Você está aqui: Página Inicial
35 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
VideoIEA Saúde e Clima
por Jorge Paulo Soares publicado 14/08/2025 última modificação 03/09/2025 15:49 — registrado em: , , , , ,
Neste painel interdisciplinar pesquisadores do IEA‑USP, gestores públicos e representantes de movimentos sociais debateram estratégias ancoradas em ciência, solidariedade e compaixão para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O encontro propôs que a cidade seja vista como um organismo vivo, com “DNA” (planos diretores), “epigenoma” (políticas e cultura) e um “metabolismo” que, sob estresse climático, desenvolve a síndrome da multidisfunção urbana: poluição atmosférica, congestionamentos crônicos, ilhas de calor e precariedade de serviços essenciais.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA A Noite no Plioceno e a Pedra como Míssil
por Jorge Paulo Soares publicado 19/11/2024 última modificação 21/11/2024 12:12 — registrado em: , , ,
Num ambiente florestal as rochas superficiais são menos visíveis e menos acessíveis. Em desfiladeiros ou nas savanas, rochas de todos os tamanhos são mais abundantes, e caminhar ou correr exige uma observação constante e cuidadosa desses obstáculos. É possível que as mudanças climáticas aumentaram a disponibilidade de rochas, fornecendo matéria prima ideal para serem arremessadas pelas espécies de hominínios, ou para serem usadas como martelo e bigorna na extração de nozes, crustáceos e medula óssea. Ou seja, a abundância quase permanente de uma seleção de pedras soltas pode ter provocado maior aptidão do seu uso. O ato de arremessar é universal e homens tendem a selecionar uma massa “ideal” em termos de energia de impacto de ~480 g: uma constante por mais de 2 milhões de anos. Para obter o máximo impacto, um arremesso requer o uso de um braço preferido, levando o gênero homo a ser, majoritariamente, destro. Os artefatos olduvaienses sugerem que o comportamento de selecionar material para arremessar antecedeu o lascamento da pedra por um período suficiente para o desenvolvimento de um nível instintivo onde a força é aplicada com a mão direita. Os esferóides de Ain Hanech (~2 Ma) demonstram a habilidade de moldar pedras para um desejado formato e tamanho, levando à ferramenta onipresente: o biface (‘handaxe’).
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024
VideoIEA Jornadas de Evolução Humana - 1º Dia
por Jorge Paulo Soares publicado 22/04/2025 última modificação 09/05/2025 14:52 — registrado em: ,
As Jornadas de Evolução Humana são um ciclo de palestras organizado por Walter Neves e Victor Nery por meio do Núcleo de Pesquisa e Disseminação em Evolução Humana do IEA-USP. Os assuntos abordados estão relacionados às características da nossa linhagem evolutiva, vista a partir de fósseis hominínios, além de novos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições nacionais em parceria com o exterior, métodos tecnológicos de datação de DNA, e evolução do comportamento sexual humano.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA O Brasil na Nova Era da Geoeconomia: Como se Situar, como Responder?
por Jorge Paulo Soares publicado 07/08/2025 última modificação 04/09/2025 14:18 — registrado em: , ,
O seminário analisou os desafios para o Brasil no contexto da geoeconomia. Segundo os expositores, a situação do país é delicada quanto à sua inserção no sistema internacional. Entre os motivos apontados estão a falta de um projeto sobre qual papel o Brasil quer ter no mundo e as carências em termos de políticas e organismos que promovam setores estratégicos, como o mineral. Participaram José Roberto Mendonça de Barros, Lourdes Sola, Raul Jungmann e Rubens Barbosa.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA "Ensarnei-me a Fundo na Sarna Gálica": Monteiro Lobato e a Literatura Francesa
por Jorge Paulo Soares publicado 25/09/2025 última modificação 03/10/2025 13:52 — registrado em: , , , , ,
Está aula ministrada por Ana Luíza Bedê, do Grupo de Pesquisa Brasil-França, inaugurou o curso Circulações Literárias Brasil-França no Século 20, integrante da programação das Semanas Franco-Uspianas 2025. A aula explorou aspectos da relação de Monteiro Lobato com a França a partir de três de suas obras: "Ideias de Jeca Tatu" (1919), "Mundo da Lua" (1923) e "A Barca de Gleyre" (1944). A crítica de Lobato aos francesismos e às influências francesas é conhecida e sua reputação como intelectual antigalicista mantém-se até hoje. No entanto, esses livros revelam um autor interessado na produção artística e literária francesa de diferentes períodos históricos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA O Nordeste na COP30
