Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio em São Carlos faz reflexão sobre a obra de Lina Bo Bardi

Colóquio em São Carlos faz reflexão sobre a obra de Lina Bo Bardi

por Thais Cardoso - publicado 15/05/2015 16:20 - última modificação 29/09/2015 16:55

Lina_Bo_coloquio.jpgUma profissional que deixou um valioso legado para a arquitetura brasileira e que também produziu para o teatro, o cinema, as artes plásticas, a cenografia e até o desenho de mobiliário. Essa era Lina Bo Bardi, arquiteta italiana que desembarcou no Brasil em 1946 e completaria 100 anos em 2014. Dentro das comemorações de seu centenário, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, realiza nos dias 26 e 27 de maio, a partir das 17h30 e 14h, respectivamente, o Colóquio Lina Bo Bardi em São Carlos.

O evento, promovido em parceria com o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, o Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, o Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Arqbras) do IAU-USP e a Etel Interiores, tem como objetivo contribuir para a reflexão do significado da obra e pensamento de Lina na cultura brasileira. Entre as obras mais marcantes da arquiteta, seguidora da arquitetura moderna e grande admiradora da cultura popular, estão o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o edifício do Sesc Pompéia e a Casa de Vidro, todos na cidade de São Paulo, e a restauração do Solar do Unhão, em Salvador, Bahia.

O colóquio terá a participação dos professores do IAU-USP Marcelo Suzuki, Aline Coelho Sanches Corato, Renato Anelli e Fábio Lopes Souza Santos; do professor associado da Sam Fox School, da Washington University de San Louis, Estados Unidos, Zeuler Lima; da professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Maria de Fátima de Mello Barreto Campello; do professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Juliano Aparecido Pereira; e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Central Paulista (Unicep) Ana Lúcia Cerávolo.

A programação completa, com os horários e os temas das palestras, está disponível neste link. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

Dimensão política

Em 2014, ano do centenário de Lina Bo Bardi, o Instituto de Estudos Avançados realizou um encontro sobre a obra da arquiteta. Intitulado A Poética em Lina Bardi: Uma Gramática Política, o evento abordou a dimensão política da obra de Lina, com foco em seu compromisso ideológico com a cultura popular e no caráter revolucionário de seu pensamento como intelectual da brasilidade.

Colóquio Lina Bo Bardi em São Carlos
Data: 26 e 27 de maio
Horário: a partir das 17h30 no dia 26 e a partir das 14h no dia 27
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400, Bairro Arnold Schmidt, São Carlos (SP)