Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Programa Ano Sabático

Programa Ano Sabático

por Fernanda Rezende - publicado 18/04/2017 17:10 - última modificação 08/10/2021 11:22

O Programa Ano Sabático do IEA é um iniciativa inédita na USP e no meio universitário brasileiro. Antiga aspiração do Instituto, sua criação foi possível em junho de 2015, a partir da publicação da Resolução 7.069.

O projeto foi desarquivado graças à memória do professor Mahir Saleh Hussein, coordenador do Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional do IEA. Ele participou de iniciativa que idealizou o programa em 1991.

A proposta é fomentar um ambiente adequado à reflexão, na medida em que libera os docentes da USP de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares, com duração de seis meses ou um ano.

Podem participar professores que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício em RDIDP. Durante a pesquisa, os docentes ficam dispensados, sem prejuízo, do exercício de suas atividades, inclusive as didáticas, junto à unidade de origem.

Pelas regras do programa, cada participante deve realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação e produzir um artigo inédito e original ou outro produto, como um livro ou obra de arte, por exemplo.

O programa é uma iniciativa conjunta do IEA com a Pró-Reitoria de Pesquisa, que destina uma verba específica de auxílio para cada projeto aprovado.

Pesquisadores selecionados para 2022
(Resultado do Edital IEA/PRP-USP 1/2021)

  • Antonio Mauro Saraiva (EP)
  • Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH)
  • Janina Onuki (IRI)
  • Julio Roberto Groppa Aquino (FE)
  • Leoberto Costa Tavares (FCF)
  • Vagner Carvalheiro Porto (MAE)


Participantes do programa e seus projetos a partir de 2016: