ao vivo pelo site do IEA, não é necessário
se inscrever.

Rubens Russomanno Ricciardi, coordenador do evento e professor da FFLCRP, acredita que a atual divisão do conhecimento é contraproducente. “Ela tem levado, não raramente, a resultados acadêmicos menos fecundos que o desejado, prejudicando o planejamento e a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma. Para ele, a divisão deveria se fundamentar em “termos de ciências da natureza, estudos culturais e artes e filosofia”. É exatamente essa discussão que ele pretende promover no evento.

Edições anteriores

1º encontro:

Fotos | Vídeo

2º encontro:

Fotos | Vídeo

Participam do seminário como expositores quatro professores da USP: Marco Antonio Zago, ex-reitor da USP, secretário de Saúde do Estado de São Paulo; Eliseu Martins, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA); Jorge de Almeida, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP).

Serão discutidos ainda o Manifesto de Leiden, que apresenta 10 princípios para guiar a avaliação acadêmica, e a valorização dos saberes profissionais e poético-práticos (habilidades psicomotoras) pelas universidades. Segundo Ricciardi, tais saberes “não são meros outros saberes, mas sim saberes essenciais”.

Foto: Paralela/Flickr

(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento
4 de outubro, às 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo