Notícias

por Marilda Gifalli - publicado 11/11/2013 17:24 - última modificação 11/11/2013 17:24

Reunião no Chile renovará Cátedra Bernardo O'Higgins

por Flávia Dourado - publicado 27/09/2013 09:50 - última modificação 01/10/2013 14:59 Histórico
Maria Helena Rolim Capelato
Maria Helena Rolim Capelato é a nova coordenadora da Cátedra Bernardo O'Higgins

VEJA POSTER
SOBRE O IEA

No dia 3 de outubro de 2013, Martin Grossmann, diretor do IEA, e Maria Helena Rolim Capelato, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, reúnem-se com Sergio Bravo Escobar, reitor da Universidad de La Frontera (Ufro), em Temuco, Chile. O objetivo do encontro é renovar por mais cinco anos o convênio entre a USP e a Ufro que deu origem à Cátedra Bernardo O'Higgins, sediada no IEA. Na reunião, também será definido um novo plano de trabalho para o próximo quinquênio.

Criada em 2008, a cátedra visa a propiciar ao público brasileiro mais informações sobre o Chile e, particularmente, sobre sua cultura. A proposta é que o intercâmbio entre os dois países seja intensificado pela convivência, em São Paulo, entre pesquisadores chilenos e brasileiros das duas universidades.

A cátedra foi coordenada pelo bioquímico Hernan Chaimovich, professor do Instituto de Química da USP e ex-vice-diretor do IEA, até 2009, quando Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, professor  do Instituto de Psicologia da USP, assumiu a coordenação, na qual permaneceu até março deste ano. A função está agora a cargo de Capelato, que ficará à frente da cátedra no período 2013-2017.

Mestre e doutora em história social pela USP, Capelato é professora titular do Departamento de História da FFLCH. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Suas pesquisas concentram-se na área de história da América, com foco em história comparada (varguismo e peronismo), história dos intelectuais da América Latina e cultura e política na América Latina.

CÁTEDRAS

O IEA tem tradição em sediar cátedras, que são convênios com instituições nacionais, estrangeiras ou transnacionais que permitem alocar recursos para o estudo de questões ligadas aos temas de trabalho de grupos e programas do Instituto.

Além da Cátedra Bernardo O’Higgins, atualmente está em atividade a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, coordenada pelo sociólogo Sérgio Adorno, diretor da FFLCH e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. Há também o Convênio IEA-Colegio de México, em fase de tratativas para renovação, que deverá ocorrer no início de 2014, quando da visita do diretor do IEA à instituição mexicana.

As outras cátedras que o IEA já sediou foram a Cátedra Claude Lévi-Strauss, a Cátedra de Ecologia Carl Friedrich Philipp von Martius, a Cátedra Mário Schenberg, a Cátedra Lucas Nogueira Carcez, a Cátedra Jaime Cortesão, a Cátedra Nicolau Copérnico e a Cátedra Simón Bolívar.