Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência / Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais

Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais

por Fernanda Rezende - publicado 18/01/2019 11:30 - última modificação 21/03/2019 08:34

catedraarteculturausp@usp.br

Conheça os pesquisadores

Durante o período de titularidade de Eliana Sousa Silva, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência realiza o projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais, com ações em três frentes:

Centralidades Periféricas

Série de diálogos entre integrantes do mundo universitário – docentes, técnicos e estudantes – e artistas, intelectuais e ativistas das periferias brasileiras. O propósito é estimular diálogos e interações que contribuam para aproximar a universidade e as periferias, de modo que se reconheçam as produções destas e se ampliem os meios para maior representatividade de suas pessoas e experiências na USP.

Veja os encontros do ciclo

Conexões com as Periferias

Criação de uma plataforma digital para maior aproximação da USP com as áreas periféricas ao campus da capital (Butantã e Ermelino Matarazzo). A iniciativa parte do reconhecimento do papel fundamental que a Universidade tem na construção de sociedades menos desiguais e violentas, a partir do seu engajamento com as demandas reais da população. Nesse sentido, serão identificadas as pesquisas e as ações de extensão da USP que tenham como foco as periferias. A plataforma também receberá sugestões de estudos sobre/com as periferias e de formas de ampliar a democratização do acesso e a permanência de grupos sociais populares na Universidade.

Pontes e Vivências de Saberes

Produção de diagnóstico sociocultural e econômico nas comunidades vizinhas ao Campus Capital (Butantã e USP Leste), com ênfase para o perfil geral das populações que ali residem, incluindo-se suas demandas, características e formas de relacionamento histórico com a USP. O objetivo é produzir dados que subsidiem a identificação de demandas sociais, bem como incentivar à formulação de propostas a serem apresentadas ao poder público e a instituições privadas.

Leia mais sobre o Censo São Remo, Jardim Keralux e Vila Guaraciaba

Jardim São Remo
São Remo, comunidade vizinha ao campus Butantã e que participará do censo