Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Programa Ano Sabático

Programa Ano Sabático

por Fernanda Rezende - publicado 18/04/2017 17:10 - última modificação 01/10/2019 14:19

O Programa Ano Sabático do IEA é um iniciativa inédita na USP e no meio universitário brasileiro. Antiga aspiração do Instituto, sua criação foi possível em junho de 2015, a partir da publicação da Resolução 7.069.

O projeto foi desarquivado graças à memória do professor Mahir Saleh Hussein, coordenador do Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional do IEA. Ele participou de iniciativa que idealizou o programa em 1991.

A proposta é fomentar um ambiente adequado à reflexão, na medida em que libera os docentes da USP de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares, com duração de seis meses ou um ano.

Podem participar professores que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício em RDIDP. Durante a pesquisa, os docentes ficam dispensados, sem prejuízo, do exercício de suas atividades, inclusive as didáticas, junto à unidade de origem.

Pelas regras do programa, cada participante deve realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação e produzir um artigo inédito e original ou outro produto, como um livro ou obra de arte, por exemplo.

A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, que destina uma verba específica de auxílio para cada projeto aprovado.

Pesquisadores selecionados para 2020

Ana Maria de Oliveira Nusdeo (FD)

Cíntia Rosa Pereira de Lima (FDRP)

Evandro Eduardo Seron Ruiz (FFCLRP)

Francisca Dantas Mendes (EACH)

Lineu Norió Kohatsu (IP)

Marcia Aparecida Gobbi (FE)

Valéria Cazetta (EACH)

Wagner Pralon Mancuso (EACH)


Inscrições para 2020 abertas até 30 de junho de 2019.


Professores participantes do programa e seus projetos: