Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de Pesquisa

Oportunidades de Pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 28/06/2018 08:49

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 26/07/2018 14:16

Prazo de inscrição: 15/10/2018

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

O Zukunftskolleg oferece:

  • três bolsas de pós-doutorado de dois anos de duração para aqueles que estão no estágio inicial de sua carreira acadêmica e planejam desenvolver e implementar um projeto de pesquisa independente. O grupo-alvo consiste de pesquisadores em nível de pós-doutorado, de mente aberta, que assumem riscos e são intelectualmente talentosos, de modo que se possa esperar que eles assumam papéis de liderança na academia;
  • duas bolsas de pesquisa de cinco anos de duração para promover pesquisadores com experiência de trabalho significativa no nível de pós-doutorado, visando uma carreira acadêmica. Os fellows constroem sua própria identidade acadêmica ao liderar um grupo de pesquisa independente na Universidade de Konstanz. Essas bolsas estão disponíveis para pesquisadores caracterizados por uma mente forte e criativa, uma capacidade de pensar e se comunicar além de suas próprias disciplinas, independentemente de sua nacionalidade.

 

Ambos os perfis de bolsas estão abertos a pesquisadores de todas as áreas representadas na Universidade de Konstanz.

Mais infomações sobre a oportunidade no site do instituto

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 25/07/2018 14:20

Prazo de inscrição: 01/10/2018

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, localizado na Universidade de Erfurt, é um centro de pesquisa internacional altamente classificado. Seu programa de pesquisa "weberiana" combina perspectivas históricas, comparativas e interdisciplinares com foco em questões normativas nas ciências sociais. Tem maior interesse nos desafios sociais contemporâneos, especialmente aqueles que surgem em conexão com pluralidade (religiosa), diversidade cultural e processos sociais de aceleração e crescimento. Dentro de seu programa de bolsas MWK-FELLOWS o Max-Weber-Kolleg oferece até 10 bolsas para pesquisadores experientes.

    Leia mais sobre a oportunidade

    Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos – Grandes Desafios da Ciência

    por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 20/07/2018 15:14

    Conforme Portaria PRP 657 de 16/07/2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP selecionará propostas das Unidades, Museus e Institutos Especializados para a realização de Eventos Científicos que visem a discussão e o diagnóstico dos Grandes Desafios da Ciência, em qualquer área do conhecimento. As propostas selecionadas receberão recursos oriundos de convênio com o Banco Santander para as despesas com sua organização.

    As Comissões de Pesquisa deverão receber as propostas dos interessados e encaminhar à Pró-Reitoria de Pesquisa por processo físico aquelas que atendam ao escopo do Edital, até o dia 15/09/2018. Deverão constar na proposta as seguintes informações:

    a) Breve descrição dos grandes desafios da área e como a temática do evento está situada nesse contexto.

    b) Nome e minibiografia ou CV resumido do(s) pesquisador(es), incluindo os estrangeiros.

    c) Público estimado (número de pessoas e perfil acadêmico e/ou profissional).

    d) Contrapartida da Unidade ou recursos de Agências de Fomento, se houver.

    e) Orçamento detalhado com despesas previstas de até R$ 60.000,00.

    f) Nomes, e-mails e link(s) do(s) CV Lattes do(s) docente(s) USP responsável(is) pela organização do evento.

    Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas pelo Fale Conosco do sistema Atena, assunto "Editais PRP".

    Mais informações disponíveis no site da PRP

    Prêmio de Pesquisa WhatsApp

    por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 12/07/2018 14:14

    Inscrições até 12 de agosto de 2018, às 11:59.

    O WhatsApp, aplicativo de comunicação utilizado por 1.5 bilhão de pessoas em mais de 180 países, deseja receber propostas de qualquer disciplina relativa às ciências sociais que promovam novas perspectivas sobre o impacto da tecnologia na sociedade contemporânea.

    Os Prêmios de Pesquisa WhatsApp financiarão propostas de pesquisas independentes e desenvolvidas para serem compartilhadas com o WhatsApp, o Facebook e comunidades acadêmicas e políticas mais amplas. Estes prêmios financeiros são irrestritos e oferecem aos pesquisadores a liberdade de se aprofundarem e estenderem seus portfólios de pesquisa atuais.

    Alta prioridade será dada às seguintes áreas, sem se limitarem a elas:

    • Processamento de informações de conteúdo problemático
    • Informações relativas a eleições
    • Efeitos de rede e viralidade
    • Alfabetização digital e desinformação
    • Detecçao de comportamento problemático em sistemas criptografados

     

    O programa oferecerá prêmios de até US$ 50.000,00 por proposta de pesquisa. Todas as inscrições serão revistas pelo grupo de pesquisadores do WhatsApp em consulta com especialistas externos. O pagamento será feito à universidade anfitriã ou à organização do candidato como uma doação sem restrições de uso.

    Será dada preferência a pesquisas conduzidas em países onde o WhatsApp é um proeminente meio de comunicação (Índia, Brasil, Indonésia, México, etc.).

    Mais informações na página do Whatsapp

    Universidade de Freiburg, Alemanha

    por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:04 - última modificação 11/07/2018 16:04

    Prazo de inscrição: 15/09/2018

    Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), na Alemanha, está anunciando o seu sexto edital para o Frias COFUND Fellowship Programme (FCFP) e convida pesquisadores de todas as áreas e nacionalidades para as inscrições.

    As bolsas para pesquisadores seniores são para três a dez meses de programa, enquanto que para juniores o período é de 12 meses. O processo seletivo é altamente competitivo e há cofinanciamento do Marie S. Curie Actions COFUND, programa da União Europeia.

      Leia mais sobre a oportunidade