Grupo Analisa o Sentido Formativo das Ciências
Embora pouco recorrente nos discursos educacionais contemporâneos, a reflexão e o
debate acerca do papel formativo das humanidades e das ciências marcou a constituição do
pensamento educacional moderno, segundo os integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Temas Atuais da Educação.
Essa é a razão de o grupo ter iniciado em 2008 uma série de seminários sobre a questão.
No ano passado, o debate concentrou-se nas humanidades. Agora, nos dias 2 e 16 de outubro e 6 de novembro, a discussão será ampliada para as ciências (leia programa abaixo), com a
participação de pesquisadores do Instituto de Física, Faculdade de Educação e Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Em 2009, o grupo se dedicou aos vínculos entre ação educativa, conhecimento e
formação ético-política a partir de reflexões sobre o papel formativo das ciências na educação
básica.
O Sentido Formativo da História
Expositor: Arnaldo Contier (FFLCH)
Coordenador: Jaime Cordeiro (FE)
LOCAL: Auditório da Faculdade de Educação.
2 de outubro
O Sentido Formativo da Física
Expositor João Zanetic (IF)
O Sentido Formativo da Sociologia
Expositora: Heloísa Martins (FFLCH)
Coordenador: Celso Beisiegel (FE)
16 de outubro
O Sentido Formativo da Matemática
Expositora: Cristiane Gotschalk (FE)
O Sentido Formativo da Geografia
Expositor: Antonio Carlos Robert de Moraes (FFLCH)
Coordenadora: Maria Clara Di Pierro (FE)
6 de novembro
2008
O conceito de formação e seu sentido formativo em diferentes áreas do conhecimento
(literatura, filosofia e artes) foram analisados por professores da Faculdade de Educação (FE) e
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no seminário "O Sentido
Formativo das Humanidades". O evento foi a primeira atividade pública do Grupo de Estudos sobre Temas Atuais da Educação, criado em agosto no IEA.
27 e 28 de novembro
O Sentido Formativo das Humanidades
Expositor: Franklin Leopoldo e Silva, do Departamento de Filosofia da FFLCH , abordará
Expositora: Adélia Bezerra de Menezes, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH
Coordenador: José Sérgio Carvalho, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FE e integrante do grupo do IEA.
27 de novembro
O Sentido Formativo das Artes
Expositor: Celso Favaretto, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE-USP.
Expositor: Ricardo Fabbrini, do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP
Coordenador: Celso Beisiegel, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FE-USP.
28 de novembro