por Jorge Paulo Soares publicado 30/06/2025 última modificação 04/09/2025 12:06 — registrado em: , , ,
Este terceiro encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30 discutiu os aspectos que tornam o Nordeste uma região central para o alcance das metas de mitigação do aquecimento global. O objetivo foi analisar como a região se insere na COP30, considerando o contexto brasileiro e sua governança socioambiental climática A região é sensível a extremos climáticos, como riscos de escassez hídrica, secas, inundações e enchentes. Contudo, do ponto de vista da gestão climática, a governança ainda é frágil e setorizada, especialmente nas capitais.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA Medicina de Caixa Negra: Uma Análise Ética
por Jorge Paulo Soares publicado 05/12/2024 última modificação 20/12/2024 15:35 — registrado em: , , , ,
A aplicação da IA ​​na Medicina (IAM) produz práticas de saúde mais fiáveis, precisas e eficientes do que a Medicina Tradicional (MT), auxiliando parcial/totalmente a tomada de decisão médica, como o uso de aprendizagem profunda em imagens de diagnóstico, desenhando planos de tratamento ou diagnóstico preliminar. No entanto, a maioria destes sistemas de IA são puras “caixas negras”: o profissional de saúde compreende os inputs e outputs do sistema, mas não pode ter acesso ao que acontece “dentro” do mesmo, e não pode oferecer uma explicação, criando um processo opaco que culmina numa “lacuna da confiança”. Tal fato cria uma “medicina de caixa negra”, uma vez que o profissional deve confiar (epistemicamente) nestes sistemas de IA que são mais precisos, rápidos e eficientes do que qualquer especialista ou grupo de especialistas humanos, mas não são transparentes (epistemicamente) e não oferecem qualquer tipo de explicação. Nesta palestra, foram analisados os prós e os contras de três formas de responder ao “a lacuna da confiança”, para diagnosticar e identificar os principais aspetos relevantes que devem ser considerados entre a confiança e os processos algorítmicos em saúde.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024
VideoIEA Pobreza: Do que Estamos Falando?
por Jorge Paulo Soares publicado 24/09/2024 última modificação 30/09/2024 13:18 — registrado em: , , ,
O XIV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública do Grupo Nutrição e Pobreza participou de uma recuperação histórica e uma revisão conceitual da pobreza para discutir o tema. Entendida como consequência de um modelo de organização social marcado pela iniquidade, foi compreendido a multidimensionalidade da pobreza na contemporaneidade, e o espaço para a discussão das questões de gênero e raça/cor. Por fim, o Seminário tratou das ações de combate à pobreza.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024
VideoIEA Conflito, Território e Governança da Água
por Jorge Paulo Soares publicado 10/09/2025 última modificação 03/10/2025 15:30 — registrado em: , , ,
O objetivo da mesa-redonda teve como objetivo discutir a influência do tempo social e do espaço na gestão da água e na construção do território, convidando a uma abordagem sobre aspectos próprios da governança da água. Segundo os organizadores, os conflitos hídricos emergem não apenas da escassez, mas da oferta e acesso desiguais, evidenciando a interseção entre o espaço, o tempo social e a capacidade das sociedades de gerir a água. Essa perspectiva remete diretamente à justiça ambiental, convidando a uma análise das múltiplas variáveis que impulsionam esses conflitos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025
VideoIEA Soberania Digital em Tempos de Mudanças Geopolíticas: o Caso dos BRICS
por Jorge Paulo Soares publicado 14/05/2025 última modificação 20/05/2025 13:58 — registrado em: , , , , , , ,
A palestra “Soberania digital em tempos de transição geopolítica: o caso dos BRICS” discutiu aspectos relativos ao conceito de soberania digital, que vem se tornando cada vez mais chave para a compreensão das novas dinâmicas de poder dos Estados-nação em face da transição geopolítica ora em curso e em um mundo cujas relações sociais são crescentemente mediadas por artefatos digitais. Em paralelo, a palestra destacou algumas das principais medidas tomadas nesse âmbito pelos BRICS, algo que segue subestudado pela academia.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2025