Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

Universidade Técnica de München, Alemanha

Prazo de inscrição: 27/10/2020

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade Técnica de München (TUM-IAS) solicita candidaturas para bolsas de estudo nas seguintes categorias:

  • Anna Boyksen Fellowships para cientistas de destaque externos à TUM que pretendem explorar temas relevantes de gênero e diversidade no contexto do portfólio de assuntos da TUM (mais informações);
  • Hans Fischer Fellowships para cientistas em início de carreira externos à TUM (mais informações);
  • Hans Fischer Senior Fellowships para renomados cientistas internacionais externos à TUM (mais informações);
  • Rudolf Diesel Industry Fellowships para pesquisadores altamente qualificados da indústria (mais informações).

 

Mais informações sobre as condições e o processo seletivo estão disponíveis na página da instituição. Inscrições devem ser enviadas online (link para os formulários).

O TUM-IAS incentiva candidaturas de mulheres, bem como de todos os outros perfis que trariam dimensões adicionais de diversidade para as estratégias de pesquisa e ensino da universidade.

Universidade de Konstanz, Alemanha

Prazo de inscrição: 15/12/2020, 11:59 (CET)

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

O Zukunftskolleg lançou uma chamada para bolsas seniores, que serão concedidas a até três pesquisadores para 2020/21. A duração da bolsa não deve ser inferior a três meses nem superior a 12 meses, dependendo do plano de trabalho apresentado. Mediante acordo, a bolsa pode ser dividida em duas a três estadias de pesquisa.

A oportunidade está aberta a pesquisadores com histórico de pesquisa destacado e que tenham pelo menos sete anos de trabalho acadêmico independente. Além de excelência na área de pesquisa, documentada por publicações e prêmios, os candidatos devem comprovar ampla experiência em supervisão e orientação de pesquisadores em início de carreira. Além disso, os candidatos deverão identificar um anfitrião local entre os bolsistas atuais do Zukunftskolleg com quem pretendem formar uma equipe durante o período da bolsa.

As bolsas podem começar entre 01/04/2021 e 01/06/2021.

Perguntas podem ser dirigidas a Anda Lohan ou Daniela Kromrey - zukunftskolleg.seniors@uni-konstanz.de.

Leia mais:
Página da oportunidade
Folder

Universidade de Freiburg, Alemanha

Prazo de inscrição: 30/09/2020

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), na Alemanha, está anunciando o seu oitavo edital para o Frias COFUND Fellowship Programme (FCFP) e convida pesquisadores de todas as áreas e nacionalidades para as inscrições.

As bolsas para pesquisadores seniores são para três a dez meses de programa, enquanto que para juniores o período é de 12 meses. O processo seletivo é altamente competitivo e há cofinanciamento do Marie S. Curie Actions COFUND, programa da União Europeia.

Leia mais sobre a oportunidade

Institutos de Estudos Avançados, França

Prazo de inscrição: 15/09/2020

French Institutes For Advanced Study Fellowship Programme oferece uma média de 30 residências de 10 meses por ano nos 4 institutos de estudos avançados de Paris, Lyon, Montpellier e Marselha. Estas bolsas são destinadas a pesquisadores estrangeiros em Ciências Humanas e Sociais.

A chamada permite ao Institut des Amériques, em parceria com a Fundação RFIEA, promover a rede francesa no exterior e levar colegas americanos para as instituições francesas em boas condições. É neste âmbito que estão sendo desenvolvidas sinergias para elaborar projetos comuns e/ou dilvugar alguns editais.

Mais informações sobre a chamada

Universidade Centro-Europeia, Hungria

Prazo de Inscrição: 01/09/2020

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade Centro-Europeia de Budapeste, na Hungria, oferece bolsas de estudo para jovens acadêmicos seniores e promissores altamente talentosos que procuram passar de seis a dez meses em uma comunidade intelectual interdisciplinar enquanto realizam suas próprias pesquisas. Atualmente, são aceitas inscrições para vários programas de bolsas.

Leia mais no site da instituição