Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados

Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 25/04/2022 15:29

Prazo de Inscrição: 02/06/2022 (até as 18:00, horário de Paris)

O Programa de Bolsas de Estudo dos Institutos Franceses para Estudos Avançados oferece bolsas de 10 meses de duração em seus seis institutos em Aix-Marseille, Loire Valley (Orléans-Tours), Lyon, Montpellier, Nantes e Paris. São aceitas inscrições de acadêmicos e cientistas internacionais de alto nível para desenvolverem seus projetos de pesquisa inovadores na França.

A chamada está aberta a todas as disciplinas das ciências sociais e humanas (SSH) e todos os campos de pesquisa. Também são elegíveis projetos de pesquisa em outras ciências e em artes que proponham uma forte interação e diálogo com SSH. Alguns dos institutos da rede têm prioridades científicas que precisam ser levadas em consideração.

Os interessados ​​devem ter uma forte inclinação interdisciplinar e almejar um grande avanço em seu tema de estudo ou em seus métodos. Um critério de seleção essencial é a capacidade dos projetos propostos de explicitar seu impacto potencial além de seu campo/disciplina e, possivelmente, além da academia. Será dada prioridade a projetos que abordem desafios sociais ou que ofereçam perspectivas inovadoras sobre o funcionamento dos seres humanos e das sociedades.

Os bolsistas FIAS se beneficiarão do apoio e do ambiente científico propício oferecido pelos institutos, em uma coorte interdisciplinar de bolsistas e em estreita relação com o potencial de pesquisa local. Haverá liberdade para organizar seu trabalho e realizar pesquisas como desejarem.

Todos os institutos da rede acordaram em normas comuns, incluindo fornecimento de um subsídio de subsistência (2.700€ por mês), cobertura de segurança social, alojamento, um orçamento de pesquisa e formação e cobertura de despesas de viagem.

Posições disponíveis para o ano letivo de 2023-2024: 37

  • Paris: 13
  • Lyon: 10
  • Aix-Marseille: 4
  • Nantes: 4
  • Loire Valley (Orléans-Tours): 3
  • Montpellier: 3

 

Leia mais sobre a chamada

registrado em: