Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa / Université Sorbonne Nouvelle, France

Université Sorbonne Nouvelle, France

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 14:55 - última modificação 19/09/2019 15:15

Prazo de inscrição: 10/11/2019

Institut de Hautes Etudes de l’Amérique Latine (IHEAL) está recebendo candidaturas para as suas cátedras de professores convidados.

O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses de setembro a dezembro de 2020 ou 3 meses de janeiro a abril de 2021), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários das cátedras serão solicitados a ministrar dois cursos por semestre, numa carga horária total de 24 horas. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL. As aulas podem ser ministradas em francês, inglês ou espanhol.

O IHEAL recebe candidaturas nas áreas de história, antropologia, geografia, sociologia, economia e ciência política. Durante o ano letivo 2020-2021, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas áreas de sociologia, estudos de gênero e estudos urbanos, como também àquelas voltadas para América Central, o Caribe e o México. Os professores podem ser convidados a ministrar aula no novo Mestrado LAGLOBE (Latin America and Europe in a Global World) do IHEAL, que conta com o apoio da União Européia.

Os professores e pesquisadores que se beneficiarem da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Mais informações sobre a oportunidade e instruções para se candidatar estão disponíveis neste link.

Navegação