O Avanço da Inovação na USP
Detalhes do evento
Quando
a 11/12/2025 - 12:00
Onde
Nome do Contato
O ensaio O Avanço da Inovação na USP (2025) constitui um estudo historiográfico e analítico acerca do processo de institucionalização da inovação e do empreendedorismo no âmbito da Universidade de São Paulo. Selecionado pelo Conselho Editorial da Edusp no contexto das comemorações dos 90 anos da Universidade, a obra investiga a transição da instituição de um modelo humboldtiano clássico — focado no ensino e na pesquisa — para o paradigma da "universidade inovadora e empreendedora", engajada na chamada Terceira Missão acadêmica.
A obra escrutina os arcabouços teóricos fundamentados nos conceitos de "destruição criadora" de Joseph Schumpeter e de "espírito empreendedor" de Peter Drucker, articulando-os com a sociologia da ciência de Henry Etzkowitz para descrever as revoluções acadêmicas que reconfiguraram o papel da universidade na sociedade do conhecimento. A análise não se limita à teoria, mas disseca a práxis institucional, abordando as tensões e controvérsias endógenas que marcam a incorporação da inovação na USP, tais como os debates sobre o regime de dedicação docente, a captação de financiamento privado e a interação com o meio empresarial.
O texto destaca o protagonismo dos movimentos estudantis, como o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e as empresas juniores, na oxigenação da cultura institucional, bem como a evolução das estruturas administrativas, desde o pioneiro Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI) até a recente reformulação da Pró-Reitoria de Pesquisa, que incorporou a Inovação em seu escopo de atuação.
Em sua conclusão, a obra propõe uma revisão estratégica da identidade universitária, expressa no lema fundacional Scientia Vinces ("Vencerás pela Ciência"). Para a década que leva ao centenário da instituição, o autor propõe a construção coletiva de um lema que incorpore a divisa tradicional e, ao mesmo tempo, reflita a responsabilidade social da universidade na resolução dos problemas complexos da contemporaneidade. Sua sugestão é "Vencerás pela Ciência, Transformaremos pela Inovação".
O seminário abrirá uma conversação, ao mesmo tempo retrospectiva e prospectiva, sobre o avanço da inovação na universidade brasileira, a partir da experiência de sua instituição referencial. Exporão suas ideias o autor do ensaio, o primeiro pró-reitor adjunto de Inovação da USP (que conclui o seu ciclo de quatro anos) e o representante emblemático do empresariado brasileiro comprometido com a inovação (e um dos prefaciadores da obra).
A oportunidade de sua realização é realçada por dois eventos próximos. O primeiro, em outubro de 2025, foi a concessão do Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel a três estudiosos da inovação como a impulsionadora do desenvolvimento sustentado. O segundo, em janeiro de 2026, será a assunção de uma nova liderança na reitoria da USP.
No dia 10 de dezembro haverá o lançamento com sessão de autógrafos na Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1501, das 18h às 21h. Errata: antes constava 11 de dezembro.
Abertura:
Roseli de Deus Lopes (diretora do IEA)
Exposição:
Guilherme Ary Plonski (professor sênior do IEA e da FEA, autor do ensaio)
Comentários:
Raúl Gonzalez Lima (pró-reitor adjunto de Inovação da USP)
Pedro Wongtschowski (presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP)
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA