Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Quilombo Inteligente - Audiência Pública: Resultados e Perspectivas

Quilombo Inteligente - Audiência Pública: Resultados e Perspectivas

por Sandra Sedini - publicado 27/11/2025 15:35 - última modificação 28/11/2025 13:37

Detalhes do evento

Quando

de 08/12/2025 - 08:30
a 08/12/2025 - 17:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Atividades de Encerramento do Projeto-Piloto "Quilombo Inteligente”, iniciativa patrocinada pela “Agence Universitaire de la Francophonie” (AUF) sob a coordenação de Gilson Schwartz.

O objetivo do projeto é motivar, mobilizar e apoiar trilhas profissionalizantes para adolescentes e jovens em quilombos, aldeias indígenas e favelas. Após uma fase inicial de divulgação e acolhimento, a partir de junho tiveram início as atividades criativas, resultando em mais de uma dezena de projetos desenvolvidos em São Paulo e outros Estados como Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

A Audiência terá início às 8h30m com apresentação de resultados pela equipe e por participantes como Samuel Miranda, de Nova Iguaçu, que desenvolveu um projeto de game, “Batalhas Guaraníticas”, primeiro de uma série que vai abordar a história dos povos nativos no Brasil. Nelson Crisostomo, artista e pesquisador, é o Griô Convidado pelo projeto para estimular a reflexão sobre a memória e o futuro da negritude, da quilombagem e da mobilização de “afronautas brasilatinos”.

Em São Paulo, destacam-se projetos criados em parceria com jovens da favela São Remo, já submetidos a editais em parceria com a “start-up” REComunidade. Em Goiás e no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, estudantes de escolas públicas iniciaram o desenvolvimento de roteiros para documentários sobre as histórias de suas comunidades. Na Aldeia do Jaraguá, no Pico do Jaraguá em São Paulo, a UBS mobilizou a comunidade para a criação de um podcast sobre saúde indígena, com três episódios já produzidos.

No período da tarde, a Audiência estará voltada ao diálogo sobre as perspectivas abertas pelo projeto-piloto para desenvolvimento de projetos a partir de 2026. Com apoio de parceiros na USP e em redes internacionais como a “Games for Change”, haverá continuidade na criação e desenvolvimento de projetos voltados à profissionalização em artes e serviços audiovisuais digitais.

Outro desdobramento do projeto no IEA-USP é a criação de uma nova disciplina no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, “Racismos e Fundamentalismos na Iconomia”, a partir da leitura de textos de Frantz Fanon, Maria Carolina de Jesus, Milton Santos e Nego Bispo entre outras referências. O curso de pós-graduação é uma parceria inédita entre a pós-graduação da USP e o Museu das Favelas, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, onde acaba de ser inaugurada uma exposição celebrando o centenário de Frantz Fanon. Em 2026, celebra-se o centenário de Milton Santos. Além do curso de pós-graduação, a “quilombagem” prosseguirá no Museu das Favelas com atividades para estudantes de ensino fundamental e médio.

A Audiência Pública programou também um recital de violão com o tema “Universo Afro-Indígena na obra para violão de Villa-Lobos” com Edelton Gloeden, professor do Departamento de Música da USP e Lucas Vieira, doutorando, às 14 horas.

A curadoria do evento e do ciclo de atividades (*) de encerramento inclui ainda uma série de cinco “masterclasses” sobre produção audiovisual periférica, produção do Museu das Favelas com patrocínio da META, no dia 4 de dezembro, na Casa de Cultura Japonesa.

Para o coordenador do projeto, Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, trata-se de um projeto-piloto que demonstrou a urgência da universidade investir cada vez mais em projetos que combinam pesquisa e extensão com internacionalização e inovação colaborativa.

“Após 25 anos atuando à frente da Cidade do Conhecimento, projeto que nasceu no IEA, considero a nossa rede quilombola emergente um TCC - trabalho criativo colaborativo - que não é conclusão, mas novo começo de trilhas de superação do racismo por meio da educação participativa e da produção de conhecimento para a democracia”.

(*) Consulte a programação completa

Curadoria: Gilson Schwartz (Quilombo Inteligente) e Nelson Crisostomo (griô visitante, Quilombo Inteligente, IEA-USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento pelos canais do YouTube do IEA e do Quilombo Inteligente

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Com certificação

Programação

8h30

Recepção

9h

Abertura

História e Perspectivas do Projeto-Piloto Quilombo Inteligente

Gilson Schwartz (coordenador geral, Quilombo Inteligente)

10h

Afronautas Brasilatinos: Ser ou Não Ser Quilombo, Eis a Questão

Nelson Crisostomo (griô visitante, Quilombo Inteligente, IEA-USP)

10h30

Intervalo

10h45

Relatos e Parcerias

Adalto Alfredo Pontes Filho (UBS Aldeia Jaraguá)

Adriane Fontana (FATEC São Bernardo do Campo, pós-doutoranda ECA-USP)

Cecílio Henrique (pós-graduando, UNESP)

Daniel Kniss (graduando, Ciências Sociais, FFLCH-USP)

Euberley de Oliveira Pereira (professor, Escola do Quilombo da Fazenda, Ubatuba)

Livia Bernardes (graduanda, História, FFLCH-USP)

Robson Souza Dutra (REComunidade)

Samuel Miranda (game designer, Rio de Janeiro)

Teresa Teles (coordenadora-executiva, Núcleo de Pesquisa Diversitas, FFLCH-USP)

12h45

Intervalo

14h

Recital: Universo Afro-Indígena na Obra para Violão de Villa-Lobos com Edelton Gloeden e Lucas Vieira

Prelúdio nº 4, Edelton Gloeden

Chorinho (Suite Popular Brasileira)Estudo nº 11, Lucas Vieira

Chôros nº 1Estudo nº 10, Edelton Gloeden

Prelúdio nº 2, Lucas Vieira

Estudo nº 12 (versão livre para dois violões de Edelton Gloeden em 1ª audição)

15h

Quilombar 2026-2030: Propostas e Desdobramentos

Leonardo J. Melo (Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE, UFRJ e PUC-Rio)

Nelson Crisostomo (griô visitante, Quilombo Inteligente, IEA-USP)

Paola Cantarini (Projeto UAI, IEA-USP)

Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski (coordenadora, NUTAU-USP)

Sandra Nunes (PPGHDL/FFLCH/USP e FATEC Cotia)

17h

Encerramento