Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Professores Visitantes / Professores Visitantes Internacionais / Yves Marie Pierre Lucas

Yves Marie Pierre Lucas

por Marilda Gifalli - publicado 30/04/2013 12:05 - última modificação 02/08/2019 15:35

Engenheiro agrônomo, especialista em Pedologia tropical. Doutor pela Universidade de Dijon, França. Professor titular da Universidade do Sul Toulon-Var, França. De 1998 a 1999 foi coordenador de pesquisa desta mesma universidade, assim como seu vice-reitor de pesquisa entre 2000.2002. Em 2003 recebeu o prêmio Georges Millot da Academia das Ciências da França.  É autor de inúmeros artigos em revistas internacionais e livros. Participou de vários congressos nacionais e internacionais.

Projeto: Valorização do conhecimento adquirido sobre os sistemas de solos da bacia amazônica e desenvolvimento de programas sobre o uso de efluentes de estado do esgoto (utilizando lagoas de estabilização) na agricultura.

Período: 18 de fevereiro de 2005 a 17 de fevereiro de 2006

Nos últimos 20 anos, trabalhos de muitos pesquisadores trouxeram resultados importantes para o avanço do conhecimento dos sistemas de solos da Bacia Amazônica. Todavia, a maior parte desses trabalhos foi realizada em áreas-piloto, bem delimitadas e quase sempre sem possibilidade de extrapolação dos resultados adquiridos para a escala da bacia, o que seria de fundamental importância para a compreensão global do funcionamento do ecossistema. A avaliação é do biogeoquímico Yves Lucas, da Universiade do Sul Toulon-Var (França), novo professor visitante do IEA.

No entender de Lucas, faltam trabalhos sistemáticos de cartografia que avaliem de maneira crítica as pesquisas realizadas na região. Em razão disso, um dos tópicos de suas pesquisas no IEA tem por objetivo empreender uma síntese dos conhecimentos adquiridos na escala da Bacia Amazônica, o que proporcionará uma cartografia dos sistemas de solo, complementada pela descrição do funcionamento e da dinâmica geral dos sistemas identificados.

O método de trabalho prevê um levantamento global de todo o conhecimento existente, a partir de uma revisão sistemática da bibliografia disponível. Disso resultarão dois documentos: uma síntese resumida para publicação em revista internacional e uma síntese detalhada para publicação em português.

Durante sua estada no IEA, Lucas também desenvolverá programas sobre o uso de efluentes de estação de tratamento de esgoto na agricultura, com a utilização de lagos de estabilização. Essa atividade dará continuidade aos estudos que vêm sendo feitos em Lins (SP), dentro de um programa conjunto entre um núcleo de pesquisa da USP e um laboratório da Universidade do Sul Toulon-Var. O programa é patrocinado pelo acordo entre a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

Outra atividade do pesquisador será a finalização — em parceria com o geólogo e reitor da USP Adolpho José Melfi — de um livro chamado "Geoquímica da Superfície: Bases Químicas, Físicas e Biológicas do Funcionamento dos Solos", a ser publicado em português e em francês.

Realizações

Conclusão do livro: “Geoquímica da superfície: bases químicas, físicas e biológicas do funcionamento dos solos”.

Atividades

1) Participou, na qualidade de Presidente, da reunião técnica do Projeto de Cooperação Universitária que está sendo desenvolvida entre as Universidades Estaduais do Estado de São Paulo e as Universidades Públicas da região de Provence-Alpes-Cotê d´azur (PACA) em Toulon, França, no período de 07 a 13 de abril de 2005.

2) Participou, na qualidade de Presidente, da reunião técnica do Projeto de Cooperação Universitária que está sendo desenvolvida entre as Universidades Estaduais do Estado de São Paulo e as Universidades Públicas da região deProvence-Alpes-Cotê d´azur (PACA) em Toulon, França, no período de 13 a 25 de junho de 2005.