Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / ENCERRADA - Cátedra Olavo Setubal - Chamada para seleção de mestrandos

ENCERRADA - Cátedra Olavo Setubal - Chamada para seleção de mestrandos

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 09/09/2022 16:23

Inscrições até as 18:00 (horário de Brasília) de 22/08/2022

Estão abertas até o dia 22 de agosto, às 18h, as inscrições para seleção de três alunos de mestrado da USP que atuarão em atividades coordenadas pela escritora Conceição Evaristo, nova titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e Itaú Cultural destinada a fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global. [Leia a íntegra do edital da seleção].

Os três pós-graduandos contribuirão para a construção de um produto teórico relacionado ao conceito de "escrevivência", utilizado pela escritora para referir-se "à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela própria e de seu povo", de acordo com o edital.

Os interessados deverão se inscrever via formulário online. A lista dos escolhidos na primeira etapa do processo será divulgada no dia 29 de agosto. Eles serão entrevistados pela coordenação da cátedra e pela catedrática no período de 1º a 6 de setembro. O nome dos três selecionados será divulgado no site do IEA no dia 9 de setembro.

Ao se inscrever, o pós-graduando deverá anexar currículo atualizado com até duas páginas, histórico escolar (graduação e pós-graduação), carta de apresentação com motivação e interesse no programa proposto pela catedrática, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da cátedra (até 3 mil caracteres com espaços), projeto de pesquisa de mestrado, com resumo, e carta de anuência do orientador.

Os selecionados poderão receber bolsa mensal de R$ 2.349,60, por um período de 12 meses (de setembro de 2022 a agosto de 2023), em regime de dedicação parcial de 20 horas por semana, em atividades presenciais e/ou remotas. Não poderão acumular outras bolsas, de instituições públicas ou privadas, do Brasil e do Exterior, ou remunerações por serviços profissionais.

A seleção levará em conta as motivações expressas na carta de interesse dos candidatos e o escopo da pesquisa em desenvolvimento no mestrado. Serão priorizadas as pesquisas relacionadas à apropriação da língua portuguesa pelas classes populares, à subjetividade negra diante do racismo e à produção atual das e nas periferias brasileiras.

Terão preferência os candidatos com: 1) experiência no desenvolvimento de pesquisas de temática negra nas áreas de literatura, teoria da literatura, linguística, psicologia, educação, história e outras disciplinas afins; 2) inserção em grupos artísticos, culturais e sociais que proponham intervenção no social a partir do olhar das coletividades minorizadas, notadamente das mulheres negras.

Ao longo de sua atuação na cátedra, os bolsistas deverão:

  • apresentar bom desempenho acadêmico;
  • cumprir as atividades propostas no projeto;
  • cumprir a carga horária prevista, inclusive durante o período de férias letivas;
  • respeitar o cronograma de execução do projeto;
  • não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas;
  • apresentar relatórios de atividades parciais e final;
  • não acumular o recebimento de bolsas, exceto apoios e auxílios de permanência estudantil;
  • fazer referência à condição de bolsista da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência nas publicações, trabalhos apresentados e quaisquer outros meios de divulgação dos resultados do projeto;
  • cumprir o Código de Ética da USP e, conforme o projeto de pesquisa, eventuais normas éticas específicas.

 

A não observância desses deveres implicará o desligamento da cátedra e a perda de prioridade em processos de bolsas em editais futuros.

Resultado Final

registrado em: